O município de Cajueiro da Praia abriga um dos visuais mais paradisíacos do Brasil e ainda pouco explorado pelos brasileiros: o encantador vilarejo de Barra Grande, no Piauí.

Localizado a 400 km de distância de Teresina, esse é o menor litoral do Brasil e destino capaz de agradar todos os fãs de esportes à vela, isso porque os ventos na região são bem fortes, ideais para prática de kitesurf.

A praia de Barra Grande tem areia branquinha, mar limpo com aquele tom azulado apaixonante, águas quentes o ano inteiro e 66 km de praias que, na maior parte do tempo, ficam vazias e mais tranquilas.

Inclusive, a praia de Barra Grande tem se tornando um destino para realizações de casamentos, geralmente para cerimônias e recepções mais reservadas, para até 50 pessoas. Já pensou que sonho se casar com um visual desses?

30 lugares diferentes para um casamento ou mini wedding no Brasil e no mundo

10 destinos com praias paradisíacas para quem tem baixo orçamento

barra grande
Foto: Ana Raquel S. Hernandes

Onde encontrar águas cristalinas no Brasil para um mergulho perfeito

barra grande piaui
Foto: Wikimedia Commons

10 lugares para viajar no Verão e curtir o calor

Ficou interessada em saber mais sobre essa joia no Piauí? Conheça mais sobre esse destino perfeito para quem buscar por paz e tranquilidade.

Onde se hospedar em uma viagem Barra Grande, Piauí

Apesar de ainda pouca explorada, se comparada com outras praias e lugares no Nordeste, Barra Grande possui uma rede hoteleira interessante.

A maioria dos hotéis e pousadas tem um jeitão rústico, mas sem deixar o conforto e sofisticação de lado. Confira as melhores opções para se hospedar em Barra Grande, no Piauí:

  • BobZ Boutique Resort: de frente para a praia e com todo o conforto que você adoraria para suas férias.
  • Pousada Aldeia Namoa: visual rústico, mas com acomodações confortáveis e cheias de encantos.
  • The Barra Grande Guesthouse & Hostel: um hostel encantador localizado de frente para a Praia do Chocolate, em Barra Grande.
  • Barra Grande Beach Club: se você está em busca de um local que ofereça instalações para esportes aquáticos, faça sua reserva aqui.
  • Pousada BGK: de frente para a Praia da Barra Grande, você pode ficar em chalés confortáveis com ar-condicionado.
  • Pousada Vento do Kite: pousada ideal para quem quer ficar em um bangalô cheio de romantismo.
  • Manati: uma pousada à beira-mar com aquele clima praiano que todo mundo ama.

Clique aqui e confira a lista completa de hotéis e pousadas.

Onde comer?

barra grande piaui
Foto: La Cozinha Restaurante

Se você gosta de viajar e provar comidas típicas, você vai se sentir no céu em Barra Grande, principalmente se curtir frutos do mar.

A especialidade da gastronomia local são as lagostas, camarões, ostras e caranguejos. O arroz de leite também é uma preparação tradicional que você deve experimentar.

Vale a pena conhecer Manga Rosa, um lugar charmoso e com gastronomia brasileira. O Mô Restaurante também se destaca pela qualidade dos pratos e pelo atendimento. Já o La Cozinha é um restaurante com culinária francesa e mais chique.

Ao longo da praia, os turistas encontram muitas opções de quiosques para comprar bebidas e snacks.

Festival de gastronomia

Barra Grande também é conhecida por oferecer festivais gastronômicos que literalmente vão fisgar os turistas pelo estômago!

Nesses períodos de festivais, a região acaba ficando mais movimentada que o normal (e consequentemente os preços aumentam um pouquinho). O mais famoso é o Festival Gastronômico Begê Sabor e Sol, que geralmente ocorre no mês de julho ou agosto.

É um prato cheio para quem gosta de viajar e saborear delícias locais e até mesmo aprender a cozinhar com oficinas ministradas por grandes chefs.

Curta mais a região

barra grande piauí
Foto: Otávio Nogueira

Para aproveitar mais o passeio, você pode conhecer a pequena cidade de Pedro II, conhecida como a terra da opala, situada a 285 km de distância de Barra Grande. O local é chamado carinhosamente pelos moradores como “a Suíça do Piauí”, devido à tranquilidade e clima fresco com média de 24°C o ano todo.

Uma das atrações é o Morro do Gritador, um dos pontos mais altos de Pedro II. Do alto do mirante, é possível ter uma vista de encher os olhos e acalmar o coração. Para subir, basta pagar uma entrada de R$ 25. Visite também a cachoeira do Salto Liso, você vai se apaixonar!

A 60 km de Barra Grande, temos o lindo litoral de Luís Correia. Com paisagens também paradisíacas, estando por lá, não deixe de visitar de jeito nenhum a Praia Atalaia, Praia do Coqueiro e Praia Itaqui.

Roteiro top das galáxias

Se seu intuito é passar as férias no Nordeste, desbravando cada cantinho dessa região maravilhosa do nosso país, temos uma dica!

Se você tiver bastante tempo para aproveitar bem os locais, você pode fazer uma viagem para Jericoacoara > Barra Grande > Luís Correia > Parnaíba > Barreirinhas (para ver os lençóis maranhenses).

Sem dúvidas, esse seria um roteiro dos sonhos para conhecer alguns dos destinos mais encantadores do Brasil!

Roteiros de até 7 dias para curtir a natureza no Brasil

As belíssimas praias de Barra Grande, litoral do Piauí, são aconchegantes, relaxantes, sossegada e uma das mais lindas do mundo. Tanto que o destino já caiu nas graças dos turistas estrangeiros, que se derretem por esse povo hospitaleiro e de coração grande no Piauí.

Se você quer incluir esse roteiro encantador em seu roteiro de viagens, comece desde já a pesquisar passagens para um dos aeroportos mais próximos de Barra Grande. Para isso, use nosso buscador de passagens aéreas baratas.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.