2019 está aí e, com a chegada do Ano Novo, a gente insiste em fazer sempre as mesmas promessas, traçar os mesmos sonhos e planejar novas viagens.

Se o dólar e o euro andam nas alturas, a dica é aproveitar para conhecer tudo que o Brasil tem a oferecer. Para facilitar esse processo, reunimos aqui 52 destinos brasileiros que vão te fazer curtir ao máximo cada semana deste novo ano.

1. Alter do Chão (PA)

Alter do Chão foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês The Guardian, em 2009. Desde então, os turistas pipocam por lá!

2. São Miguel das Missões (RS)

Para conhecer mais da história das missões jesuíticas, a dica é curtir o show de luzes que acontece todas as noites no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo.

Foto CC BY 2.0 Goldemberg Fonseca de Almeida/Wikimedia Commons

3. Timbé do Sul (SC)

A 270 km de Florianópolis, Timbé do Sul ainda é pouco conhecida dos viajantes, mas promete uma viagem recheada de ecoturismo, com direito a piscinas naturais, montanhas, cascatas e cânions. Veja mais sobre o destino aqui.

4. Boa Vista (RR)

Boa Vista é o ponto de partida dos aventureiros que sonham em conhecer o Monte Roraima. Quando na cidade, não deixe de provar os melhores sabores da gastronomia local na Orla Taumanan, às margens do Rio Branco.

5. Brotas (SP)

Aventura é o sobrenome de Brotas. O município localizado a cerca de 250 km de São Paulo é um paraíso para praticantes de esportes radicais e amantes da natureza. Confira aqui o roteiro que fizemos em um final de semana!

6. Caldas Novas (GO)

Uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo está logo ali, em Goiás. Você não vai perder a chance de curtir as propriedades terapêuticas destas águas, não é mesmo?

7. Cuiabá (MT)

A capital do Mato Grosso é ponto de parada obrigatório para quem visita o Pantanal. Por lá, não deixe de se dedicar a um passeio sem pressa pelo Centro Histórico, onde é possível apreciar a arquitetura colonial.

8. Holambra (SP)

Quem precisa ir para a Holanda quando se tem Holambra a apenas 120 km de São Paulo? Descubra a história da imigração holandesa no Brasil e apaixone-se pelos cenários floridos da cidade.

Foto CC BY 2.0 Arjen van Reeven/Wikimedia Commons

9. Macapá (AP)

Única capital brasileira por onde passa a linha do Equador, Macapá é também palco de muita história, que pode ser apreciada durante uma visita à Fortaleza de São José do Macapá, construída em 1782 para proteger o Rio Amazonas.

10. Manaus (AM)

Se o seu sonho é desbravar a floresta amazônica, já pode começar a pesquisar passagens para Manaus, de onde saem passeios para a região. Quando estiver por lá, não deixe de fazer o tour para observar o encontro das águas do Rio Negro e do Rio São Francisco. É imperdível! Que tal aproveitar para conhecer a Floresta Amazônica, em 2018 nós tivemos essa experiência, vem ver!

Aproveite o começo do ano para fazer o Desafio das 52 semanas para juntar dinheiro!

11. Três Coroas (RS)

Um pedacinho do Tibet em plena Serra Gaúcha, o templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling é ideal para quem busca um lugar para relaxar e se conectar com o seu eu interior.

12. Ponta Grossa (PR)

Estivemos em Ponta Grossa em 2017 e contamos tudo sobre como visitar o Cânion e a Cachoeira do Rio São Jorge. O passeio é maravilhoso e fica a apenas 130 km de Curitiba.

13. Parque Nacional Serra dos Órgãos (RJ)

É natureza que você quer? Então se prepara para conhecer o Parque Nacional Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro. Com picos que chegam a quase 1.700 m de altura, o parque tem acessos por Teresópolis, Petrópolis ou Guapimirim.

14. Santarém (PA)

Antes de seguir viagem para Alter do Chão, a dica é curtir pelo menos um dia em Santarém, onde os viajantes podem se encantar com o encontro das águas do Rio do Amazonas e do Tapajós.

15. São Joaquim (SC)

Em São Joaquim, o frio é a principal atração. Portanto, reserve essa viagem para fazer durante o inverno, quando as temperaturas podem chegar a -10ºC e a neve marca presença quase todos os anos.

16. Saquarema (RJ)

Já foi considerado um dos destinos litorâneos mais baratos do Brasil, o que garante que a viagem não vai acabar com o orçamento do ano inteiro. Se isso não for motivo suficiente, então que tal visitar o roqueiro Serguei no Templo do Rock, um museu dedicado ao estilo musical?

Cidades para um bate-volta no Rio de Janeiro

Foto CC BY-SA 2.0 Alex Carvalho/Wikimedia Commons

17. Domingos Martins (ES)

A cidade de Domingos Martins é o destino certo de quem busca conhecer o clima serrano do Espírito Santo. Chegando lá, não deixe de conhecer o Parque da Pedra Azul, com trilhas e piscinas naturais.

