Ilha da Magia. Esse é o apelido carinho que Florianópolis, em Santa Catarina, recebe de moradores e visitantes. E sim, este lugar é uma verdadeira magia! Com muitas atividades em meio à natureza, ótimas baladas, restaurantes e hotéis, visitar a capital catarinense é sempre uma boa pedida. Um passeio que muita gente faz, e que vamos recomendar hoje para você, é conhecer as dunas da Joaquina.

Localizada na praia de mesmo nome, a partir do momento que se chega ao topo das montanhas de areias, saiba que você vai encontrar cenários lindos em todas as direções que olhar. O mar de um lado, a Lagoa da Conceição do outro, a vegetação rasteira mais à frente e uma infinidade de areia clara e fina estendem-se diante dos seus olhos, parecendo um grande lençol ondulado perfeito para registrar fotos e descer de skibunda ou sandboard.

Quer conhecer Floripa? Encontre aqui a hospedagem perfeita para sua viagem!

Fazer sandboard e skibunda são as atividades principais nas dunas da Joaquina. Adultos e crianças se divertem nas descidas que em alguns pontos são bem velozes — mas é tudo bem seguro!

Se possível, tente ir às dunas da Joaquina em Florianópolis em dias nublados. O sol lá no alto das montanhas de areia é forte e você sentirá muito calor e cansaço, especialmente na hora de subir a ladeira novamente. Ou, se viajar no auge do verão, vá bem cedinho às dunas!

Veja também: Guia de Florianópolis: onde dormir, o que fazer e onde comer

Como chegar às dunas da Joaquina

Para chegar até o local, siga em direção à Lagoa da Conceição e “siga reto toda vida” até a Praia da Joaquina. Na estrada principal, praticamente uma quadra antes da praia, você entrará a direita (tem placa sinalizando a entrada para as dunas). A partir desse ponto, é necessário fazer uma breve caminhada.

O trecho com areia grossa, firme e vegetação rasteira possui algumas subidas, especialmente no começo, mas nada impossível de se alcançar. Caminhe nesse cenário sentindo-se a própria Tieta do Agreste até chegar às dunas. A partir do momento que encontrar as montanhas de areia, saiba que não existe direção certa ou errada: em alguns pontos, você verá a praia, em outros, a Lagoa da Conceição, nos morros mais altos, o pessoal alugando pranchas para fazer sandboard e skibunda.

Veja também: Trilha do Morro do Rapa em Florianópolis tem uma das vistas mais lindas da cidade

Skibunda e sandboard nas dunas

Foto: Pixabay

Não adianta negar: todo mundo fica maluquinho para se divertir fazendo sandboard ou skibunda nas dunas da Joaquina! Quem tem os equipamentos pode levá-los no passeio e descer de graça. Quem não tem uma prancha para esse esporte pode alugá-la no local.

Os preços, consultados em fevereiro de 2020, para locação de pranchas custam R$ 35 por uma hora. Se você estiver com mais pessoas, pode ser que consiga um descontinho. Leve dinheiro em espécie para pagar pelo aluguel do equipamento.

Inclusive, não pense que é tudo uma bagunça lá no alto das dunas da Joaquina, não! Os monitores trabalham para organizar as descidas e evitar acidentes. Vale a pena pegar as dicas com esse pessoal para aproveitar bastante o passeio!

Veja também: Saiba quais são as cinco praias mais badaladas de Florianópolis

Dicas de skibunda de quem já se deu mal

Ok, pode ser que eu tenha te assustado com esse “se deu mal”, mas não aconteceu nenhum acidente grave durante meu passeio. Na verdade, são mais dicas simples e gerais para você ficar atenta, principalmente se for a primeira vez que você irá brincar em dunas.

A primeira coisa a saber é: evite descer de skibunda de biquíni. Amiga, vai entrar areia até onde você não imagina! Short de cotton bem grudadinho no corpo (aqueles que usamos bastante em parques aquáticos) é ideal. Não use shorts larguinhos porque, com a velocidade da decida, ele subirá e vai entrar areia.

Na parte de cima, o ideal é usar uma babylook ou camiseta, porque pode acontecer de você tombar no skibunda e descer o restante da duna rolando. Após chegar na base feito um croquete, pode ser que a parte de cima do seu biquíni tenha saído e, nesse caso, vai pagar peitinho. Se você usa aparelho ortodôntico, existem grandes chances de entrar areia na sua boca, prepara a garrafinha para um bochecho.

Usar óculos durante a descida é uma boa para evitar areia nos olhos, mas cuidado porque o acessório pode cair na areia e até mesmo quebrar (usa um baratinho de camelô).

Força nas pernocas após fazer skibunda. Isso porque você terá que subir tudo novamente com sua prancha para fazer novas descidas.

Veja também: Piscinas naturais da Barra da Lagoa – mais um paraíso para conhecer em Floripa

Mais para fazer na praia

Após se divertir com o skibunda nas dunas da Joaquina, saiba que existem outras coisas para fazer na região. Curtir a praia é a principal atividade dos turistas. O mar não é dos mais amigáveis, já que apresenta ondas fortes na maior parte do tempo. Mas basta escolher uma área segura para tomar um banho e tirar boa parte da areia do corpo.

Bem do lado esquerdo da praia temos a Ponta da Pedra, um lugar muito bonito para tirar fotos. Suba com cuidado esses costões, eles não chegam a ser lisos, mas é bom ficar atenta para evitar um escorregão!

A maioria das pessoas fica nessa lateral esquerda da praia, que conta com infraestrutura da praia é muito boa com banheiros, duchas e grande oferta de restaurantes, principalmente na Avenida das Rendeiras (a estrada que costeia a Lagoa da Conceição e vai até a Praia da Joaquina).

Na praia propriamente dita, você não encontrará aqueles quiosques e barracas que estamos acostumadas a ver na maioria dos locais. São restaurantes bem estruturados, alguns inclusive disponibilizam mesa com cadeiras e guarda-sol na areia para seus clientes.

Dá para passar o dia inteiro tranquilamente na Praia da Joaquina, porque por lá você encontra de tudo! O tempo de distância das dunas e da praia é de 10 minutinhos a pé, bem tranquilo de se fazer.

Mais à direita da praia, até o Pico do Lau, você não encontrará restaurantes ou infraestrutura turística. Essa é uma área mais dominada pelos surfistas que rasgam as ondas com suas pranchas e rendem belos espetáculos.

Ficou com vontade de se divertir assim em Floripa? Encontre aqui passagens aéreas baratas para Florianópolis para curtir as férias dos sonhos. Quem é da região sul e sudeste pode ir para lá de carro. Saindo de São Paulo, é uma viagem longa (quase o dia inteiro na estrada), mas a Ilha da Magia é tão intensa, receptiva e bonita que qualquer esforço vale a pena!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.