Além do litoral com praias maravilhosas, existem vários lugares para conhecer no interior de Santa Catarina que rendem uma viagem surpreendente.

Tanto em destinos da Serra Catarinense quanto em outros com fortes raízes de seus colonizadores, o estado é perfeito para quem gosta de cair na estrada, desbravando novos destinos.

Por isso, preparamos uma lista com destinos legais em Santa Catarina para você sair da rota tradicional de viagens, vendo de perto as belezas o estado.

Se você vem de fora do estado ou quer fazer uma parte da viagem de avião, confira aqui passagens em promoção de todo o Brasil. E para seguir sua viagem nas belezas de Santa Catarina, que tal alugar um carro?

Lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

1. Nova Veneza

Foto: Divulgação / Turismo Nova Veneza

O primeiro destino da nossa listinha de lugares para conhecer no interior de Santa Catarina é Nova Veneza. Fundada em 1891 com a vinda de aproximadamente 400 famílias de Veneza, da Itália, para desenvolver a região, por muitos anos era apenas um vilarejo, até que a chamada Colônia Nuova Venezia se emancipou de Criciúma a partir de 1958, caminhando com as próprias pernas desde então.

Rodeado por um cadeia montanhosa, o município a 215 km de Florianópolis tem pouco mais de 14 mil habitantes atualmente. Graças aos imigrantes, tradições e costumes italianos estão presentes até hoje por Nova Veneza, incluindo o Carnevalle de Venezia, um autêntico baile carnavalesco no estilo veneziano, com trajes e máscaras que recordam o teatro renascentista, sempre na segunda quinzena do mês de junho, juntamente com a Festa da Gastronomia.

Opções de hospedagem: Pousada Di Venezia – Hotel Fazenda | La Nostra Terra Pousada

Veja aqui mais opções de hospedagem em Nova Veneza

2. Urubici

Morro do Campestre. Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

A principal cidade da Serra Catarinense é Urubici, que conta com diversas atrações naturais como o Cânion Espraiado, Cascata do Avencal, o parque Altos do Corvo Branco, a Cachoeira Papuã, o lindo Jardim Secreto e o Morro do Campestre. Você pode agendar aqui um tour completo por Urubici!

Inclusive, nós montamos um roteiro de 3 dias em Urubici para te ajudar a organizar os passeios, já que a quantidade de lugar bacanas é bem grande!

Hospedagens em destaque em Urubici: Pousada Avenida localizada no centro da cidade, o incrível Zion Bubble Glamping, e as charmosas Cabanas do avencal.

Confira opções de cabanas na Serra Catarinense

3. Serra do Rio do Rastro

Vista do Mirante da Serra do Rio do Rastro. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Uma das estradas mais belas do mundo, a Serra do Rio do Rastro é também o principal cartão postal de Santa Catarina. Muito sinuosa e rodeada por paisagens naturais de tirar o fôlego, atrai turistas aventureiros que percorrem seus 8.100 metros a uma altitude de 1.421 metros acima do nível do mar. Confira nossas dicas para conhecer esse destino no interior de Santa Catarina.

4. Serra do Corvo Branco

A serra é um trecho da rodovia SC-370, situada numa região de topografia acidentada, entre fendas e montanhas íngremes. Fica entre a cidade de Urubici e Grão Pará. Apesar de ser uma estrada, não é recomendado veículos que não são 4×4 passarem por ela pois a estrada não se encontra em boas condições pois ainda não foi completamente pavimentada, além disso por conta da sua geografia, em momentos de chuva forte pode apresentar perigo com queda de pedras. Você pode visitar a parte mais turística dela que é um alto paredão onde a estrada passa no meio quando for visitar o parque Altos do Corvo Branco, do parque você também terá visibilidade para a estrada.

5. Pomerode

Bem pertinho de Jaraguá do Sul e de Blumenau fica a encantadora cidade de Pomerode. A pequena cidade com pouco mais de 30 mil habitantes se orgulha de suas casas no estilo Enxaimel, que compõem o maior acervo do tipo fora da Alemanha.

No total, são mais de 240 construções que fazem parte da Rota do Enxaimel. Essa rota possui 16 km e 50 edificações neste percurso, passando por paisagens tipicamente rurais e impreterivelmente bucólicas.

Com raízes germânicas fortes até os dias de hoje, a cidade é perfeita para quem deseja se jogar na culinária alemã, saboreando muito chopp artesanal durante uma refeição no Festival Gastronômico de Pomerode. As festas também são tradicionais, como a Osterfest durante a Páscoa, e a Weihnachtsfest na época do Natal.

