Dunas do Rosado reúne sertão e mar em paisagens espetaculares do Rio Grande do Norte

Categorias Ao Ar Livre, Descubra o BrasilPostado em

Marrocos ou Arábia Saudita? Nenhuma das duas. Essa é a paisagem deslumbrante das Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte. Destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros, Areia Branca, a 350 km de Natal, detém boa parte da área coberta de areia fofa que encanta a todos os que vão rumo ao Oeste Potiguar. Mas não se engane: ali não tem passeio de buggy “com ou sem emoção”. A comoção é uma constante mesmo, a cada passo que se dá no meio do infinito.

Cenário das novelas Flor do Caribe, O Clone e da série 3%, o lugar realmente é cinematográfico. As dunas são o segundo maior conjunto de dunas móveis do país, englobando 20 km da praia de Ponta do Mel, vilarejo rústico pertinho de Mossoró, a segunda maior cidade do estado.

De maravilhas únicas, o local é a junção da aridez do sertão com as cores avermelhadas vindas das montanhosas falésias para o chão arenoso. Os tons vão aparecendo ao longo da movimentação dos ventos e da incidência de luz do dia, como na tela de um artista impressionista. O azul do céu deixa tudo mais intenso, entretanto, o visual fica ainda melhor com a presença dos fenômenos diários do nascer e o por do sol.

O monumento geológico não possui infraestrutura turística, mantendo-o como deserto, um trecho onde o único espetáculo é o da natureza. O retrato fica ainda mais completo, e diverso, com a presença de enormes cactos, jegues, cabras e ovelhas a passear nas areias.

Todo esse esplendor é parte da APA do Rosado (Área de Proteção Ambiental), regulamentada em 2018, após 12 anos de espera para manter-se ainda mais preservada e mediante premissas sustentáveis de uso. Em seus 16 hectares cabem biomas como a Caatinga, tabuleiros costeiros, estuários e os campos dunares.

[+] Sabia que no Rio Grande do Norte está um dos únicos vulcões do Brasil?

É por ali que também se encontram as salinas brasileiras, semelhantes àquelas da vizinha Argentina. O Pólo Costa Branca é o maior produtor de sal do país, chegando a produzir 5,5 milhões de toneladas por ano do mineral que chega às mesas de toda a nação e de outras partes do planeta. Estando lá, é indispensável um pulinho nas praias Cristóvão, Redonda e Morro Pintado, ainda selvagens.

Para embarcar nessa jornada, o ideal é ir até Ponta do Mel, que conta com pousadas simples, restaurantes com frutos do mar fresquinhos e operadoras de turismo. O povoado é daqueles com ruas sem pavimento, com comércio pequenino e casinhas simples, assim como são as acomodações. Perto dali, na praia da Pedra Grande, em Porto do Mangue, o Spa Costa Branca costuma ser a opção dos hóspedes mais exigentes.

Se ficou na vontade de fazer os famosos passeios de buggy, este é o seu lugar, pois na própria praia de Ponta do Mel, rodeada de lindas falésias com até 100 metros de altura, é permitido o tour sob quatro rodas. A exceção é a parte das dunas do Rosado mesmo.

Para embarcar nessa jornada é preciso entrar em contato com agências de turismo locais e condutores devidamente licenciados.

[+] Paraísos de água doce: descubra as belas lagoas do RN

Nas vizinhas Porto do Mangue, Lajedo de Soledade e Galinhos há outros atrativos, além de opções de hospedagem e passeios. A região toda é um verdadeiro deleite para os fotógrafos e aventureiros de plantão.

Como chegar: a cidade de Areia Branca, onde ficam as dunas, está mais próxima de Mossoró do que de Natal. Em todo caso, a coisa mais fácil a se fazer é alugar um carro e pegar a BR-101 até Igapó; BR-406, em direção a Macau, de onde se toma a RN-118 até a RN-404.

Encontre aqui sua passagem aérea para Natal

É esperada a construção de um aeroporto em Mossoró, para expandir ainda mais o turismo na região. Segundo o governador Robinson Faria, a construção será inaugurada em breve.

A banda potiguar Far From Alaska gravou o clipe da música Dino vs. Dino lá nas Dunas do Rosado. Dá o play!

Fotos: divulgação/Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte

Confira lugares incríveis no Rio Grande do Norte para incluir na lista

7 comentários

  1. Olá. Eu quero muito conhecer esse lugar, tem como ir até Areia Branca partindo de Mossoró de ônibus? E qual lugar tem mais infraestrutura para se hospedar Areia Branca ou Porto do mangue.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.