Uma das estradas mais belas do mundo, a Serra do Rio do Rastro é também o principal cartão postal de Santa Catarina. Muito sinuosa e rodeada por paisagens naturais de tirar o fôlego, atrai turistas aventureiros que percorrem seus 8.100 metros a uma altitude de 1.421 metros acima do nível do mar. Neste post juntamos algumas dicas sobre o que fazer na Serra do Rio do Rastro, porque depois de ver as fotos não vai dar para resistir!

O que fazer na Serra do Rio do Rastro

A rodovia fica dentro do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, uma área de proteção ambiental na cidade de Lauro Müller, e vai até Bom Jardim da Serra. Ao todo, tem 256 curvas em sua extensão, sendo os mais sinuosos no trecho SC-438, e um mirante a 705 metros de altura em relação a superfície do conjunto rochoso.

A descida ou subida pela estrada íngreme é uma aventura e tanto, passando por 16 km asfaltados e os outros 7 km em concreto. Com iluminação noturna e eventual neve no inverno, a via sempre tem belos cenários para contemplar no alto dos mirantes, com vista para os exuberantes cânions. Os ciclistas também organizam viagens ao local e seus arredores.

A cidade de Lauro Müller, a 180 km de Florianópolis (adicione mais 40 km para chegar a Serra), é agraciada por belezas naturais entre vales, montanhas, cachoeiras e lagos. Na região central estão atrativos históricos, como o Castelo de 1919, réplica de uma obra suíça, que abriga pomar, lago, terraço, mirantes e salas abertas para visitação.

Colonizada por italianos, tem até hoje suas atividades econômicas ligadas ao setor rural e ao carvão, uma das principais fontes de renda desde seus primórdios, que ganhou até museu próprio, anexo a primeira mina do gênero do Brasil. Por conta do legado da mineração de “ouro negro”, acontece anualmente em dezembro a Festa de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, no distrito de Barro Branco.

Para se hospedar, os turistas podem recorrer às pousadas e hotéis nas cidades próximas. Entre as opções em Bom Jardim da Serra está o Hotel Fazenda Rota dos Cânions, onde há sala de jogos, piscina térmica, restaurante de comida típica, passeios a cavalo e heliporto. Já o ecoresort Rio do Rastro fica em localização privilegiada, bem acima do conjunto rochoso, oferecendo vistas espetaculares. Sua estrutura conta com piscina aquecida, jacuzzi, biblioteca e sauna. O Hotel Fazenda Boutique Terra do Gelo é uma propriedade mais rústica que as demais, construída em madeira e com cara de casa de campo. Os preços são bem amigáveis.

Bora colocar o pé na estrada e a cabeça nas nuvens?
Confira os custos de uma viagem para Santa Catarina

Rio do Rastro Ecoresort

Hotel Fazenda Terra do Gelo

Você pode terminar o seu trajeto visitando a cidade de Urubici, que fica ainda na serra catarinense onde há pontos turísticos maravilhosos como a famosa Pedra Furada e um mirante (a foto acima)

O trajeto da Serra do Rio do Rastro é tão lindo que pode servir de locação para ensaios fotográficos ou até um Elopement Wedding, como esse que ilustrou o post. As fotos foram feitas por Emerson Fiuza Fotografia.

Que tal pegar a estrada e curtir belas paisagens?!

Post por Brunella Nunes

Fotos: divulgação e Emerson Fiuza Fotografia