Além do litoral com praias maravilhosas, existem vários lugares para conhecer no interior de Santa Catarina que rendem uma viagem surpreendente. Tanto em destinos da Serra Catarinense quanto em outros com fortes raízes de seus colonizadores, o estado é perfeito para quem gosta de cair na estrada, desbravando novos destinos.

Por isso, preparamos uma lista com destinos legais em Santa Catarina para você sair da rota tradicional de viagens, vendo de perto as belezas o estado.

Que tal alugar um carro para fazer essa viagem? 😉

1. Nova Veneza

lugares para conhecer no interior de santa catarina
Foto: Wikimedia Commons

O primeiro destino da nossa listinha de lugares para conhecer no interior de Santa Catarina é Nova Veneza. Fundada em 1891 com a vinda de aproximadamente 400 famílias de Veneza, da Itália, para desenvolver a região, por muitos anos era apenas um vilarejo, até que a chamada Colônia Nuova Venezia se emancipou de Criciúma a partir de 1958, caminhando com as próprias pernas desde então.

Rodeado por um cadeia montanhosa, o município a 215 km de Florianópolis tem pouco mais de 14 mil habitantes atualmente. Graças aos imigrantes, tradições e costumes italianos estão presentes até hoje por Nova Veneza, incluindo o Carnevalle de Venezia, um autêntico baile carnavalesco no estilo veneziano, com trajes e máscaras que recordam o teatro renascentista, sempre na segunda quinzena do mês de junho, juntamente com a Festa da Gastronomia.

Veja aqui onde se hospedar em Nova Veneza

2. Urubici e Serra Catarinense

Foto: Andressa Xavier Pellanda

Para sentir o friozinho na pele, a dica é conhecer a Serra Catarinense. A principal cidade é Urubici, onde você pode montar acampamento e, de lá, partir para muitos passeios simplesmente sensacionais.

Percorrer as curvas da Serra do Rio do Rastro, que fica em Lauro Mueller, ou se aventurar no Cânion Espraiado com uma subida de 12 km e dirigir pela Serra do Corvo Branco serão apenas alguns dos passeios a se fazerem na região. Você pode até dar um pulinho em São Joaquim para curtir o Parque Nacional da cidade, inaugurado em 1961, repleto de belezas e paisagens únicas.

Inclusive, nós montamos um roteiro de 3 dias em Urubici para te ajudar a organizar os passeios, já que a quantidade de lugar bacanas é bem grande!

Encontre sua hospedagem em Urubici aqui

3. Pomerode

Foto: Wikimedia Commons

Bem pertinho de Jaraguá do Sul e de Blumenau fica a encantadora cidade de Pomerode. A pequena cidade com pouco mais de 30 mil habitantes se orgulha de suas casas no estilo Enxaimel, que compõem o maior acervo do tipo fora da Alemanha. No total, são mais de 240 construções que fazem parte da Rota do Enxaimel. Essa rota possui 16 km e 50 edificações neste percurso, passando por paisagens tipicamente rurais e impreterivelmente bucólicas.

Com raízes germânicas fortes até os dias de hoje, a cidade é perfeita para quem deseja se jogar na culinária alemã, saboreando muito chopp artesanal durante uma refeição no Festival Gastronômico de Pomerode. As festas também são tradicionais, como a Osterfest durante a Páscoa, e a Weihnachtsfest na época do Natal.

Veja aqui hotéis e pousadas para ficar em Pomerode

4. Timbé do Sul

Não é exagero dizer que Timbé do Sul é um oásis de ecoturismo. Localizada entre os Cânion Rio Fortuna e Cânion do Amola Faca, a apenas 270 km de Florianópolis, a região atrai aventureiros em busca de cachoeiras e montanhas a perder de vista.

Visitar as mais de 20 piscinas naturais na região diverte turistas e moradores aos finais de semana, sendo o Poço do Caixão, com águas cristalinas, o mais conhecido na região. A Cascata do Padre com quase 50 metros de altura fica na área do Cânion Rio Fortuna, a 12 km de Timbé do Sul e que vale muito a pena ser visitado.

5. Piratuba

lugares para conhecer no interior de santa catarina
Foto: Wikimedia Commons

Também temos águas termais em Santa Catarina! O município, localizado a 130 km de Chapecó, é sempre uma boa pedida para quem precisa relaxar em águas termais ou até mesmo que deseja se divertir no parque aquático.

De um poço com 674 metros de profundidade é jorrada naturalmente a água sulfurosa da cidade, que abastece as Termas de Piratuba todos os dias. A temperatura de cerca de 38ºC é viável em qualquer época do ano, garantindo um banho agradável e relaxante.

Bem estruturado, o parque conta com piscinas abertas, cobertas, chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento. Também há áreas de camping para os visitantes que dormem sob o céu estrelado!

Onde se hospedar em Piratuba? Veja as melhores opções aqui

6. Cachoeiras do Oeste de Santa Catarina

Não só uma, mas pelo menos sete cidades para você conhecer no Oeste de Santa Catarina com cachoeiras bem legais, que tal? Esse tipo de passeio é perfeito para quem tem tempo no roteiro para ir de uma cidade para a outra. Nossa dica é montar acampamento em Chapecó e, de lá, fazer os passeios.

Em Quilombo, a 56 km de Chapecó, encontramos uma cachoeira formada pelas quedas d’água do Rio Chapecó. O Salto Saudades é um verdadeiro tesouro do Oeste catarinense, cachoeira que muitas vezes é comparada com as Cataratas do Iguaçu em miniatura.

A 84 km de Chapecó fica Abelardo Luz que abriga o Parque das Quedas do Rio Chapecó que oferece trilhas e piscinas naturais formadas por cachoeiras que vão lavar sua alma. O visitante pode se planejar para ir a Xanxerê, Anchieta, Ponte Serrada e Saudades para desbravar as cachoeiras do Oeste de Santa Catarina.

Pesquise hotéis e pousadas para ficar durante sua viagem

7. Rota da Cerveja no Vale do Itajaí

A região do Vale tem tanta cidade fofa para você conhecer durante uma viagem a Santa Catarina que rende passeios inesquecíveis de verdade. Pomerode é uma delas, mas ainda tem Timbó, Gaspar, Brusque, Ibirama e a própria Blumenau.

Estando no Vale Europeu, uma coisa também é certa: tem muita cerveja boa para você experimentar durante seu passeio. Fazer a Rota da Cerveja, indo a fábricas que produzem diversos rótulos artesanalmente dessa bebida tão apreciada pelos brasileiros tem tudo para agradar!

Viu quanto lugar legal para conhecer em Santa Catarina, saindo um pouquinho do litoral e desbravando o interior do estado? Conta aqui nos comentários quais outros cantinhos você curte em Santa Catarina 😉 vamos adorar descobrir mais destinos!

6 comentários

  1. Outra dica é conhecer Corupá, que tem a rota das cachoeiras, pertinho da serra de São Bento do Sul. A cidade tem várias atrações ligadas ao ecoturismo, sendo uma delas o parque Emílio Basttistella. São 14 quedas d’água em uma trilha de 2.900m que terminam em uma cachoeira de 125m de altura. Imperdível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *