O turismo no Brasil ainda caminha a passos lentos, mas há vários motivos para conhecer o nosso próprio país. Pensando nisso, trazemos aqui 20 destinos brasileiros para conhecer em 2020.

São locais que foram citados por especialistas na área de viagem ou mencionados em pesquisas de tendências no setor. Alguns parecem óbvios, como o Rio de Janeiro, enquanto outros, como Juazeiro do Norte, no Ceará, ou Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, são quase desconhecidos dos viajantes.

Vamos descobri-los?

Destinos brasileiros para conhecer em 2020

Na lista abaixo, não há ordem de preferência. Para garantir que ninguém seja privilegiado nesta seleção, os destinos foram organizados em ordem alfabética.

Reunimos aqui destinos citados por especialistas em viagens do Lonely Planet, Airbnb, Estadão e Condé Nast Traveller, bem como aqueles mencionados por pesquisas de tendências do Google ou Skyscanner.

Amazônia

A Amazônia foi citada pelo Lonely Planet como uma das 10 melhores regiões para conhecer em 2020, levando o 10º lugar da lista. A publicação cita as viagens responsáveis para a região como uma forma de promover a sua preservação.

O Estadão também está de olho na Amazônia e mencionou a floresta em primeiro lugar na sua seleção dos 20 melhores destinos para visitar em 2020.

A equipe do Quanto Custa Viajar já conheceu a Amazônia e recomenda DEMAIS esse destino! Vem ver nossa aventura por lá.

Belo Horizonte – MG

Belo Horizonte é mesmo 10. Por isso, talvez não seja coincidência o fato de que a capital mineira ocupou a 10ª posição em dois indicadores de buscas dos viajantes brasileiros: o realizado pelo Skyscanner e o divulgado pelo Google.

Talvez não sejam especialistas de viagem que apontem a preferência, mas será que existe perito melhor do que os próprios viajantes?

Pesquise passagens aéreas para Belo Horizonte com o melhor preço

Lagoa da Pampulha, Belo Horizonte. Foto: Nathalia Segato

A equipe do Quanto Custa Viajar já esteve em BH e preparou um guia rápido e bacana para curtir a cidade.

Brasília – DF

Assim como Belo Horizonte, Brasília conquistou mesmo foi o público e se tornou um sucesso de buscas em 2019.

A capital brasileira foi o 5º destino mais buscado no Skyscanner e o 4º em buscas no Google, levando em consideração apenas os usuários brasileiros de ambos serviços.

Confira nossas dicas para aproveitar ao máximo uma viagem para Brasília

Caxias do Sul – RS

Além de citar os destinos mais buscados no ano anterior, o Skyscanner também divulgou uma lista de locais que devem se tornar tendência em 2020.

Nesse caso, a seleção avaliou cidades que tiveram um aumento considerável nas buscas. Para Caxias do Sul, uma cidade de tradição italiana que fica a cerca de 2 horas de Porto Alegre, este aumento foi de impressionantes 57%, conquistando a segunda posição no ranking.

Panorâmica de Caxias do Sul a partir do pavilhão da Festa da Uva. Foto CC BY-SA 3.0 Tetraktys

Florianópolis – SC

A capital catarinense conquistou o 5º lugar entre os destinos mais buscados por usuários brasileiros do Google. Com lugares tão diversos como a Ilha do Campeche ou a freguesia de Santo Antônio de Lisboa, Floripa também pode ser considerada como uma das cidades mais gay-friendly do Brasil.

Não perca o nosso guia completo de Florianópolis

Igreja em Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis. Foto: Mateus Campos Felipe

Fortaleza – CE

Fortaleza levou orgulhosamente a 6ª posição na preferência dos brasileiros ao fazer buscas no Skyscanner. Com o maior Museu de Fotografia do país, a capital cearense ainda oferece praias e atrações para todos os gostos.

Se não bastasse, o estado foi o que registrou o maior crescimento no Brasil em número de passageiros internacionais em voos diretos no último ano.

Pesquise voos baratos para Fortaleza

Praia do Futuro, em Fortaleza. Foto CC BY 3.0 BR ME/Portal da Copa

Jalapão – TO

O Estadão aponta o Jalapão, no Tocantins, como um dos 20 lugares para conhecer em 2020 (em 12º lugar). Nossa equipe já está de olho no destino há tempos e, em 2018, foi acampar em pleno Jalapão.

A região também foi votada como a preferida dos nossos seguidores no Instagram. E, para ajudar os leitores do Quanto Custa Viajar que estão loucos para conhecer o Parque Estadual, separamos algumas dicas para planejar essa viagem.

João Pessoa – PB

Outro destino apontado como tendência para 2020 pelo Skyscanner, João Pessoa, na Paraíba, ficou em 4º lugar por seus “ares de Caribe, com arquitetura histórica e colorida“. Entre 2018 e 2019, o aumento nas buscas pelo destino foi de 48%. Nada mal, não é mesmo?

Agora só falta escolher o que visitar primeiro: as águas cristalinas de Picãozinho ou as piscinas naturais do Seixas?

Centro histórico de João Pessoa. Foto CC BY-SA 4.0 Ruy Carvalho

Juazeiro do Norte – CE

Já que estamos falando sobre tendências… Juazeiro do Norte, no Ceará, mereceu o primeiríssimo lugar nesse sentido, com um aumento de mais de 60% na procura, segundo o relatório divulgado pelo Skyscanner.

