Aquelas paisagens de inverno, branquinhas e com flocos de neve caindo, soam impossíveis para quem vive num país tropical como o nosso. Mas temos uma diversidade tamanha que, por incrível que pareça, conseguimos ver bem de perto este fenômeno natural. Confira cidades para ver neve no Brasil!

Neve no Brasil

Embora seja escassa e até mesmo rara, a neve alcança alguns lugares do Sul do país, como as serras de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No ano 2000 foram 70 municípios com índices de neve e geada, enquanto em 2010 foram 21 cidades atingidas pelo fenômeno meteorológico. Os meses de junho, julho e agosto, quando o inverno chega, são os mais propícios para encontrar cristais de gelo pelas ruas.

Na Serra Gaúcha, é provável indícios de neve em Bom Jesus, Vacaria, Cambará do Sul, Canela, Gramado (que conta com o parque Snowland), São Francisco de Paula São José dos Ausentes, que ganha belas paisagens brancas quando a temperatura cai.

gramado

canela

No Paraná, a cidade de Palmas, a 1090 metros de altura, é uma das mais prováveis a receber o fenômeno com a queda de temperaturas, embora seja raro. Guarapuava, Cruz Machado, Inácio Martins, Cantagalo, Colombo, Apucarana, Cambira, Jaguariaíva, São José dos Pinhais e São João do Triunfo também podem ter períodos nevados.

neve-no-brasil-saojose

geada

Já na Serra Catarinense se destacam as cidades de Urupema, que já foi considerada a mais fria do Brasil, São Joaquim, a 1.300 metros de altura e com grandes incidências de geadas, Bom Jardim da Serra Urubici. Em 2013 houve também uma geada histórica que atingiu 93 municípios de Santa Catarina.

sao-joaquim

neve-no-brasil

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

6 comentários

  1. Muito legal,este vou ver como vai está o tempo para ir em uma dessas cidades do sul para ver a neve,apesar de que eu já conheco a neve por que morei no exterior.
    Mas seria uma experiencia legal ver neve no brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize até 60% em suas viagens de ônibus!