Se você está pensando na sua próxima viagem para o Sul do Brasil, precisa dar uma olhada nas melhores praias de Santa Catarina antes de definir o roteiro. São tantas praias maravilhosas que fica difícil escolher quais visitar, mas podemos dizer que a região é bem preservada e, portanto, promove um maior contato com a natureza.

Tem de tudo no litoral catarinense: ondas alucinantes que viciam os surfistas, praias desertas e escondidas, outras mais badaladas e com a paquera rolando solta. Tem lugar cercado de gente e comércio, mas também tem aquele cantinho pra se refugiar do mundo. Qual é a sua vibe? Descubra:

Guarda do Embaú

Paradisíaca e reservada, a Guarda do Embaú fica em Palhoça, a apenas 50 km de Floripa. O local atrai surfistas e banhistas que se jogam nas águas cristalinas entre o mar e um rio que cruza a praia. Passeios de barco, caiaque e outros esportes aquáticos também estão entre os atrativos do lugar.

Guarda do Embau

Praia do Rosa

Em Imbituba, os surfistas chegam a fazer plantão nessa praia descontraída e de ondas propícias para o esporte. Pequenina em sua extensão, tem espaço suficiente para conquistar o amor de turistas em busca de sossego, pelo menos em baixa temporada, porque na alta costuma lotar. O local conta com um quiosque e algumas pousadas próximas.

praia do rosa

Ilha de Porto Belo

Este é um refúgio tranquilo para catarinenses e turistas que buscam sombra e água fresca. Rodeada de praias que dão inveja a qualquer gringo, a baía – também chamada de João da Cunha – abriga trilhas ecológicas, praias com boa infraestrutura e águas cristalinas se destacam para a prática de snorkel.

Ilha do Campeche

Em Floripa, o Campeche é um dos lugares obrigatórios para uma parada. Com paisagem paradisíaca, além de ter uma bela praia com águas de cor azul intenso, possui 10 sítios arqueológicos onde se observam diversas pinturas rupestres. O local conta com preservação intensa, portanto, não há tanta infraestrutura para os turistas.

Campeche

Lagoinha do Leste

Outro lugar encantador em Florianópolis é a Lagoinha do Leste. Bastante preservada e de difícil acesso, a praia atrai surfistas em busca de altas ondas e aqueles que curtem um lugar deserto para relaxar. Ainda conta com piscinas naturais, lagoas e cachoeiras em sua extensão . São três horas de trilha que valem cada metro percorrido, passando ainda pela Praia do Matadeiro, outro belo ponto catarinense. Se der sorte, pode pegar carona de barco com pescadores no Pântano do Sul.

Praia do Mariscal

Em Bombinhas, a praia extensa atrai todos os tipos de pessoas, desde os que querem passar o dia com a família até os surfistas, que se concentram no Atalaia, pois é lá que as ondas quebram. O local conta com bares, restaurantes, hotéis e pousadas, tornando-se um dos melhores lugares para quem quer alinhar conveniência e lazer.

Mariscal

Jurerê 

Um dos pontos mais badalados de Florianópolis, Jurerê é para quem quer ver e ser visto. As praias, que se dividem em Jurerê e Jurerê Internacional, tem mar calmo e areia estreita, mas ambos os lados contam com infraestrutura. O lugar atrai os endinheirados, incluindo modelos e famosos, que tomam sol e se esbaldam nos beach clubs de luxo.

Jurere

Ferrugem

Em Garopaba, esta é uma das melhores praias para surfe no Brasil. Os dois cantos da praia são bem distintos e dividem o público: do lado esquerdo, agito em bares e casas noturnas; do lado direito, piscinas naturais tranquilas e sossego com vista para os costões. Os aventureiros também podem percorrer as trilhas que saem de lá.

Estaleirinho

Balneário Camburiú também tem belas praias, como a Estaleirinho, local selvagem e ao mesmo tempo badalado por conta do público jovem de energia inesgotável. O mar calmo entre duas pedras enormes tem águas cristalinas e complementa o belo cenário a 11 km de distância da região central. O comércio de resume a barracas de petiscos e bebidas.

melhores praias santa catarina

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

Você já teve voo atrasado ou cancelado?