Todos os anos, a revista Viagem e Turismo realiza o O Melhor de Viagem e Turismo, uma premiação no universo do turismo brasileiro no qual a escolha dos vencedores é feita pelo público. Em sua 18ª edição, a votação popular de 2019 – 2020 elegeu Santa Catarina como o melhor estado do Brasil para viajar.

Nós da Equipe Quanto Custa Viajar temos um amor especial pela nossa linda Santa Catarina e ver um resultado como esse, de fato, não nos surpreende <3 Isso porque, nós amamos desbravar os cantinhos deste estado que tem atrações que agradam a todo tipo de viajante.

Quer curtir um friozinho? Santa Catarina tem a charmosa região da Serra com cânion e passeios para quem ama natureza. Gosta de mar? Perfeito! A maioria das praias mais limpas do Brasil fica em águas catarinenses. Adora um parque temático? O maior do Brasil fica aqui! Viaja e ama comer bem? As raízes alemãs e italianas garantem pratos de dar água na boca. É festa que você quer @? Só vem!

melhor estado do Brasil para viajar
Foto: Setur/Bombinhas

Por isso, vamos dividir Santa Catarina, o melhor estado do Brasil para viajar de acordo com o prêmio Viagem e Turismo, em regiões, citando as belezas e encantos que você pode encontrar na nossa adorada terrinha. Bora fazer uma viagem dos sonhos?

Santa Catarina: o melhor estado do Brasil para viajar

Santa Catarina é dividida em regiões, sendo: Caminho dos Príncipes, Vale Europeu, Serra Catarinense, Litoral e Grande Florianópolis, Encantos do Sul, Vale do Contestado e Oeste Catarinense.

Geograficamente, o estado faz divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina — tanto que nossas praias recebem muitos hermanos que adoram passar as férias por aqui! Em poucas horas de carro, é muito fácil você chegar a áreas com clima totalmente diferente, saindo do calor do litoral e chegando ao frio da serra, onde muitas vezes neva no Brasil!

Falando em clima, aqui você tem as quatro estações do ano bem definidas. Isso facilita a vida na hora de planejar o que fazer e até mesmo de montar a mala para uma trip bem gostosa!

Confira os principais atrativos de Santa Catarina que fazem deste o melhor estado do Brasil para viajar, segundo votação popular, e se jogue em uma viagem diferente!

1. Caminho dos Príncipes

A principal cidade que fica na região do Caminho dos Príncipes é Joinville, a mais populosa de Santa Catarina. Assim como outras metrópoles, a cidade grande tem de tudo, inclusive aeroporto para quem é de outras regiões chegar com mais facilidade. As opções de hotéis em Joinville são muito boas e você vai encontrar opções para todos os estilos.

Na região, nós recomendamos de olhos fechados um passeio pela Estrada Bonita, especialmente se você gosta de aquecer o coração com turismo rural e adora boa gastronomia.

Com aproximadamente 5 km de comprimento, a estradinha de terra possui várias propriedades particulares, em sua maioria de descendentes de alemães, que transformaram seus ranchos em espaços para receber visitantes.

estrada bonita melhor estado do Brasil para viajar
Foto: reprodução / Grund Wald

Distante apenas 25 km de Joinville, você encontrará muita atividade para passar o dia, como lugares para pesca, passeios de trator, riachos e cachoeiras para se refrescar, o Museu Rural e muito mais.

Os restaurantes são o carro-chefe da região. Destaque para o Grun Wald que conta com ambiente familiar cercado por área verde. Especializado na culinária alemã, no almoço serve buffet ou opções à la carte. O marreco recheado é um clássico, assim como o eisbein (joelho de porco, salsichão e batata) spaevel, wurstplatte (salsichão alemão, chucrute, batata e raiz forte), além de opções tradicionais como o filé.

Inclusive, o Grun Wald tem uma pousada e você pode se hospedar por lá! As diárias incluem café da manhã colonial e área de lazer com piscina. É uma ótima ideia aproveitar todo esse conforto, respirando ar puro e sentindo a vibração da natureza.

Você ainda pode ir ao Restaurante Tia Martha, que serve café colonial com ampla variedade de iguarias típicas da cozinha alemã; ao Cantinho da Ilca, para comprar a melhor cuca e o melhor pão caseiro da região; e ao tradicional Recanto Estrada Bonita, espaço de belezas naturais exuberante que ficou fechado por 8 anos e agora foi reaberto (no Recanto Estrada Bonita você pode tomar banho no Rio Pirabeiraba e alugar quiosques com churrasqueira).