Confira também os diversos passeios que você pode fazer por Pomerode e reserve online!

Opções de hospedagem em Pomerode: Pousada Blauberg | Hotel Bergblick

Veja aqui mais hotéis e pousadas em Pomerode

Que tal um parque aquático? Confira nessa matéria uma lista de parque aquático em Santa Catarina

6. Timbé do Sul

Não é exagero dizer que Timbé do Sul é um oásis de ecoturismo. Localizada entre os Cânion Rio Fortuna e Cânion do Amola Faca, a apenas 270 km de Florianópolis, a região atrai aventureiros em busca de cachoeiras e montanhas a perder de vista.

Visitar as mais de 20 piscinas naturais na região diverte turistas e moradores aos finais de semana, sendo o Poço do Caixão, com águas cristalinas, o mais conhecido na região.

A Cascata do Padre com quase 50 metros de altura fica na área do Cânion Rio Fortuna, a 12 km de Timbé do Sul e que vale muito a pena ser visitado.

Você pode visitar todas essas cidades no interior de SC por ônibus, pesquise aqui sua passagem.

7. Piratuba

Também temos águas termais em Santa Catarina! O município, localizado a 130 km de Chapecó, é sempre uma boa pedida para quem precisa relaxar em águas termais ou até mesmo que deseja se divertir no parque aquático.

De um poço com 674 metros de profundidade é jorrada naturalmente a água sulfurosa da cidade, que abastece as Termas de Piratuba todos os dias. A temperatura de cerca de 38ºC é viável em qualquer época do ano, garantindo um banho agradável e relaxante.

Bem estruturado, o parque conta com piscinas abertas, cobertas, chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento. Também há áreas de camping para os visitantes que dormem sob o céu estrelado!

Opções de hospedagem em Piratuba: Pousada Center | Hotel Rouxinol

Veja aqui mais opções de hospedagem

8. Cachoeiras do Oeste de Santa Catarina

Não só uma, mas pelo menos sete cidades para você conhecer no Oeste de Santa Catarina com cachoeiras bem legais, que tal? Esse tipo de passeio é perfeito para quem tem tempo no roteiro para ir de uma cidade para a outra. Nossa dica é montar acampamento em Chapecó e, de lá, fazer os passeios.

Em Quilombo, a 56 km de Chapecó, encontramos uma cachoeira formada pelas quedas d’água do Rio Chapecó. O Salto Saudades é um verdadeiro tesouro do Oeste catarinense, cachoeira que muitas vezes é comparada com as Cataratas do Iguaçu em miniatura.

A 84 km de Chapecó fica Abelardo Luz que abriga o Parque das Quedas do Rio Chapecó que oferece trilhas e piscinas naturais formadas por cachoeiras que vão lavar sua alma. O visitante pode se planejar para ir a Xanxerê, Anchieta, Ponte Serrada e Saudades para desbravar as cachoeiras do Oeste de Santa Catarina.

Pesquise hotéis e pousadas para ficar durante sua viagem

9. Rota da Cerveja no Vale do Itajaí

rota da cerveja vale do itajai
Foto: Reprodução / Berghain Cervejaria

A região do Vale tem tanta cidade fofa para você conhecer durante uma viagem a Santa Catarina que rende passeios inesquecíveis de verdade. Pomerode é uma delas, mas ainda tem Timbó, Gaspar, Brusque, Ibirama e a própria Blumenau.

Estando no Vale Europeu, uma coisa também é certa: tem muita cerveja boa para você experimentar durante seu passeio. Fazer a Rota da Cerveja, indo a fábricas que produzem diversos rótulos artesanalmente dessa bebida tão apreciada pelos brasileiros tem tudo para agradar!

Viu quanto lugar legal para conhecer em Santa Catarina, saindo um pouquinho do litoral e desbravando o interior do estado? Conta aqui nos comentários quais outros cantinhos você curte em Santa Catarina 😉 vamos adorar descobrir mais destinos!

10. Treze Tílias

lugares para conhecer no interior de Santa Catarina
Foto: divulgação/Turismo de Treze Tílias

Um resgate da Áustria no Brasil. Assim podemos definir o município de Treze Tílias, carinhosamente chamado de “Tirol brasileiro”, graças à sua arquitetura e belezas naturais.

Por lá, você pode visitar museus, parques, capelinhas, vinícolas e cervejarias. Um destaque na região é o turismo rural, que garante bastante contato com a natureza além de cafés coloniais deliciosos.

