Quem busca um lugar aconchegante para viajar com mozão deve cogitar incluir a cidade mineira de Monte Verde na lista de destinos. Localizado na Serra da Mantiqueira e bem pertinho de São Paulo, o distrito de Camanducaia tem tudo para agradar os casais apaixonados.

Com clima ameno durante o ano todo, mas que durante o inverno faz aquele friozinho gostoso e atrai ainda mais os turistas, a cidade é perfeita para ser visitada entre os meses abril e agosto. Por ser considerada a alta temporada, os preços tendem a ficar mais altos, principalmente entre junho e julho.

Porém, durante o ano inteiro é gostoso descansar em Monte Verde. No verão, as temperaturas dificilmente passam dos 23°C (e os preços das hospedagens ficam mais em conta).

32 lugares para viajar a dois no Brasil e curtir com o seu par perfeito

monte verde minas gerais
Foto: Wikimedia Commons

A cidadezinha é rodeada por paisagens serranas e oferece muitos passeios para quem curte ter contato com a natureza.

Os fãs de turismo de aventura podem aproveitar os passeios na Fazenda Radical e na Quadriventure para tour com veículos 4×4 na cidade.

23 cidades legais para conhecer em Minas Gerais

monte verde minas gerais
Foto: Rafael Vianna Croffi

Trilhas com dificuldades de todos os tipos também são encontradas em Monte Verde, como a Trilha da Pedra Redonda e do Chapéu do Bispo, a Trilha do Pico do Selado e até a caminhada na floresta da Mantiqueira com camping. Por lá, você vai encontrar passeios diversos que deixarão seu dia cheio de energia!

Como chegar a Monte Verde

monte verde minas gerais
Foto: Rafael Vianna Croffi

Apesar de ficar em Minas Gerais, Monte Verde está mais próximo de São Paulo (a 162 km) do que de Belo Horizonte (a 484 km). Quem deseja viajar para lá de carro não encontra dificuldade. É só seguir até Camanducaia e pegar a Estrada do Paraíso para Monte Verde.

O trajeto até Monte Verde é todo asfaltado, o mais complicadinho é andar dentro da cidade, onde muitas ruas são de terra (mas nada que exija um veículo off-road). A Auto Viação Cambuí faz o trajeto de ônibus com saídas do Terminal Rodoviário do Tiête até Camanducaia, que fica a 30 km de distância de Monte Verde, onde é necessário pegar outro ônibus até Monte Verde.

Onde ficar em Monte Verde

monte verde minas gerais
Foto: Booking.com

Monte Verde possui hospedagens para todos os gostos e bolsos. A maioria acaba sendo mais romântica, com lareira, banheira de hidromassagem, jacuzzi e chalés fofinhos. A Pousada Mirante da Colyna é uma hospedagem dos sonhos e com certeza vale a pena conferir.

Confira boas opções de hospedagem:

Preços consultados em dezembro de 2021 e sujeitos à alteração. Caso queira encontrar mais opções, clique aqui e confira as hospedagens em Monte Verde.

Onde comer

Você estará em Minas Gerais, um dos melhores estados brasileiros para comer bem (e muito bem, diga-se de passagem). Em Monte Verde, os restaurantes aproveitam bem o clima de romance e também oferecem pratos típicos mineiros para todo mundo se deliciar. Confira boas opções para conhecer durante sua viagem:

Fondue

monte verde minas gerais
Foto: Casa do Foundue

Fondue combina perfeitamente com o clima friozinho da cidade e é uma das opções mais procuradas pelos turistas durante uma viagem a Monte Verde.

  • Villa Amarela: servem truta no fondue de carnes, além de massas e culinária típica.
  • AlpMinas: talvez o fondue de queijo e chocolate mais gostoso da cidade.
  • Restaurante Mont Vert: também conhecido como Casa do Fondue. Já dá para se preparar para coisa boa!

Gastronomia típica mineira

Estar em Minas Gerais e não se acabar aproveitando a culinária local é praticamente um pecado. Confira alguns dos melhores restaurantes para conhecer.

  • O Caipira: a clássica comida mineira, com leitão à pururuca, tutu de feijão e muito mais. Só vai <3
  • Restaurante Capricho: mais um lugar gostoso para saborear a culinária local.
  • Paulo das Trutas: lugar especial para quem quer saborear o peixe grelhado.

Massas

monte verde minas gerais
Foto: Portale di Napoli

Massas também são boas pedidas para saborear nos dias frios.