Continuando a viagem, quem curte dirigir em serras pode pegar a Serra Dona Francisca que possui curvas boas e até um mirante para você apreciar a paisagem. No meio do caminho, você TEM QUE parar na Lanchonete Rio da Prata para experimentar o MELHOR PASTEL DO MUNDO, não é à toa que aqui é o melhor estado do Brasil para viajar segundo votação popular.

melhor estado do Brasil para viajar
Foto: divulgação / Lanchonete Rio da Prata

A lanchonete é bem grande e está sempre cheia, porque quem prova um quitute sempre deseja retornar para experimentar outro sabor. Falando em sabores, isso é algo muito legal na Rio da Prata: são mais de 60 tipos de recheio!

Além dos tradicionais e vegetarianos, tem pastel de aipim, bacon e calabresa (acredite, é divino), chucrute com salsicha Bock, pernil com quatro queijos, cordeiro com queijo, marreco com purê de maçã, truta com alcaparras e muito mais. De sobremesa, peça meus favoritos: pastel de paçoca com doce de leite, abacaxi com chocolate branco e Nutella com castanha.

A pequena cidade de Corupá também faz parte dessa região. Por lá, existe a Rota das Cachoeiras, uma trilha feita pela mata onde o visitante pode ver 14 quedas d’água. A última cachoeira encontrada na trilha, conhecida como Salto Grande, tem 125 metros de altura.

Ainda no Caminho dos Príncipes, dê um pulinho em Jaraguá do Sul, que já possui todas aquelas comodidades “de cidade grande” que algumas pessoas não abrem mão, além de fazer parte do Circuito do Vale Europeu. Por lá, nossa dica é ir nas cervejarias artesanais e no café colonial do Strudel Haus, que fica em uma área rural.

2. Vale Europeu

Festa e comida boa! O Vale Europeu é uma das regiões mais animadas do melhor estado do Brasil para viajar segundo votação popular. A principal cidade é Blumenau e muita gente conhece este local por conta da Oktoberfest, festa com duração de um mês regada a boa comida e chope. Sim, a festa acontece todos os dias do mês de outubro, é a coisa mais maravilhosa de se ver!

Inclusive, você sabia que a Oktoberfest de Blumenau é a segunda mais festa de tradições alemãs do mundo, ficando atrás apenas da Oktober de Munique? Quem quer dançar até se acabar, comer comida boa e, claro, experimentar os melhores chopes do país precisa conhecer a festa. Mas a cidade não se resume a isso, ainda tem muita atração legal e você pode certamente se hospedar em Blumenau durante sua viagem, já que a oferta hoteleira é ótima.

Outro destino imperdível no melhor estado do Brasil para viajar segundo votação popular é Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil. Rio dos Cedros é o destino para quem gosta da calmaria do interior e paisagens bonitas de tirar o fôlego. A região de Timbó, Rodeio, Ascurra, Apiúna e Ibirama é ótima para quem gosta de trilhas, cachoeiras e esportes radicais, já que tem muita empresa que faz rafting no Rio Itajaí!

Esse pedaço da Alemanha e Itália no Brasil tem muita atração! Nós até publicamos no blog um post com dicas sobre o Vale Europeu, citando as principais cidades e pontos turísticos para visitação.

Eu moro no Vale Europeu e posso até ser tendenciosa com minhas dicas. Mas esta é uma região tão apaixonante, tão bem estruturada (tirando nossa BR-470) e tão alegre que você pode se planejar para curtir de cinco a sete dias nas principais cidades.

Veja também: Ein prosit! Conheça as cidades e cervejarias que fazem parte da Rota da Cerveja no Vale do Itajaí em SC

3. Serra Catarinense

Esta região, particularmente, é uma das minhas favoritas em todo o Brasil! Quem gosta de contato com natureza, passeios offroad e até ter chance de ver neve no Brasil vai amar conhecer a Serra Catarinense. As paisagens exuberantes fazem com que você pare diante das belezas naturais e até tenha aquela sensação de que o tempo parou, sabe?

A principal cidade da serra é Urubici, isso porque de lá você consegue fazer a maioria dos passeios. Por isso, veja aqui hotéis e pousadas em Urubici para ficar (gostamos muito da simplicidade e acolhimento da Hospedagem Rural Nossa Senhora das Graças).

Prepare-se para passear bastante de carro pela região. Fazer um tour dirigindo pelas mais de 284 curvas da Serra do Rio do Rastro é inesquecível. A estrada possui alguns mirantes nos quais é possível estacionar o veículo e apreciar a vegetação a perder de vista.

