Já falamos aqui sobre os lugares indicados por especialistas para viajar no nosso país. Agora, é a vez das sugestões da própria equipe Quanto Custa Viajar. Quer saber quais são os melhores lugares para viajar no Brasil?

Nós pensamos. Pensamos muito. E viajamos um pouco também. Foi assim que, focando nos nossos leitores, surgiu essa seleção com 25 destinos nacionais imperdíveis para curtir sempre que quiser (e puder).

25 lugares para viajar no Brasil

Dos cânions no sul do país à única capital brasileira localizada no hemisfério norte, não faltam atrativos para conhecer em solo brasileiro. Aqui, se plantando tudo dá — e viajando tudo pode acontecer.

Os destinos estão mencionados aleatoriamente e não por ordem de preferência, porque seria quase impossível definir quais os nossos preferidos.

Bora conferir?

Anavilhanas – Amazonas

O arquipélago fluvial de Anavilhanas fica entre os municípios de Manaus e Nova Airão, no Amazonas. Na época seca, entre os meses de setembro e fevereiro, praias de água doce surgem no leito do rio criando um ambiente praiano em plena Amazônia. Se preferir um passeio de barco pela região, opte por viajar nos meses chuvosos, entre março e agosto.

Veja hotéis próximos de Anavilhanas

Cavalcante – Goiás

Ponto de partida para quem pretende conhecer a Chapada dos Veadeiros, Cavalcante une tranquilidade com paisagens únicas. Com apenas 10 mil habitantes, esta pequena cidade é repleta de casinhas rústicas que adicionam um toque de charme à visita.

O município abriga 70% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e com certeza é o destino perfeito para quem gosta de natureza e aventura. Vale a pena passar cerca de 3 dias para aproveitar as trilhas e as belezas naturais dessa cidade.

Descubra a hospedagem que mais combina com o seu estilo e visite Cavalcante, em Goiás

Brumadinho – Minas Gerais

Há pouco mais de 3 anos, o rompimento da barragem da Vale acabava com a normalidade da vida em Brumadinho, cidade a cerca de 60 km de Belo Horizonte.

Com uma economia bastante voltada ao turismo, visitar a região é uma ótima maneira de contribuir para melhorar as vidas que foram afetadas pela tragédia. E o melhor: você pode aproveitar para conhecer o Inhotim, um dos museus a céu aberto mais incríveis do mundo.

Voe para Belo Horizonte com as melhores tarifas

Maracajaú – Rio Grande do Norte

Conhecida por sua barreira de corais, Maracajaú fica a apenas 60 quilômetros de Natal. Lá, você vai encontrar piscinas naturais belíssimas quando a maré estiver secando, e vai poder andar sobre os corais.

Um dos motivos da sua beleza preservada é que a região faz parte de uma área de proteção ambiental e, por isso, há limite de visitantes diários nos arrecifes. Quando estiver indo para lá, lembre-se de confirmar com antecedência com as empresas locais que fazem esse passeio.

Mas não se preocupe! Se você chegar lá, não vai querer passar menos de 3 dias. Assim, fica mais fácil de aproveitar todas as praias por perto, e visitar as piscinas naturais sem estresse.

Escolha agora a sua passagem para Natal e relaxe no paraíso de Maracajaú

Cunha – São Paulo

Sabia que é possível visitar um campo de lavandas em pleno Brasil? Essa magia fica em Cunha, uma cidade serrana entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

O Lavandário de Cunha tem uma vantagem quando comparado aos encontrados na Provence francesa: por aqui, o campo permanece florido 365 dias por ano.

Descubra as melhores ofertas de acomodação em Cunha

Foto: O Lavandário/Reprodução Facebook

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Que tal deixar de lado as praias, a badalação, o Cristo Redentor e o Corcovado? O Rio de Janeiro também é destino de turismo de base comunitária, com projetos como o Morrinho Favela Tour, que conquistou o primeiro lugar na categoria Turismo de Base Local no Prêmio Nacional do Turismo em 2019.

Reserve agora a hospedagem perfeita na cidade maravilhosa

Nobres – Mato Grosso

Se o Mato Grosso do Sul tem Bonito, destino já consolidado no imaginário dos viajantes brasileiros; o Mato Grosso tem Nobres, que não deixa nada a desejar para o primo mais famoso.

Flutuações em águas cristalinas e muitas cachoeiras são os principais atrativos da região. Comece pelo Rio Triste, não deixe de conhecer o Aquário Encantado e experimente a vista da Cachoeira da Serra Azul com sua queda d’água de 46 metros de altura.