Outro lugar que vale a pena conhecer na cidade é a Vinícola Kranz que faz tours para grupos de 10 pessoas no qual é possível ver todo o processo de produção da bebida dos deuses.

Algumas opções de hospedagem em Treze Tílias: Pousada Pattis e Hospedaria da Cecília Moser

11. Rancho Queimado

No começo da subida para a Serra Catarinense está Rancho Queimado, uma pequena cidade com clima de serra que é destino de final de semana para muitas pessoas de Florianópolis, que fica a 55 km de distância.

Museu Hercílio Luz. Foto: Equipe QCV

Rancho Queimado tem um delicioso café colonial, o Museu Hercílio Luz no charmoso distrito de Taquaras que também conta com um posto (que funciona) vintage muito legal e um restaurante de comida tropeira, além da paisagem maravilhosa do Morro do Boa vista, ponto mais alto da cidade com 1.200 m de altitude. Em novembro ocorre a Festa do Morango, já que a cidade é a Capital Catarinense do Morango.

Alugue um carro para fazer seu passeio: encontre aqui os melhores preços

12. Siderópolis

sideropolis igreja
Foto: reprodução / Mapio

Mais uma opção de destino no interior de Santa Catarina para conhecer. Siderópolis é destino de ecoturismo que conta com cachoeiras, trilhas e diversas opções de passeios ao ar livre.

Localizado a 50 km de distância da Serra do Rio do Rastro e na divisa com Nova Veneza e Bom Jardim da Serra, vale a pena colocar o município no roteiro de passeios.

Por lá, uma das atrações é uma capela submersa pelas águas da barragem do Rio São Bento que garante um visual incrível para fotos. Além disso, você pode passar o dia no Aguaí Santuário Ecológico, um espaço com trilhas, tirolesa, pedalinho e outras atividades perfeitas para fazer em família.

Os apaixonados por trekking podem encarar a Trilha das Pedras do Castelo, que tem 12 km de extensão, ou a Trilha dos Tropeiros, com 11 km.

13. Roteiro pelas vinícolas de SC

Além das belezas naturais, o enoturismo também ganha força no estado. Com várias cidades pequenas para visitar no interior de Santa Catarina, com certeza valerá a pena colocar os destinos com vinícolas no meio do caminho.

Em Bom Retiro, que não fica tão longe assim da capital, você pode ir até à Thera para degustações e visitas aos vinhedos. Ali pertinho, ainda tem a Pousada Fazenda Bom Retiro, uma acomodação boutique para saborear bons vinhos e uma noite de sono em meio à natureza.

Além de Bom Retiro, conheça outras vinícolas na Serra Catarinense para colocar em seu roteiro de passeios.

14. Blumenau

Pela influência alemã, muitas das construções são similares às europeias/Foto: Wikimedia Commons

Quem nunca ouviu falar da tradicional cidade Catarinense que é sede do festival Oktoberfest? Se você não ouviu falar da festa e nem da cidade, está na hora de colocar esse destino em seu roteiro.

Localizada a apenas 150 km de Florianópolis, Blumenau possui grande influencia dos imigrantes europeus, destacando a colonização alemã, que influenciou nas construções e costumes locais. Na cidade é possível conferir construções típicas enxaimel e pontes em estilos variados. Se você estiver em Floripa, pode contratar um passeio até Blumenau!

Em Blumenau é celebrada a segunda maior festa cervejeira do mundo, a Oktoberfest, que dura 17 dias, com roupas, comidas e bebidas típicas da Alemanha.

Para quem gosta da cultura e da comida, é com certeza um festival imperdível, que reúne milhares de brasileiros e viajantes do mundo todo, tradicionalmente no mês de outubro.

Conheça 10 patrimônios arquitetônicos para visitar e fotografar em Blumenau.

Alguns destaques de hospedagem em Blumenau: Hotel Glória, Quality Hotel Blumenau, Hotel Steinhausen Colonial

15. Lages

Festa do Pinhão em Lages/Foto: Prefeitura de Lages

O município a 250 km da capital Catarinense é mais uma opção no estado quando pensamos em festivais diferentes para visitar, além de oferecer hospedagens rústicas em fazendas no meio da região serrana.

A Festa Nacional do Pinhão, comemorada em Lages, é uma festa popular gastronômica e cultural, centrada no pinhão.

O evento atrai todos os anos mais de 350 mil visitantes durante 11 dias de celebrações, recebendo boa parte dos seus viajantes direto da Argentina.

Lages é atualmente a maior cidade da região serrana de Santa Catarina, sendo a pioneira na abertura de suas fazendas para a hospedagem rural no Brasil.