Velocidade reduzida na serra. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Aventurar-se pela Serra do Corvo Branco requer um pouco mais de habilidade no volante, já que muitos trechos não possuem guard rail e muretas de proteção.

Além disso, quem tem veículo com tração 4×4 leva vantagem, já que certos trechos são inclinados e carros normais de passeio podem patinar na subida. Mas indo com calma tudo dá certo e a vista que se tem de lá é muito especial!

Mas, em Urubici, meu ponto favorito é disparadamente o Cânion Espraiado. Pisar nesse solo úmido, atolando a perna até o tornozelo em alguns momentos, é tão gratificante e revigorante que, sinceramente, não sei nem te explicar esse sentimento.

Mas sem dúvida ele é de paz. Paz por ver todo aquele campo diante dos olhos, aqueles paredões de pedra que ecoam seu grito e sentir aquele vento geladinho batendo no rosto. Gosto de fechar os olhos e me desligar de tudo nesse momento no melhor estado do Brasil para viajar!

Subir o Cânion Espraiado não é nada fácil — e aqui posso te garantir que os caminhos mais difíceis nos levam aos melhores destinos! De carro, você vai subir exclusivamente se tiver um veículo com tração 4×4, carro de passeio normal é melhor nem perder tempo — são 12 km de subida que demoram 2h para ser completados! Recomendo fortemente separar um dia inteiro só para esse passeio.

No local onde você comprará seu ingresso para entrar no cânion, a família proprietária do terreno oferece o translado a um custo adicional, vale a pena falar com eles para nem se estressar.

Os mais aventureiros podem encarar a subida a pé! Isso mesmo: tem um montão de gente que faz a trilha caminhando e, no final do esforço, é recompensada com a vista e acampa no pasto do cânion (se quiser acampar peça autorização prévia para a família no mesmo local onde o ingresso deve ser adquirido).

Nós temos um roteiro de três dias em Urubici montadinho aqui no blog. Além de todas as dicas do roteiro, recomendamos que você inclua o Cânion Espraiado sem pensar duas vezes!

A Serra Catarinense também é conhecida por seus vinhos de qualidade. Quem ama a “bebida dos deuses” pode fazer um roteiro por vinícolas catarinenses para saborear alguns dos rótulos mais especiais do estado.

4. Litoral e Mar e Grande Florianópolis

Você sabia que é no litoral de Santa Catarina onde se encontra o maior número de praias com selo Bandeira Azul do Brasil? As praias sinalizadas com esse tipo de bandeira significam que são as mais propícias para banho.

Em 2020, apenas 14 praias das 2.095 totais do país possuem o selo Bandeira Azul, e destas 8 estão em Santa Catarina, o melhor estado do Brasil para viajar em 2020 segundo votação popular, sendo:

1. Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis;

2. Praia Grande, em Governador Celso Ramos. Inclusive, a casa mais deseja do mundo do AirBnb fica neste município, sabia? Clique aqui e veja como ela é;

3. Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú;

4. Praia do Estaleirinho, também em Balneário Camboriú;

5. Praia de Piçarras, em Balneário Piçarras;

6. Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas;

7. Praia de Mariscal, também em Bombinhas;

8. Praia da Saudade (Prainha), em São Francisco do Sul.

Veja também: Conheça as mais belas praias de Bombinhas, em Santa Catarina

Claro que já vale a pena você anotar o nome de todas essas cidades para viajar pelo litoral de Santa Catarina e ver de perto algumas das praias mais limpas do nosso país! Mas a faixa litorânea de 531 km de Santa Catarina ainda tem muito mais para se ver e seria quase ousadia da minha parte querer listar os melhores pontos — porque são muitos!

Por lá, visite a Ilha de Porto Belo, um refúgio tranquilo com sombra, água fresca, trilhas ecológicas, praias com boa infraestrutura e águas cristalinas se destacam para a prática de snorkel. Guarda do Embaú, em Palhoça, a apenas 50 km de Floripa, atrai surfistas e banhistas que se jogam nas águas cristalinas entre o mar e um rio que cruza a praia. Passeios de barco, caiaque e outros esportes aquáticos também estão entre os atrativos do lugar.

A Grande Florianópolis é um verdadeiro arraso! Se você quer aproveitar as melhores praias de Santa Catarina, saiba que vale muito a pena ficar pelo menos 7 dias na capital catarinense.

