Quem busca um lugar aconchegante para viajar com mozão deve cogitar incluir a cidade mineira de Monte Verde na lista de destinos. Localizado na Serra da Mantiqueira e bem pertinho de São Paulo, o distrito de Camanducaia tem tudo para agradar os casais apaixonados.

Com clima ameno durante o ano todo, mas que durante o inverno faz aquele friozinho gostoso e atrai ainda mais os turistas, a cidade é perfeita para ser visitada entre os meses abril e agosto. Por ser considerada a alta temporada, os preços tendem a ficar mais altos, principalmente entre junho e julho.

Porém, durante o ano inteiro é gostoso descansar em Monte Verde. No verão, as temperaturas dificilmente passam dos 23°C (e os preços das hospedagem ficam mais em conta).

monte verde minas gerais
Foto: Wikimedia Commons

32 lugares para viajar a dois no Brasil e curtir com o seu par perfeito

monte verde minas gerais
Foto: Wikimedia Commons
monte verde minas gerais
Foto: Sabrinarck

A cidadezinha é rodeada por paisagens serranas e oferece muitos passeios para quem curte ter contato com a natureza.

Os fãs de turismo de aventura aproveitam os passeios na Fazenda Radical e na Quadriventure para tour com veículos 4×4 na cidade.

monte verde minas gerais
Foto: Rafael Vianna Croffi

23 cidades legais para conhecer em Minas Gerais

monte verde minas gerais
Foto: Rafael Vianna Croffi

Trilhas com dificuldades de todos os tipos também são encontradas em Monte Verde, como a Trilha da Pedra Redonda e do Chapéu do Bispo, a Trilha do Pico do Selado e até a caminhada na floresta da Mantiqueira com camping. Por lá, você vai encontrar passeios diversos que deixarão seu dia cheio!

Como chegar a Monte Verde

monte verde minas gerais
Foto: Rafael Vianna Croffi

Apesar de ficar em Minas Gerais, Monte Verde está mais próximo de São Paulo (a 162 km) do que de Belo Horizonte (a 484 km). Quem deseja viajar para lá de carro não encontra dificuldade. É só seguir até Camanducaia e pegar a Estrada do Paraíso para Monte Verde.

O trajeto até Monte Verde é todo asfaltado, o mais complicadinho é andar dentro da cidade, onde muitas ruas são de terra (mas nada que exija um veículo off-road). A Auto Viação Cambuí faz o trajeto de ônibus com saídas do Terminal Rodoviário do Tiête até Camanducaia, que fica a 30 km de distância de Monte Verde, onde é necessário pegar outro ônibus até Monte Verde.

Onde ficar em Monte Verde

monte verde minas gerais
Foto: Booking.com

Monte Verde possui hospedagens para todos os gostos e bolsos. A maioria acaba sendo mais romântica, com lareira, banheira de hidromassagem, jacuzi e chalés fofinhos. A Pousada Mirante da Colyna é uma hospedagem dos sonhos e com certeza vale a pena conferir.

Confira boas opções de hospedagem:

Preços consultados em fevereiro de 2019 e sujeitos à alteração. Caso queira encontrar mais opções, clique aqui e confira as hospedagens em Monte Verde.

Onde comer

Você estará em Minas Gerais, um dos melhores estados brasileiros para comer bem (e muito bem, diga-se de passagem). Em Monte Verde, os restaurantes aproveitam bem o clima de romance e também oferecem pratos típicos mineiros para todo mundo se deliciar. Confira boas opções para conhecer durante sua viagem:

Fondue

monte verde minas gerais
Foto: Casa do Foundue

Fondue combina perfeitamente com o clima friozinho da cidade e é uma das opções mais procuradas pelos turistas durante uma viagem a Monte Verde.

  • Villa Amarela: servem truta no fondue de carnes, além de massas e culinária típica.
  • AlpMinas: talvez o fondue de queijo e chocolate mais gostoso da cidade.
  • Restaurante Mont Vert: também conhecido como Casa do Fondue. Já dá para se preparar para coisa boa!

Gastronomia típica mineira

monte verde minas gerais
Foto: TripAdvisor

Estar em Minas Gerais e não se acabar aproveitando a culinária local é praticamente um pecado. Confira alguns dos melhores restaurantes para conhecer.

  • O Caipira: a clássica comida mineira, com leitão à pururuca, tutu de feijão e muito mais. Só vai <3
  • Restaurante Capricho: mais um lugar gostoso para saborear a culinária local.
  • Paulo das Trutas: lugar especial para quem quer saborear o peixe grelhado.

Massas

monte verde minas gerais
Foto: Portale di Napoli

Massas também são boas pedidas para saborear nos dias frios.

Doces e chocolates

monte verde minas gerais
Foto: Gressoney Chocolates

Monte Verde possui fábricas de chocolates que você deve visitar, além de cafés com sobremesas maravilhosas!

Bares

monte verde minas gerais
Foto: Arsenal da Cerveja

Cerveja artesanal e lugares para petiscar também existem por lá!

Geleias e embutidos

monte verde minas gerais
Foto: Manduca

É claro que você tem que trazer na mala alguns queijos, salames e geleias mineiras!

Com clima agradável e cheio de romantismo, com certeza vale a pena colocar o distrito de Monte Verde na sua lista de destinos dos sonhos para curtir um final de semana com mozão ou até mesmo o Dia dos Namorados, hein <3

Você já visitou essa cidadezinha fofa em Minas Gerais? Se sim, conte como foi sua experiência aqui nos comentários e aproveite para deixar mais dicas para os próximos viajantes!

Verão 2020

Programe-se para curtir as belezas da Bahia no próximo verão! Temos dicas de lugares incríveis para suas férias.