Pequena cidade no litoral de Santa Catarina, Bombinhas não é tão famosa quanto suas vizinhas Florianópolis e Balneário Camboriú, mas nada que ofusque seu encanto, pois a cidade atrai a cada ano mais e mais turistas, brasileiros e argentinos em busca de praias bonitas e natureza preservada.
A cidade de aproximadamente 16 mil habitantes vê sua população multiplicar diversas vezes durante os meses de verão, período de alta temporada, altos preços e trânsito congestionado.
A cidade litorânea que fica na Costa Esmeralda, possui belas e preservadas praias cercadas pela Mata Atlântica com águas claras e não tão geladas como muitas praias do sul do Brasil. Bombinhas tem aproximadamente 40 praias e algumas das mais concorridas são: Praia da Sepultura, que apesar do nome não ser convidativo, a praia é muito frequentada por famílias em busca de suas piscinas naturais; Quatro Ilhas, mais frequentada por surfistas atrás das boas ondas; Ilha do Arvoredo, excelente para prática de mergulho; Bombas e Bombinhas, praias centrais, urbanizadas e com infraestrutura para famílias com crianças; Praia da Lagoinha, pequena e com piscinas naturais; Zimbros, praia frequentada por famílias e pescadores, com águas calmas e um belo pôr do sol; Mariscal, praia extensa, de um lado frequentada por famílias e de outro por surfistas; Praia da Conceição, cercada por um morro, possui piscinas naturais ótimas para crianças (e para adultos também); Praia da Tainha, com menos de 100 metros de extensão, mar calmo e areia fofa e Praia do Retiro, cercada por morros e com ondas fortes, é uma boa opção para fugir da multidão durante o período de alta temporada.
Desde 2014, a cidade cobra uma Taxa de Preservação Ambiental (TPA) dos veículos motorizados que chegam durante os meses de alta temporada, normalmente de novembro até abril, com o intuito de custear os danos ambientais causados e garantir a limpeza e conservação da cidade e do meio ambiente.
Bombinhas é uma cidade bem tranquila entre o outono até a primavera e no verão a cidade superlota, mas para quem gosta de agito e tem paciência no trânsito pode ser uma boa opção. Já para quem prefere lugares mais sossegados evite os meses de verão que é alta temporada. No inverno muitos estabelecimentos como restaurantes e lojas fecham pois não há quase movimento na cidade.
Bombinhas é pequena em tamanho, porém grande em belezas naturais!
Como chegar
Por mais que não tenha um aeroporto próprio, é possível chegar ao município de Bombinhas utilizando transporte aéreo, forma mais indicada para quem vem de regiões distantes. Localizado entre Florianópolis e Balneário Camboriú, o pequeno município de Santa Catarina pode ser acessado por meio de dois aeroportos internacionais. O mais próximo é o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder (NVT), que fica a apenas 56km de lá. Já o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz (FLN) fica a 78km de distância, mas também é uma boa opção pela boa variedade de voos e horários. Ambos estão conectados com as principais capitais e cidades brasileiras, não dificultando a vida de quem pretende visitar o local. Agora para fazer os traslados dos hubs aéreos até a cidade, as formas mais comuns são linhas regulares de ônibus, táxis e também transfers. Pode-se ainda alugar um carro e seguir para o destino final de forma mais autônoma.
Para chegar de ônibus, a opção mais indicada é ir para a Rodoviária de Balneário Camboriú. Sem rodoviária própria, Bombinhas utiliza a infraestrutura do município vizinho para aqueles que querem utilizar esse meio de transporte. Algumas das companhias que operam no local são a Catarinense, a Itapemirim e a Pluna. De lá até o pequeno município, as opções são basicamente as mesmas para quem chega de avião: linhas de ônibus, táxis ou transfers (que devem ser previamente agendados).
Mas o jeito mais fácil mesmo de chegar e transitar na região é com automóveis próprios ou alugados. Nesse caso, o viajante que vier do Norte ou Sul deverá pegar a BR-101 e, depois, a SC-412. Esse meio de transporte é bem viável, pois permite maior flexibilidade à viagem – além de permitir que o turista explore as praias não só de Bombinhas, como também de Balneário Camboriú e Florianópolis.
Vida noturna
Quem vai ao município catarinense geralmente está em busca de praias e diversão diurna. Mas e para aqueles que também querem dar uma esticadinha após se esbaldar nas principais águas e areias do local? Bem, nesse caso as opções são mais limitadas, mas é possível ainda encontrar alguns poucos focos de diversão em Bombinhas. A maior concentração de bares acontece na Avenida Manoel José dos Santos, a principal de todo o município. Por lá, os estabelecimentos ficam próximos uns dos outros, garantindo ao viajante opções a apenas poucos passos de distância.
Durante a alta temporada é possível encontrar ainda luaus e festas nos principais clubes da cidade. Um dos mais famosos é o Bora Bora Beach Club, que preza pela atmosfera de sofisticação com a natureza de background. Por lá o viajante poderá provar uma boa seleção de drinks, além da alta gastronomia internacional. Confira a programação antes de sair de casa, pois esse é um dos lugares da cidade que promove festas sazonais durante o verão!
Agora se a sua ideia é ouvir música eletrônica em um dos estabelecimentos mais famosos do sul do país, a boa pedida é ir para a Bali Hai. Com unidades em diversos municípios da região, a casa ainda oferece uma vista privilegiada de Porto Belo e muita gente bonita ao redor. É uma das poucas oportunidades de aproveitar a noite na cidade sem precisar se deslocar muito!
Agora se você gosta mesmo de cair na night, a melhor opção é ir para o município vizinho de Balneário Camboriú. Por lá o que não faltam são casas noturnas dos mais variados estilos que funcionam até o sol nascer. Com um público selecionado, a cidade é conhecida não apenas pelas suas praias, mas também pela agitação noturna. Nesse caso, leve em consideração que você precisará pegar a estrada após a festa acabar, então não abuse da bebida. Ou então fique por lá mesmo ou acione táxis.