Por lá, é altamente recomendado visitar a Ilha do Campeche, a Barra da Lagoa, a Lagoa da Conceição, Praia de Jurerê, a linda Praia da Cachoeira do Bom Jesus, a Praia da Galheta, a Praia da Armação as Dunas da Joaquina, fazer a trilha do Morro do Rapa e muito mais!

Veja aqui nosso guia completo de Florianópolis para planejar sua viagem!

É ainda na faixa da Costa Verde e Mar que fica Penha, cidade que abriga o maior parque temático do Brasil — o Beto Carrero World! Adultos e crianças adoram passar o dia no parque que conta com brinquedos radicais e atrações para toda a família, como o passeio de trenzinho, o show irado do Hot Whells e muito mais!

5. Encantos do Sul

Foto: Joel Colman / Wikimedia Commons

Explorar o extremo Sul de Santa Catarina reserva agradáveis surpresas para quem deseja conhecer o melhor estado do Brasil para viajar em 2020, segundo votação popular! A primeira delas é Timbé do Sul, um oásis de ecoturismo a apenas 270 km de Florianópolis repleto de cachoeiras, piscinas naturais e montanhas a perder de vista.

Por lá, os destaques são o Poço do Caixão, uma piscina natural translúcida formada a partir do Rio Sena Vermelha; o Rio do Salto onde se formam duas cachoeiras em paredões rochosos de basalto; a Cachoeira da Cortina com seus 52 metros de quedas d’água; e o estonteante Cânion Rio Fortuna.

Laguna é outro município gostoso para visitar. O visual da região até parece coisa de gringo, lembrando trechos de Portugal, Noruega e Reino Unido. Aquelas pequenas vilas e cidades distantes, onde há mais verde do que construções, e um belo farol coroando a paisagem.

Viajar para Imbituba e Garopaba também é uma ótima ideia, principalmente para quem quer ver praias bonitas, mas tem baixo orçamento! Imbituba, a 90 km de Floripa, onde fica a badalada praia do Rosa, que foi considerada uma das melhores do mundo.

Confira aqui os melhores hotéis em Imbituba com diárias a partir de R$ 106

Ao ladinho está Garopaba, que também tem alguns dos preços mais baixos do Brasil. A Praia da Ferrugem é uma das melhores praias para surfe e tem dois lados: o esquerdo, cheio de bares e casas noturnas; o direito, com piscinas naturais tranquilas e sossego com vista para os costões. Os aventureiros também podem percorrer as trilhas que saem de lá. Encontre os melhores hotéis em Garopaba com diárias a partir de R$ 114.

Outro encanto do Sul é Nova Veneza, uma cidade italiana em Santa Catarina, considerada a primeira colônia do país após a queda do Império de D. Pedro II. Fundada em 1891, o município fica a 215 km de Floripa e mantém forte até os dias de hoje as tradições italianas. Viajar por lá é uma delícia, já que apreciar a paisagem montanhosa deixa tudo ainda mais belo.

A região Sul de Santa Catarina ainda faz parte do Caminho dos Cânions, que são trechos que levam os visitantes a paredões imensos de pedras. Muita gente segue esse percurso rumo a Cambará do Sul, já no Rio Grande do Sul.

6. Vale do Contestado

A região do Vale do Contestado é bem no interior de Santa Catarina, o melhor estado do Brasil para viajar segundo votação popular. Aqui, a dica é para quem gosta de estâncias termais e todos os benefícios que essas águas trazem para o organismo.

A mais conhecida fica na cidade de Piratuba. O município, localizado a 130 km de Chapecó, é sempre uma boa pedida para quem precisa relaxar em águas termais ou até mesmo que deseja se divertir no parque aquático.

De um poço com 674 metros de profundidade é jorrada naturalmente a água sulfurosa da cidade, que abastece as Termas de Piratuba todos os dias. A temperatura de cerca de 38ºC é viável em qualquer época do ano, garantindo um banho agradável e relaxante.

Bem estruturado, o parque conta com piscinas abertas, cobertas, chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento. Também há áreas de camping para os visitantes que dormem sob o céu estrelado! É possível se hospedar no Thermas Piratuba Park Hotel para ter grande comodidade. Veja mais opções de hotéis em Piratuba aqui.

Berço da cultura austríaca no Brasil e a única colônia da Áustria presente no país, a cidade de Treze Tílias carrega consigo a arquitetura, os trajes, a comida e as paisagens que revelam um pedacinho da região do Tirol.