Veja as melhores opções de hospedagem em Nobres

Ilha do Algodoal – Pará

Alter do Chão não é o único destino paraense que merece ser conhecido. A Ilha do Algodoal oferece a oportunidade de realizar passeios pelos mangues, fazer trilhas ou mesmo desfrutar de uma volta de canoa.

Para chegar ao local, é necessário ir até Marudá, cidade a 180 km de Belém. De lá, saem barcos rumo à ilha em um trajeto com duração de cerca de 40 minutos.

Confira os melhores preços de passagens para Belém

Pomerode – Santa Catarina

Quando pensa em Santa Catarina, você logo imagina um estado cheio de praias, não é mesmo? Acontece que há também uma grande herança alemã na região, que pode ser vista de perto na cidade de Pomerode.

Com cerca de 30 mil habitantes, o município possui o maior acervo de casas no estilo Enxaimel fora da Alemanha. Essa técnica de construção é caracterizada pelas paredes montadas com vigas de madeira em posições horizontais, verticais ou inclinadas, e os espaços entre elas são preenchidos com materiais diversos, aqueles que forem mais facilmente encontrados no entorno.

Não bastasse, o destino é também o maior polo gastronômico do chamado Vale Europeu de Santa Catarina. Vale a pena passar pelo menos 4 dias aproveitando as comidas e os passeios pela cidade.

Encontre a pousada mais charmosa para chamar de sua durante a estadia em Pomerode

Parintins – Amazonas

A capital mundial do folclore fica no Amazonas e tem um Carnaval fora de época que promete não deixar ninguém parado no mês de junho. Todos os anos, o Festival de Parintins atrai cerca de 35 mil pessoas curiosas para ver de perto a tradição do boi-bumbá.

É nessa festa que você vai se sentir dentro de um desfile de escola de samba, misturado com um jogo de futebol. Lá, as torcidas são fortes, e você vai precisar escolher entre o boi caprichoso e o boi garantido. Acredite: essa tradição é tão aguardada pelo povo da região quando o clássico do Flamengo e Fluminense.

Reserve já sua hospedagem em Parintins

Guarapari – Espírito Santo

Destino queridinho dos mineiros, Guarapari prova que tem lugar para todo mundo, com praias dignas de filme a apenas 60 km de Vitória.

Perca-se na Praia das Castanheiras (foto abaixo), na dos Namorados, na da Areia Preta ou nas muitas outras opções litorâneas que são a cara do Espírito Santo – conheça mais sobre elas neste link.

Escolha sua hospedagem e conheça esse lugar todo especial

Brasília – Distrito Federal

Já pensou que a capital brasileira também pode ser um ótimo destino turístico? Pois é, nossa equipe aproveitou para conhecer o distrito federal em 2019 e conta como essa viagem pode ser incrível!

Quem gosta de arquitetura e urbanismo, com certeza vai se apaixonar pela cidade. Mas nem só disso vive Brasília! Lá, dá pra se aproximar da natureza ao visitar os diversos parques espalhados pela cidade, ou mesmo conhecer a catedral, que é cheia de religiosidade, mas também de muita beleza.

Encontre passagens em promoção para Brasília

Foto: Amanda Santiago

Foz do Iguaçu – Paraná

As Cataratas do Iguaçu são um dos destinos mais charmosos (e famosos!) do Brasil. Mesmo assim, não custa lembrar de que todo ano é tempo de colocar “Foz” na sua listinha de viagens.

Tudo bem em se deixar levar e cruzar a fronteira para conhecer o lado argentino das cataratas – que, por sinal, é lindo demais!

Escolha sua data preferida e viaje por preços acessíveis para Foz do Iguaçu

Boa Vista – Roraima

Que tal dar um pulinho no hemisfério Norte sem sair do Brasil? Em Roraima, você pode! Afinal, Boa Vista é a única capital brasileira localizada acima da linha do Equador.

Planejada com a forma de um leque, a cidade é ponto de partida para quem sonha em conhecer o Monte Roraima, mas também pode ser um destino completo. Não acredita? Então confere só nosso guia de viagem.

Pesquise e reserve sua hospedagem em Boa Vista

Chapada das Mesas – Maranhão

A Chapada das Mesas fica a pouco mais de 200 km da cidade de Imperatriz, no Maranhão. Uma boa pedida é visitar o destino entre os meses de maio a novembro, época de secas, quando o clima fica propício para atividades de aventura, como rapel, trekking e tirolesa.

Já reserve sua passagem para São Luiz no Maranhão

Cânion da Boa Vista – Rio Grande do Sul

Os cânions de Cambará do Sul se tornaram conhecidos por suas paisagens, mas a cidade de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, também conta com seus próprios desfiladeiros. Trata-se do Cânion da Boa Vista.