Em 2019, a cidade contou com uma intensa programação cultural para celebrar os 50 anos da estátua do Padre Cícero, no mês de novembro. Padre Cícero foi o fundador de Juazeiro do Norte e, embora não tenha sido canonizado, é considerado um santo popular no Nordeste.

Veja mais lugares deslumbrantes para conhecer no Ceará

Macapá – AP

Macapá, no Amapá, também mostrou que tem tudo para crescer como destino turístico em 2020. A única capital brasileira cortada pela linha do Equador registrou um aumento nas buscas por passagens de 38% no último ano.

Como não é possível chegar de carro ao local, é fácil entender que todo mundo esteja buscando um lugarzinho no avião para desbravar todas as belezas macapaenses, não é mesmo?

Fortaleza de São José de Macapá. Foto CC BY-SA 4.0 Alécio Cezar

Natal – RN

Os usuários brasileiros do Google buscaram muito por Natal – e eles não queriam saber do Papai Noel, mas sim da capital do Rio Grande do Norte, que ficou em 8º lugar entre os mais buscados.

Com um resort all inclusive inaugurado há pouco mais de um ano, praias incríveis e muito agito para curtir com a galera, Natal promete agradar a diversos tipos de viajantes.

Busque as melhores passagens para Natal

Panorama da praia de Ponta Negra. Foto CC BY-SA 4.0 Gresasc

Petrolina – PE

Outra tendência apontada pelo Skyscanner, Petrolina, em Pernambuco, registrou um aumento nas buscas de mais de 50%.

O mais bacana é que a cidade recebeu recentemente um treinamento sobre turismo acessível oferecido pelo Sebrae, buscando oferecer mais inclusão no turismo. Ou seja, todo mundo é bem-vindo!

Catedral de Petrolina. Foto CC BY 2.0 A. Júnior

Porto Alegre – RS

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi um dos destinos mais buscados pelos usuários brasileiros do Skyscanner em 2019.

Fora da rota tradicional, a cidade oferece boas atrações à mesa, como um chá da tarde tipicamente britânico ou os famosos (e gigantes!) “xis gaúchos”. Vem descobrir 10 motivos para se apaixonar por Porto Alegre.

Foto CC BY 2.0 Felipe Valduga

Porto Velho – RO

Porto Velho é tendência! A capital de Rondônia mostra que caiu nas graças dos viajantes, tendo registrado um aumento nas buscas de mais de 40% apenas no último ano, de acordo com o Skyscanner Brasil.

Rio Madeira, em Porto Velho. Foto CC BY 3.0 br Wilson Dias/ABr – Agência Brasil

Recife – PE

7º na preferência dos brasileiros que pesquisam passagens através do Skyscanner, Recife é um destino cheio de nuances.

Da Oficina de Cerâmica Francisco Brennand aos resorts econômicos, não tem como não se apaixonar por uma das mais vibrantes capitais do Nordeste.

Confira nosso guia de viagem para Recife

Rio de Janeiro – RJ

O Rio de Janeiro continua lindo e continua com 40ºC, mas mandou aquele abraço para os outros estados, que ficaram comendo poeira na preferência do público. Afinal, a Cidade Maravilhosa é vice-campeã de buscas entre os brasileiros tanto no Google quanto no Skyscanner.

Ele também é mencionado indiretamente, junto com São Paulo e outras cidades, pelo The New York Times como um dos 52 destinos para conhecer em 2020. Afinal, a publicação americana cita a Mata Atlântica em sua seleção.

O destaque fica para o projeto do Caminho da Mata Atlântica, uma trilha de 4 mil quilômetros que liga o Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, passando por mais de 90 áreas protegidas.

Salvador – BA

A capital baiana caiu nas graças do mundo. Salvador foi citada pela Condé Nast Traveller como o quinto melhor destino de férias neste ano que acaba de começar. O Skyscanner também aponta a cidade como a quarta mais buscada por brasileiros em seu site em 2019.

O Estadão complementa o título de queridinha e deixou a Bahia em terceiro lugar em sua seleção.

Foto: Mari Dutra

Santos – SP

Os usuários brasileiros do Google estão buscando viajar para Santos. A cidade litorânea ficou em 6º lugar em quantidade de pesquisas na plataforma. Uma vez lá, não deixe de conhecer o Museu do Café e seu edifício lindo.

Não perca nosso guia de viagem para Santos

Baía de Santos. Foto CC BY 2.0 Daniel Guimarães

São Paulo – SP

Preferido dos brasileiros no Skyscanner, segundo lugar nas buscas de usuários de todo o mundo no Google e terceiro na busca de nossos conterrâneos na mesma plataforma, São Paulo tem um pódio inteiro só para si.

Ubatuba – SP

Ubatuba foi o único destino brasileiro citado pela publicação “20 for 2020“, do Airbnb, que revela 20 lugares para conhecer em 2020.

Na 15ª posição, suas mais de 100 praias foram lembradas com destaque pela equipe da plataforma – e levou a 16ª na preferência do Estadão.

Opções não faltam. Já decidiu qual será o seu destino da vez?

Aproveita para conferir também nossas dicas para viajar em cada feriado do ano.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.