18. Macacos (MG)

O distrito de São Sebastião das Águas Claras é conhecido por todos como Macacos. Localizado em Nova Lima, seu jeito de cidade do interior a apenas 30 km de Belo Horizonte é de contagiar qualquer um. As cachoeiras da região são também um dos atrativos principais do destino.

19. Cumuruxatiba (BA)

Essa foi simplesmente a primeira praia descoberta por Pedro Álvares Cabral na Bahia. Precisa de mais motivos para querer visitá-la?

20. Piranhas (AL)

Destino ideal para conhecer o cangaço, a cidade conta com uma rota que leva os visitantes a seguir os passos de Lampião, Maria Bonita e seu bando.

8 lugares diferentes para visitar em Alagoas nas próximas férias

21. Dunas de Pirambu (SE)

Distante 40 km da capital sergipana, a praia de Dunas de Pirambu é um prato cheio para amantes de natureza que buscam destinos fora da rota convencional. Entre os encantos, uma lagoa, mar, manguezal, riachos, lagos… O ponto alto fica pela possibilidade de se encontrar quatro biomas em um só lugar: Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga parecem se complementar em Pirambu.

22. Bezerros (PE)

Se Carnaval é época de respirar brasilidade, não há lugar melhor do que Bezerros para investir em uma festa diferente. Por lá, a folia é um grande baile de máscaras a céu aberto, como se fosse uma versão brasileira das festas de Veneza.

23. Tabatinga (PB)

Localizada na Costa do Conde, Tabatinga surpreende com falésias avermelhadas que não poderiam ser mais fotogênicas. A praia é ainda pouco explorada, com pequenas pousadas e somente um bar.

Foto CC BY 2.0 Marinelson Almeida/Flickr

24. Pico do Cabugi (RN)

Você sempre soube que não existem vulcões no Brasil, certo? Errado!

O Pico do Cabugi é um vulcão inativo localizado a 140 km de Natal, no Rio Grande do Norte. Para conhecer a atração, a dica é se reunir com os trilheiros que organizam passeios ao pico.

25. Trairi (CE)

Piscinas naturais não precisam ser repletas de gente. Em Trairi, elas existem em um ambiente tranquilo, agradável e sem tumulto. Depois de observar os peixinhos nadando nas águas cristalinas, a dica é uma passada na Barraca das Algas, que serve todo tipo de receitas feitas com algas.

18 lugares deslumbrantes no Ceará

26. Barra Grande (PI)

O vilarejo de Barra Grande é ainda pouco explorado pelo turismo, mas é só observar seu mar limpo e as areias brancas para perceber que isso não ficará assim por muito tempo. Curta a tranquilidade do destino antes que ele caia nas graças do grande público.

27. Chapada das Mesas (MA)

Os Lençóis Maranhenses não são o único destino de viagem do estado. O Parque Nacional Chapada das Mesas tem 160 mil hectares por onde se estendem cachoeiras, formações rochosas, bosques e cânions. Para visitar, é preciso estar na companhia de um guia turístico.

28. Arquipélago do Tropeço (TO)

Pouca gente sabe, mas Tocantins possui o terceiro maior arquipélago fluvial do mundo. Difícil mesmo é escolher qual das 366 ilhas visitar.

29. Laranjal do Jari (AP)

Com milhares de anos de história, a Cachoeira de Santo Antônio surgiu a partir de processos vulcânicos e conta com 30 metros de altura. O destaque, no entanto, fica para os paredões verdes que envolvem a queda d’água.

30. Teixeirópolis (RO)

Nesse destino quase desconhecido fica a cachoeira mais alta de Rondônia, com 32 metros de altura. Perto dali, outras 10 cachoeiras vão deixar os visitantes com vontade de fazer uni-duni-tê na hora de decidir onde se refrescar.

31. Tarauacá (AC)

Em outubro, o município de Tarauacá recebe anualmente o Festival Yawanawá. Durante uma semana, as pessoas da etnia Yawanawá se reúnem para celebrar sua cultura, com muita dança, música e gastronomia típica.

Foto CC BY 2.5 BR SeCom/Agência de Notícias do Acre/Wikimedia Commons

32. Presidente Figueiredo (AM)

Com 150 cachoeiras, Presidente Figueiredo fica localizada a pouco mais de 100 km de Manaus. Além das quedas d’água, os principais atrativos da região são a Gruta da Judéia e a Caverna Refúgio do Maroaga.

33. Chapada Imperial (DF)

A 50 km do plano piloto de Brasília, esse santuário ecológico é modelo de desenvolvimento sustentável. Com trilhas e mais de 30 cachoeiras, o espaço também funciona como uma área para reintrodução de animais silvestres.

Explore as belezas naturais de Brasília e seus entornos

34. Vale do Catimbau (PE)

O segundo maior sítio arqueológico do Brasil é também um maravilhoso destino de viagem. Cânions, cavernas, pinturas rupestres e formações geológicas com mais de 150 milhões de anos se unem no Vale do Catimbau, localizado entre os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga.

35. Delmiro Gouveia (AL)

Localizado no sertão alagoano, esse município fica na fronteira com a Bahia, a 277 km de Maceió. Entre sítios arqueológicos e cachoeiras, os visitantes podem conhecer a Furna do Morcego, um dos esconderijos usados por Lampião.