A cidade possui alguns pontos turísticos, mas é na zona rural que as mais belas e charmosas paisagens estão, como os Campos da Coxilha Rica.

Em Lages, destacamos as hospedagens: Hotel Le Canard Lages, Villa Apart Hotel, Zago Hotel

16. Santo Amaro da Imperatriz

Aproveita para praticar esportes ao ar livre na cidade/Foto: Pixabay

Esse município coladinho com Floripa, a apenas 35 km, é uma ótima dica para quem gosta de águas termais e belezas naturais.

Santo Amaro da Imperatriz possui muitas montanhas, cavernas, vasta flora e fauna, tornando a região cada vez mais popular entre os amantes da natureza e praticantes de esportes radicais.

As águas termais presentes na cidade brotam a 39ºC e foram qualificadas como uma das melhores do mundo.

Para quem quer se aventurar, motocross, canoagem, cachoeira e outras atividades podem ser praticadas na região, que inclusive recebe eventos esportivos a nível nacional.

Para curtir a viagem com calma e não precisar bater e voltar o Plaza Caldas da Imperatriz Resort & Spa é uma ótima opção na cidade.

17. José Boiteux

Foto: Pixabay

Para os viajantes que buscam calmaria e reconexão com a natureza, o pequeno município de José Boiteux vai com certeza ser uma ótima opção.

A cidade de apenas 5 mil habitantes fica a 240 km de Florianópolis e seu grande atrativo são as cachoeiras e trilhas.

A cidade é um destino ainda mais rústico e “raiz” para os amantes do ecoturismo imperdível.

Para saber onde se hospedar, quais cachoeiras visitar e mais dicas para conhecer José Boiteux, confira nosso guia.

18. Cocal do Sul

O castelo tem várias alas temáticas para visita/Foto: Divulgação

A pequena Cocal do Sul, a 190 km da capital Catarinense, possui um grande atrativo que já compensa a viagem: um Castelo Britânico.

O castelo foi erguido no interior do estado, inspirado em uma versão Escocesa, e conta com uma coleção de objetos vindos do Reino Unido, despertando a curiosidade do público.

O espaço foi criado para realizar eventos e ensaios fotográficos e com certeza serve o propósito. Quem nunca sonhou em visitar um castelo de verdade e ainda poder fazer belas fotos?

Para saber tudo sobre as visitas e a construção, é só clicar aqui.

19. Morro Grande

Foto: Pixabay

Este pequeno município perto de Criciúma é pouquíssimo conhecido e guarda belíssimas cachoeiras e grutas para o viajante explorar.

Em Morro Grande, visite a cachoeira do Bizungo, que tem mais de 100 m de altura, a Paleotoca, antiga morada de animais pré-históricos e a trilha do Pico Realengo.

A pequena cidade não possui muita variedade de hospedagens, por isso aposte nas cidades vizinhas de Timbé do Sul e Nova Veneza para acomodações.

20. Joinville

Imperdível para os amantes de diferentes categorias de dança/Foto: Flickr

Consideravelmente famosa, a cidade de Joinville fica a 185 km de Florianópolis, é a maior cidade do estado e para os amantes da dança, no mês de julho acontece um dos maiores festivais de dança do mundo, recebendo visitantes de todos os países. Não deixe de fazer um tour por Joinville e região.

Joinville ainda possui bastante influência alemã, por isso é possível ver construções claramente inspiradas no país. Não deixe de conferir aqui passeios que você pode fazer na cidade.

Conheça ainda o jardim que é florido o ano todo na cidade.

Algumas opções de hospedagem em Joinville: Comfort Hotel Joinville | Le Canard Joinville | ibis Joinville

21. Treviso

Foto: Flickr

Mais uma opção para os aventureiros, Treviso fica a 216 km da capital, próximo a Criciúma. Com algumas atividades voltadas ao ecoturismo, cachoeiras e formações rochosas acessíveis, a pequena cidade – um tanto desconhecida – passa a englobar a rota do ecoturismo do estado.

Em Treviso aproveite para fazer rapel, trilhas, visitar a Cachoeira do Rio Manin, Cânion do Cirenaica e a Pedra dos Dois Dedos, formação rochosa de 50 metros no topo de uma montanha, oferecendo um visual imperdível.

22. Corupá

Conheça a rota das cachoeiras em Corupá/Foto: Pixabay

Recebemos essa dica nos comentários deste post e já acrescentamos, pois é um lugar incrível no interior do estado de Santa Catarina ainda pouco desbravado.