Doces e chocolates

monte verde minas gerais
Foto: Gressoney Chocolates

Monte Verde possui fábricas de chocolates que você deve visitar, além de cafés com sobremesas maravilhosas!

Bares

monte verde minas gerais
Foto: Arsenal da Cerveja

Cerveja artesanal e lugares para petiscar também existem por lá!

Geleias e embutidos

monte verde minas gerais
Foto: Manduca

É claro que você tem que trazer na mala alguns queijos, salames e geleias mineiras!

O que fazer na cidade

Além das atividades de aventura que falamos lá em cima, existe uma série de lugares charmosos para você visitar – sem precisar suar a camisa. Por isso, depois de visitar os pontos para se alimentar bem, aproveite para gastar a energia por aqui:

  • Avenida Monte Verde

É a rua principal da cidade e, consequentemente, a mais badalada. Lá você vai encontrar os principais restaurantes, bares e lojinhas.

A avenida tem um aspecto bastante europeu, e as construções fazer referência a países como Suíça, Alemanha e Itália.

  • Mirante do Aeroporto

O ponto mais alto da cidade é também um dos mais bonitos. O aeroporto é considerado o mais alto do Brasil e, apesar de ser utilizado apenas para voos particulares com aeronaves de pequeno porte, ele dá uma visão privilegiada de todos os picos da cidade.

De lá, é possível admirar de cima todo o município. E o melhor: aproveitar para tirar fotos, tanto com o fundo de araucárias (árvores típicas da região), quanto dos grafites que ficam próximo ao mirante.

  • Parque Oschin

Se você gosta de contato com a natureza, não deixe de visitar o Parques Oschin!

Lá, você vai encontrar algumas atrações especiais: desde lazer para as crianças até um restaurante dentro do parque, para quando bater aquela fome. Ainda assim, a atração principal é uma trilha de 2 km por todo o parque, para você admirar as belezas ao seu redor.

Ah, outros espaços super aconchegantes para você visitar no parque junto com a família é a Cascata da Olívia e a Gruta do Ian. Ambas são quedas pequenas, mas lindas!

Mas não deixe de conhecer o Caminho das Hortênsias: uma trilha cercada de hortênsias. Lindo para quem ama flores e cores. Ainda assim, queremos lembrar que as hortênsias florescem apenas no verão, geralmente nos meses de novembro a março. Ou seja, se programe para ir nesse período se gostar dessas flores.

O ingresso para o Parque Oschin custa R$50,00 por pessoa, e crianças têm desconto, a depender da idade.

Foto: Divulgação 

  • Ice Bar

Esse bar poderia estar dentro da nossa lista de “onde comer”, mas preferimos separá-lo; afinal, visitar o Ice Bar é uma verdadeira experiência. Lá, você vai poder experimentar os diferentes sentidos (além do paladar), para provar diversos tipos de bebida. Vale a pena para quem quer visitar um espaço diferente.

Quando ir

Com clima agradável e cheio de romantismo, com certeza vale a pena colocar o distrito de Monte Verde na sua lista de destinos dos sonhos para curtir um final de semana com mozão ou até mesmo o Dia dos Namorados, hein!

monte verde minas gerais
Foto: Sabrinarck

No inverno

Para quem quer aproveitar um frio verdadeiro, nosso conselho é visitar a cidade no inverno. Em julho, o Festival de Inverno de Monte Verde conta com diversos espetáculos culturais: teatro, dança, música, circo e muito mais.

Entretanto, prepare-se. Tanto para o frio quanto para a cidade cheia. É a hora que o turismo está mais aquecido.

No verão

O verão é outro momento bastante positivo para visitar Monte Verde. Principalmente se você quiser mais tranquilidade – e nem tanto frio assim. Apesar disso, esteja preparado para algumas chuvas e, consequentemente, alguns imprevistos.

Como algumas ruas da cidade são de barro, o seu deslocamento pode ficar prejudicado. Ainda assim, pode ser que o preço das estadias esteja bem melhor nessa época, por ser baixa estação para a cidade.

No Natal

Se você quiser viver a magia do Natal de perto, recomendamos a passagem por essa cidade. É lá que acontece, todo o ano, o Natal Cultural nas Montanhas: uma evento com uma programação cheia de shows e eventos.

E você? Já visitou essa cidadezinha fofa em Minas Gerais? Se sim, conte como foi sua experiência aqui nos comentários e aproveite para deixar mais dicas para os próximos viajantes!