36. Aracruz (ES)

Embora seja mais conhecida pelos capixabas por suas praias, Aracruz também reserva uma surpresa incomum aos viajantes. Com 9 aldeias indígenas, é possível visitar a Piraquê-Açu, uma aldeia temática que hoje é administrada por pessoas da etnia guarani.

37. Arembepe (BA)

Somente 30 km separam Salvador de Arembepe, mas as semelhanças param por aí. Essa cidadezinha é praticamente uma vila hippie e recebeu até mesmo celebridades internacionais nos anos 70. Na lista de famosos que se encantaram com o lugar estão Janis Joplin, Mick Jagger, Roman Polanski e os Novos Baianos.

As melhores praias da Bahia

38. Guaramiranga (CE)

Apelidada de Suíça cearense, essa cidade é, na verdade, de colonização portuguesa. O apelido começa a fazer sentido quando observamos as flores e os termômetros. Por lá, as temperaturas chegam a marcar 15ºC em pleno Nordeste.

Foto CC BY 2.0 Otávio Nogueira/Wikimedia Commons

39.  Taguatinga (TO)

As belezas naturais de Taguatinga não são poucas. Mesmo assim, a cidade guarda também outro atrativo: a encenação das Cavalhadas, que representam a batalha religiosa entre mouros e cristãos.

40. Rio Branco (AC)

Você pode até nunca ter pensado em conhecer Rio Branco, a capital do Acre. Mesmo assim, nós garantimos que um passeio pelo Calçadão da Gameleira, primeira rua da cidade, pode fazer qualquer um mudar de ideia…

41. Pantanal (MS)

Atração ímpar, o Pantanal oferece um contato íntimo com a natureza, mas deve ser visitado na companhia de um guia local. O melhor período para conhecer a região é entre os meses de abril e setembro.

42. Aripuanã (MT)

Em Aripuanã, no Mato Grosso, os viajantes têm a oportunidade de tomar banho de cachoeira em plena floresta amazônica. No entanto, o acesso é dificultado: são quase mil quilômetros a partir de Cuiabá.

43. Cidade de Goiás (GO)

Também conhecida como Goiás Velho, essa cidade fica a apenas 140 Km de Goiânia e reúne muita história, um casario colonial e foi também berço da poetisa Cora Coralina. Precisa mais?

44. Canindé de São Francisco (SE)

A paisagem dos Cânions do Xingó é surreal. Com o represamento do Rio São Francisco, as formações rochosas se alagaram e foram transformadas em piscinas naturais. A atração fica em Canindé de São Francisco.

Foto CC BY-SA 3.0 Cleferson Comarela/Wikimedia Commons

45. Tambaba (PB)

A 42 km de João Pessoa, a praia de Tambaba é um paraíso nudista na Paraíba. Roupas não têm vez por lá e homens solteiros só podem entrar na companhia de um casal. Com falésias incríveis, ninguém vai nem reparar que está pelado.

46. Santo Amaro (MA)

Apelidada de “paraíso perdido dos Lençóis”, Santo Amaro tem clima bucólico e ainda é pouco visitada por turistas, devido à dificuldade de acesso. Chegando lá, não deixe de conhecer as Lagoas das Cabras, das Andorinhas e da Betânia.

47. Abismo de Anhumas (MS)

Localizada a 23 km de Bonito, essa caverna é acessível de rapel. Para chegar até lá, são 72 metros de descida – o equivalente a um edifício de 30 andares. Nós já estivemos em Bonito e demos dicas do que você precisa saber para planejar essa viagem!

48. Belém (PA)

Paraíso gastronômico brasileiro que vem aos poucos despontando como um dos destinos mais interessantes do país, Belém é tudo isso e mais um pouco. Ao passar pela cidade, não perca a chance de conhecer o famoso Mercado Ver-o-Peso, inaugurado em 1625.

49. Carambeí (PR)

O Parque Histórico de Carambeí conta com réplicas arquitetônicas que reproduzem o modo de vida dos colonos que viviam na região no início do século 20.

12 lugares para conhecer no interior do Paraná

50. Ibitipoca (MG)

Na zona da mata mineira, Conceição do Ibitipoca é um distrito da cidade de Lima Duarte. Por lá, cachoeiras, mirantes, grutas, penhascos e riachos disputam a atenção dos viajantes.

51. Dunas do Rosado (RN)

Sertão e mar juntos parece uma loucura? Acredite ou não, essa loucura é realidade em Dunas do Rosado. Com paisagens surreais, o destino já foi cenário para gravações da série 3% e das novelas O Clone e Flor do Caribe.

52. Serra da Capivara (PI)

Olha o sertão aí de novo! No Parque Nacional Serra da Capivara, você encontra a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas. São mais de 1.200 pontos de arte rupestre que fizeram com que o local fosse reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1990.

Foto CC BY-SA 3.0 Artur Warchavchik/Wikimedia Commons

+ Lugares surpreendentes por Estado para conhecer no Brasil

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.