Em Corupá, pertinho da serra de São Bento do Sul, a 211 km de Florianpólis, aproveite a rota das cachoeiras, e várias outaras atrações ligadas ao ecoturismo.

A leitora Karine, que deu a dica, disse que uma das atrações que vale o passeio é o parque Emílio Basttistella, que possui 14 quedas d’água em uma trilha de 2.900m que terminam em uma cachoeira de 125m de altura. Imperdível!

Para ajudar no seu roteiro, veja algumas acomodações em Corupá.

23. Urupema

As opções ao ar livre ficam mais restritas no inverno pelas baixas temperaturas/Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

Urupema, a 215 km da capital, é uma das cidades mais frias do estado e lá é possível ver neve, entre julho a setembro!

Com belas paisagens e natureza quase intocada, a cidade possui cachoeiras (que inclusive congelam no período). A cascata congelada é um ponto turístico durante as baixas temperaturas.

Confira as hospedagens: Fazenda Morro Das Torres e Refúgio de Altitude

24. Botuverá

Foto: divulgação/Turismo de Botuverá

maior caverna do Sul do país fica no interior de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Botuverá, que reúne ainda outras cavidades subterrâneas curiosas, grutas e produção de vodka. 

Confira tudo sobre esse destino nessa matéria especial de Botuverá.

25. Vale Europeu

vale europeu em santa catarina
Foto: Rosanetur

Um dos destinos mais lindos do Brasil, o Vale Europeu é uma região que traz um pouquinho da Europa para o Brasil. Colonizado por imigrantes italianos e alemães, as raízes culturais desses povos permanecem fortes até os dias de hoje no vale que é cortado pelo imponente Rio Itajaí.

Saiba aqui tudo sobre o Vale Europeu.

26. Alfredo Wagner

Foto: Wikimedia

Essa cidade no caminho para a Serra Catarinense é perfeita para quem gosta de trekking. Alfredo Wagner fica em um vale rodeado de montanhas e conta com diversos percursos para ver paisagens naturais lindas, o principal ponto é o Soldados de Sebold, uma formação rochosa imponente. Para ver de perto o Soldados de Sebold você pode fazer trilha ou ir de 4×4, confira aqui mais detalhes.

Também é conhecida como a Capital das Nascentes. São quatro os rios importantes que nascem no município: O Rio Braço do Norte (afluente do Rio Tubarão), o Rio Canoas, o Rio Cubatão, que deságua na Grande Florianópolis e o Rio Itajaí-Açu.

Confira opções de hospedagem em Alfredo Wagner

27. Praia Grande

Cânion Itaimbezinho. Foto: Fernando Stankuns

Cidade quase na divisa com o Rio Grande do Sul, Praia Grande é porta de entrada para quem quer visitar os lindos cânions da região como o Malacara e o Itaimbezinho. Confira aqui trilhas que você pode fazer em Praia Grande e tours para conhecer os cânions.

19 comentários

  1. Outra dica é conhecer Corupá, que tem a rota das cachoeiras, pertinho da serra de São Bento do Sul. A cidade tem várias atrações ligadas ao ecoturismo, sendo uma delas o parque Emílio Basttistella. São 14 quedas d’água em uma trilha de 2.900m que terminam em uma cachoeira de 125m de altura. Imperdível!

  2. Eu conheço a capital dos canyons… Praia Grande… É uma linda cidade no extremo sul catarinense! Vale a pena conhecer!!

  3. Que legal minha cidade está na rota, Timbé do Sul, com várias cachoeiras para conhecer além da Serra da Rocinha que está muito linda.

  4. FLUSS HAUS em São Martinho, jamais poderia ficar fora deste roteiro. Pela sua historia e pelo que oferece.

  5. Simplesmente fantástico. Adorei. Meu agradecimento ao amigo Nishi, que postou este link de documentário.

  6. Boa noite!
    Alguma empresa que oferece esse roteiro ou algum similar?
    Sou mineira e tenho muita vontade de conhecer melhor o Sul!

  7. Cuidado com Bombinhas, eles cobram pedágio para entrar na cidade, mas não avisam. As multas chegam depois na sua casa. Toda a cidade tem problema ambiental, mas só conheço essa que cobra só turista. Nunca mais volto lá e tb vou pensar duas vezes pra voltar a visitar SC.

  8. Campo Alegre, Ita, Urussanga, Bombas, Bombinhas, aguas mornas, Bom Jardim da Serra, e muitas outras tranquilamente fariam parte dessa lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.