Perder-se nas dunas de Pirambu, a apenas 40 km de Aracaju, já caiu nas graças dos sergipanos. Mas ainda não chegou aos olhos de grande parte dos turistas brasileiros, que adoram mergulhar de cabeça nas profundezas do Nordeste. Para além das areias douradas, tem outros atrativos, como uma enorme reserva natural, uma área de desova de tartarugas marinhas e uma lagoa para refrescar os dias ensolarados.

Rodeada por coqueirais, a praia que leva o mesmo nome do município, oriundo de um peixe típico, é banhada por ondas fortes e atrai pescadores, que deixam seus barquinhos repousando na beira do mar. Quando querem dar um tempo na água salgada, os banhistas tratam de correr para a famosa Lagoa Redonda.

Dunas de Pirambu

Imagem: Wikimedia

Trata-se de um pedacinho de paraíso a cerca de 19 km de distância do centro de Pirambu. A lenda diz que, quem mergulhar por cinco dias seguidos em suas águas encantadoramente claras e avermelhadas, encontrará um amor eterno. Na dúvida se é verdade ou não, ao menos você aproveita a maravilha natural em meio a um povoado caiçara. A infraestrutura conta com um complexo que reúne camping, chalés e restaurante chamado Paraíso Lagoa Redonda.

A paisagem, que lembra ligeiramente o Jalapão, fica ainda mais bonita com a presença das dunas serpenteando a passagem da lagoa. A vista lá do alto aponta para duas direções: o mar e o manguezal. Há poucas regiões tão completas quanto essa em termos de variedade, que passa ainda por riachos, lagos, e uma rica vegetação composta por quatro biomas, o Cerrado, o Pantanal, a Mata Atlântica e a Caatinga.

Entre cajueiros, mangabeiras e cactos estão outras quatro lagoas abertas a visitação: a lagoa azul (cheia de tambaquis), a lagoa funda, a lagoa encantada e a lagoa do Sangradouro, a maior do estado, que segue o fluxo rumo ao oceano Atlântico. Perto dela está outro atrativo, chamado Morro da Lucrécia, também cercado de superstição. Entre as teorias, o nome faria alusão a uma menina engolida pelas dunas e que, vez ou outra, lança chamados do além para quem se atreve a andar por ali sem companhia. Ao subir seus 25 metros de altura, porém, ganha-se de presente uma vista espetacular.

O público também não perde a oportunidade de praticar sandboard ou skibunda nas montanhas de areia. Saindo desse trecho, existem trilhas de cerca de uma hora para a cachoeira do Roncador, localizada no povoado de Santa Isabel, a 15 km de distância de Pirambu. Apesar de ter apenas cinco metros de queda, é muito bonita, assim como o caminho que leva até ela.

Boa parte do esplendor natural faz parte da Reserva Biológica Santa Isabel, criada especialmente para proteger o bioma marinho costeiro. Em 1982 foi instalada ali o o maior sítio reprodutivo brasileiro da tartaruga-oliva e a primeira base do Projeto Tamar no Brasil, que monitora 56 km de faixa litorânea onde ocorre o 2.400 desovas dessa e de outras espécies de tartarugas-marinhas por temporada, resultando em aproximadamente 106 mil filhotes.

É uma boa oportunidade de conhece-las mais de perto. Outra atividade interessante é a de embarcar no passeio de barco pelo estuário do rio Japaratuba, acompanhado da equipe do Tamar. No mangue se observam caranguejos, guaiamuns, garças e outros exemplares da fauna nativa.

Planejamento 

campings e pequena pousadas na região, com preços em torno de R$ 100 por dia. Geralmente são estes estabelecimentos que também funcionam como restaurantes, com especialidade em frutos do mar e o pirão de galinha caipira.

Se a sua dúvida é quando ir, saiba que o ano inteiro tem suas devidas vantagens. As lagoas e riachos ficam mais cheias nos meses chuvosos, de abril a julho. Na primavera e no verão, a luz do sol acende ainda mais as belezas naturais, com a diferença de que é preciso mais doses de protetor solar.

Como chegar

A maneira mais prática para conhecer as Dunas de Pirambu é partir de carro de Aracaju, seguindo 30 km da rodovia SE-100. O povoado de Lagoa Redonda é acessado por uma estrada de piçarra de 12 km. Se for de ônibus, vá até a rodoviária de Aracaju e verifique os horários. Não há informações tão precisas sobre o trajeto e dizem que as saídas não são frequentes.

Compre sua passagem aérea para Aracaju e alugue aqui online o seu carro para curtir Pirambu!

Dunas, salinas e praias exuberantes formam a paisagem de Galinhos, em Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.