Com um mar esverdeado que o torna o Paraíso das Águas, Maceió já caiu nas graças de muitos brasileiros e estrangeiros. Mas nem só da capital vive o estado! Há outras opções, de igual beleza, sejam naturais ou históricas.  Conheça nossa seleção com lugares diferentes para visitar em Alagoas nas suas próximas férias.

Lugares diferentes para visitar em Alagoas

Piranhas

Foto: Wikimedia

A cidade histórica é referência quando o assunto é cangaço, o que a consagra como a terceira mais visitada em Alagoas. O passeio cultural pela chamada Rota do Cangaço segue os passos de Lampião, Maria Bonita e seu bando. O caminho conta com formações rochosas e praias fluviais ao lado do rio São Francisco. No centro do município há de se notar as casinhas, casarões e igrejas antigas que resistem ao tempo. No mirante secular, uma vista única do Velho Chico se forma, especialmente no pôr do sol.

Roteiro

Foto: Wikimedia

Com visual semelhante a um pequeno paraíso, o município fica a 49 km de Maceió. Na praia do Gunga, rodeada de coqueiros, há um dos encontros mais bonitos que a Terra poderia nos presentear: as águas salgados do Oceano Atlântico beijam as da Lagoa do Roteiro. Em seu mirante, há visão panorâmica de todo o esplendor natural que a forma e dos recifes de Barra de São Miguel. Outro cartão postal que dispensa comentários são as enormes falésias que colorem as praias de Lagoa Doce e Lagoa Comprida.

Atalaia

Foto: Alberto Vicente

A cerca de 48 km de Maceió, o município de Atalaia conta com o Santuário Ecológico Fazenda de Santa Tereza. A reserva particular abriga um criadouro de aproximadamente 450 animais apreendidos pelo Ibama, que ali recebem tratamento adequado e atendimento veterinário até estarem aptos a voltar para seu habitat natural. O público pode se banhar na exuberante represa de águas azuis e cristalinas. A dificuldade é em relação ao funcionamento, pois o local nem sempre está aberto para visitação.

Penedo

Foto: Wikimedia

Além do Rio de Janeiro, o estado de Alagoas também tem uma cidade chamada Penedo, que foi o primeiro povoado local. Igrejas dos séculos 17 e 18 junto com alguns museus formam o charmoso centro histórico de uma das cidades mais belas do Nordeste. Um dos grandes atrativos é o passeio de barco até a vizinha Piaçabuçu, onde há lagoas de águas azuis e dunas.

Delmiro Gouveia

Monumento Natural do Rio São Francisco. Foto: Wikimedia

No sertão alagoano, Delmiro Gouveia é o único município de Alagoas que faz divisa com a Bahia. Mantendo suas raízes sertanejas, a cidade a 277 km de Maceió é bem cuidada, mantendo seus atrativos históricos e naturais de maneira exemplar. É lá onde fica a furna do Morcego, antigo esconderijo de Lampião e seu bando. Além disso, conta com sítios arqueológicos, cachoeiras, trilhas e passeios de catamarã pelo belo rio São Francisco. Um dos lugares mais impressionantes, porém, é a Usina de Angiquinho, a primeira usina hidroelétrica do Nordeste, erguida em 1913 por Delmiro no meio das rochas com vista para o Velho Chico. Há planos para restaurá-la.

Jequiá da Praia

Foto: Wikimedia

Na região de São Miguel dos Campos, a cerca de 68 km de Maceió, está a agradável Jequiá da Praia. O destino conta com seis praias tranquilas para o deleite dos visitantes: Lagoa Azeda, Duas Barras, Barra de Jequiá, Lagoa de Jequiá e Jacarecica do Sul, rodeada de imponentes falésias. Para chegar lá, basta fazer a travessia pelo rio Jequiá.

Serra da Barriga

Foto: Wikimedia

O Brasil tem uma forte cultura de resistência oriunda de grupos quilombolas. Foi na Serra da Barriga, a apenas 9 km de Maceió, que Ganga Zumba, Dandara e Zumbi dos Palmares começaram suas jornadas de luta. Hoje, o local abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que resgata a história do maior quilombo das Américas. O passeio é uma jornada de aprendizado, aproximando o público da capoeira, do artesanato, das ocas indígenas e da gastronomia elaborada pelo povo negro que buscava por liberdade. É uma viagem pela própria história do país e suas origens.

Encontre sua passagem aérea para Maceió em nosso buscador de passagens!

Conhecer a Costa dos Corais é tudo o que você precisa nas próximas férias

7 comentários

  1. Olá, seu post está sendo de grande valia. Mas, quando diz que Delmiro Gouveia é berço do escritor Graciliano é em qual sentido? Pois ele nasceu em outra cidade, na verdade. Obrigada por sanar a dúvida.

    1. Oi Érica!

      Menina, viajei total. Falha nossa! Obrigada por questionar, corrigimos a informação. 🙂

      Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.