A cidade fica a 230 km de Porto Alegre ou 140 km de Gramado, o que permite combinar os passeios. E, se quiser complementar a viagem com uma ida a Cambará do Sul, tudo bem: os cânions Itaimbezinho e Fortaleza ficam a cerca de 50 km dali.

Veja opções de hospedagem próximo a São José dos Ausentes

Caraíva – Bahia

Com ar de interior e gostinho de Bahia, Caraíva é daqueles lugares que parece ter sido esquecido pelo tempo. Tanto é que a luz elétrica só chegou por lá em 2007, fazendo com que muitos hábitos antigos ainda sejam conservados pelos moradores da região.

Suas casinhas coloridas, ruas de areia e “táxis” guiados por burros dão o tom das férias e transformam Caraíva em um dos melhores lugares para viajar no Brasil.

Reserve agora sua pousada para esse paraíso na Bahia

Foto: Brunella Nunes

Amazônia

Todo brasileiro merecia a chance de passar alguns dias em meio à Floresta Amazônica. Inclusive, o destino vem sendo citado por especialistas como um dos melhores planos para o próximo ano. Vai perder essa chance?

Nós vivemos essa experiência da melhor maneira: hospedados em um hotel no coração da Amazônia, o Juma Amazon Lodge. Leia mais sobre a nossa vivência neste link!

Viaje para o Amazonas com por um preço especial

Japaratinga – Alagoas

Maragogi é linda, mas também está cheia de gente. Então que tal rumar para a menos conhecida Japaratinga?

A paisagem das duas guarda muitas semelhanças e elas ficam uma ao lado da outra. Espere por barreiras de corais, piscinas naturais e praias de águas cristalinas. Ou melhor, não espere mais: embarque logo pra lá!

Encontre voos baratos com destino a Maceió

PETAR – São Paulo

Imagem: Equipe QCV

Quem diria que em meio ao cinza do estado de São Paulo está uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo? Pois o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) faz parte de um território reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Com 300 cavernas (12 delas visitáveis) e inúmeras cachoeiras, este parque natural está a 340 km da capital paulista ou 185 km de Curitiba.

Reserve sua estadia próximo ao parque e passe uns dias respirando ar puro

Monte Verde – Minas Gerais

Monte Verde, em Minas Gerais, é um dos lugares mais românticos da região. Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas é o destino ideal para quem busca tranquilidade e um clima gostoso. Lá, você vai encontrar uma arquitetura europeia e ruas bastante calmas, quase como se fosse uma cidade cenográfica. O ideal é que você passe pelo menos 3 dias para aproveitar os passeios: tanto pela culinária quanto pelos pontos turísticos, que são super fofos.

Encontre a melhor estadia da cidade e viva o encanto de Monte Verde

Foto: Divulgação

Camocim – Ceará

Em Camocim, no Ceará, você vai encontrar praias paradisíacas. Distante 357km da capital Fortaleza, é um município que vale a viagem. Lá, você vai encontrará um mar calmo, feito para o descanso e a apreciação da natureza.

Se você quer ir pra Aruba, repense: Camocim coloca esse destino no chinelo. Conheça mais sobre a cidade e suas praias aqui.

Reserve agora sua estadia na Aruba brasileira

Foto: Divulgação

Barra do Cunhaú – Rio Grande do Norte

Também conhecida como um dos Caribes brasileiros, a Barra do Cunhaú vai ganhar você pela tranquilidade e pelas águas calmas. É uma praia próxima da capital do Rio Grande do Norte, Natal, que permite que você se desloque para outras cidades vizinhas, desbravando a natureza e as belezas do estado potiguar.

Reserve agora o seu voo para Natal

Praia dos Carneiros – Pernambuco

Para quem gosta de frutos do mar, praias calmas e tranquilidade, a Praia dos Carneiros é o destino perfeito. Mas quem curte badalação, pode ir sem medo pra lá, principalmente nos primeiros meses do ano, quando a praia fica cheia de grandes festas.

Apesar disso, é um destino ótimo para quem viaja em família, principalmente com crianças pequenas, pois o mar é uma verdadeira piscina. Além disso, as acomodações na beira da praia vão fazer você se sentir em casa.

Encontre aqui a hospedagem dos seus sonhos

Ponta do Corumbau – Bahia

Tem gente que gosta de tranquilidade e tem quem goste de isolamento. Se esse é o seu caso, a Ponta do Corumbau vai servir – e muito – como um dos melhores lugares para visitar no Brasil. Lá, não há uma multidão de turistas, nem grandes hotéis de luxo. Mas sim uma vila de pescadores bastante tradicionais e muito receptivos.

Fique atento a esse destino: não é um lugar para você esperar uma grande infraestrutura. Mas visite, pois vale a pena se desligar da rotina.

Escolha agora sua passagem de férias para o paraíso

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.