Construções típicas feitas com entalhes em madeira costumam encantar os turistas que estão distantes da Europa. Não deixe de incluir Banberg no roteiro, uma pequena porém significativa comunidade alemã. Por lá, o Termas de Treze Tílias é imperdível, e ficar no Treze Tílias Park Hotel tem tudo para garantir uma viagem deliciosa.

Foto: reprodução / Booking.com

Machadinho, e o Machadinho Thermas Resort SPA, também é uma boa opção para aproveitar as águas que chegam a 46ºC que garantem relaxamento ao extremo!

O Itá Thermas, na cidade de Itá, quase na divisa com o oeste catarinense, tem um universo de lazer, diversão e tranquilidade para toda a família. O parque aquático é um novo complexo turístico no interior do estado e quem quer tratamento VIP vai adorar passar alguns dias por lá.

Veja também: 7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

7. Oeste Catarinense

Já para o Oeste de Santa Catarina, os destaques ficam por conta das cachoeiras. Seja para tomar banho nas piscinas naturais formadas pelas quedas d’água ou simplesmente chegar a um mirante para apreciar a paisagem, diversas cidades desta região possuem trilhas e parques para serem desbravados em uma emenda de feriado ou até mesmo durante um final de semana.

O ideal é que todo o trecho seja feito de carro, assim como em boa parte das outras viagens que citamos anteriormente pelo melhor estado do Brasil para viajar de 2020. Assim, você tem mais mobilidade para ir e vir por onde e na hora que quiser. Quem é de outras regiões e sonha em fazer um tour para curtir muitas cachoeiras pode comprar uma passagem aéreas para Chapecó e, de lá, alugar um carro.

Em Chapecó, faça a Trilha do Pitoco, um percurso de 3 km com paisagens bonitas e cinco cachoeiras no meio do caminho para os visitantes que curtem ter contato com a natureza. Você pode fazer o passeio guiado com o pessoal da Trilha do Pitoco!

Foto: divulgação / Trilha do Pitoco

Já em Quilombo, a 56 km de Chapecó, encontramos o lindo Salto Saudades, um verdadeiro tesouro do Oeste catarinense que que muitas vezes é comparada com as Cataratas do Iguaçu em miniatura. A 84 km de Chapecó, a dica é ir para Abelardo Luz até o Parque das Quedas do Rio Chapecó que oferece trilhas e piscinas naturais formadas por cachoeiras que vão lavar sua alma.

Quem segue para Anchieta, a 150 km de Chapecó, começa a Rota dos Cânions, um trajeto com 40 km repleto de trilhas e cachoeiras no Oeste de Santa Catarina.

Foto: Ar Livre Ecoturismo

Quem quiser fazer o passeio pode entrar em contato com a Ar Livre Ecoturismo para agendar o tour com um guia a bordo de uma Kombi conversível preparada pela Ar Livre Ecoturismo, ou pode optar por ir de veículo próprio.

É um tour simplesmente imperdível! Nós já publicamos aqui no blog um conteúdo especial sobre as Cachoeiras no Oeste de Santa Catarina com várias dicas de pausas e hospedagens para quem quer um banho de cachu nesta região!

De maneira geral, esse é um resumo da nossa linda Santa Catarina, o melhor estado do Brasil para viajar segundo votação popular que tem atrações para todo tipo de perfil de viajante. Em todas as cidades, você vai observar raízes coloniais europeias fortes e tenha certeza que será bem recepcionado em todo cantinho que visitar.

O jeitão de interior, com comidinha caseira e típica de colonizadores, também se faz presente até mesmo em cidades badaladas como Floripa. Mas, sem dúvida, é no interior do estado que você sentirá isso de perto.

Nossa recomendação é que você viaje de carro, mas por favor: tenha muito cuidado nas estradas. Santa Catarina é um estado pequeno e lindo, mas tem muito motorista imprudente, infelizmente, e altos níveis de acidentes no trânsito. Vá sem pressa e viaje durante o dia!

Nossa guia de viagem por Santa Catarina, considerada em 2020 o melhor estado do Brasil para viajar, termina aqui e espero ter conseguido despertar seu interesse pelo estado 😉 Você gostou do nosso guia? Conta aqui nos comentários!

3 comentários

  1. Acho que esqueceram praia brava, praia dê cabeçuda, praia do mole na nossa querida e bela Itajaí sc

  2. Sem comentários! Lindo e maravilhoso o estado de Santa Catarina. Pena q o ser humano principalmente o homem, é tbm um destruidor da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.