Mar, sombra e água fresca. Apesar de clichê, essa é a melhor definição de Guarapari, cidade no Espírito Santo que caiu no gosto dos turistas que desejam aproveitar dias de férias em uma região linda, com mar calminho e cristalino.

Esse paraíso, a 60 km de distância de Vitória, tornou-se o destino de verão de capixabas, mineiros e já se espalhou em outros cantos do Brasil. Afinal de contas, todo mundo quer aproveitar as praias paradisíacas do Espírito Santo.

Com um litoral tão bonito, você pode facilmente reservar vários dias em seu roteiro de viagem para curtir o mar na região. Confira mais sobre as praias de Guarapari e organize seu passeio.

Bora para Guarapari? Encontre sua passagem aérea para Vitória aqui

Conheça as praias de Guarapari

1. Praia das Castanheiras

Bem no coração de Guarapari, na região central da cidade, os turistas conseguem encontrar ótimas praias sem precisar se deslocar muito. A Praia das Castanheiras é uma das mais badaladas, atraindo todo tipo de viajante que quer dar um mergulho nas águas calmas e bonitas do Espírito Santo.

O acesso é fácil, com várias ruas próximas para você parar o carro, caso vá até a praia com veículo próprio ou alugado.

Pertinho dali, é possível encontrar muitas opções boas de hospedagem, como:

2. Praia dos Namorados

Cercada por coqueiros e rochedos, a Praia dos Namorados é um reduto cheio de belezas em Guarapari. As águas calmas e transparentes são propícias para a prática de mergulho e snorkelling, conseguindo observar muitos peixes e a flora marinha.

A extensão dessa praia é pequena se comparada com outras na região, isso faz com que a Praia dos Namorados seja menos frequentada, oferecendo uma atmosfera mais reservada e privativa. Na alta temporada, o movimento fica maior, já que todo mundo quer aproveitar as águas rasas e tranquilas.

Essa praia fica na região central de Guarapari, ao lado da Praia das Castanheiras, ou seja: o acesso é bem fácil, você pode ir de carro e deixar o veículo antes das placas que indicam o acesso à praia.

3. Praia da Areia Preta

Mais uma praia gostosa para tomar banho e aproveitar as águas calmas do litoral capixaba! Fora de temporada, a Praia da Areia Preta é bastante frequentada pela terceira idade, justamente porque é tranquila e também porque a areia escura, com concentração de monazita, ajuda quem tem dores de reumatismo, comprovado por pesquisadores.

Areia Preta também fica na região central, à direita da Praia da Castanheira e bem ao lado da orla de Guarapari. O acesso é feito por meio de rampas até chegar na areia. Quase de frente para o mar, é possível encontrar boas hospedagens, como o Bristol Guarapari Residence e o Hotur Hotel.

4. Praia das Virtudes

Essa discreta praia de águas cristalinas em Guarapari costuma atrair frequentadores de municípios variados e moradores dos edifícios de alto padrão logo em frente. Eles se entregam à beleza do local, rodeado por pedras e com uma pequena faixa de areia grossa.

O mar da Praia das Virtudes é bem convidativo e o clima é de aconchego, localizado no circuito histórico-cultural de Guarapari. Por estar próxima ao centro, conta com infraestrutura; há uma orla iluminada, com bares, restaurantes e pousadas próximas.

5. Praia do Morro

praia do morro
Foto: Wikimedia Commons

A Praia do Morro também faz parte da região central de Guarapari, sendo considerada uma das maiores da cidade, com 3 km de extensão. Por ser tão grande assim, o mar varia conforme a altura onde você se encontra. Em alguns pontos, um piscinão sem ondas se forma, ótimo para boiar. Já em outros, o mar fica mais agitado, com ondas boas para “pegar jacaré”.

No calçadão, o turista encontra tudo pertinho, como bares e restaurantes para fazer suas refeições. A praia fica ao lado do Parque Natural Municipal Morro da Pescaria, você pode emendar uma visita até o local.

Na hora de se hospedar, é possível ficar no Hotel Quatro Estações de frente para o mar, na Pousada Casa de Praia, no Apartamento da Vovó Vilma ou no Hotel Diamantina.

6. Praia Vermelha

Ainda na região central, a Praia Vermelha é mais uma das praias paradisíacas do Espírito Santo que você precisa conhecer durante sua viagem a Guarapari.

O local ainda não é muito explorado pelos turistas, já que fica em uma área de proteção do Parque Municipal do Morro da Pescaria (ingresso custa R$ 3,00). Para chegar até lá, é preciso percorrer uma trilha ecológica bem escondidinha toda cercada pela vegetação. A caminhada é de menos de 5 minutos e a vista que se tem o mar azul durante o percurso é linda.

Chegando, o visitante encontra uma praia pequena (com 20 metros de extensão), com bastante rochas ao redor e sem infraestrutura. Vale muito a pena visitar para ver ao vivo esse cantinho lindo, mesmo que não entre no mar gelado!

7. Praia do Ipiranga

Mais uma praia a menos de 2 km do centro da cidade: quer jeito mais fácil do que se deslocar do que esse? A cidade por si só já é uma delícia, com as praias todas pertinho uma da outra, curtir o mar e pegar um bronze na areia está mais do que garantido!

Mesmo estando no centrão, a Praia do Ipiranga ainda é pouco frequentada pelos visitantes, já que o movimento maior são de pescadores que partem cedinho para suas atividades.

Diferente da maioria das praias paradisíacas do Espírito Santo, as águas aqui são agitadas, com boas ondas para quem gosta de surfar. O local rústico não conta com infraestrutura de bares e restaurantes, mas é bem fácil chegar e você pode deixar o carro estacionado ao lado da orla.

8. Praia Bacutia

Que cenário mais bonito! A Praia Bacutia é toda rodeada por vegetação nativa e costões rochosos que deixam o visual paradisíaco! As águas esverdeadas e quase sem ondas que mais parecem uma piscina natural completam a paisagem, garantindo que essa seja uma das praias mais frequentadas da cidade.

O calçadão ao redor garante espaço para caminhada, além de possui vários bares, restaurantes e quiosques para fazer um lanche ou almoçar. A Praia Bacutia fica a 8 km do centro de Guarapari, mas sem trânsito, em menos de 15 minutos de carro chega-se ao local.

Caso queira se hospedar por lá, saiba que existem hotéis e pousadas para fazer sua reserva, como o Apartamento Bacutia Frente Mar, a Pousada Enseada do Coqueiro e o Hotel Nova Guarapari.

9. Praia Peracanga

praia de peracanga
Foto: Wikimedia Commons

Areia dourada, fininha e com mar azul-esverdeado à frente: assim é a Praia Peracanga, mais um destino de verão altamente recomendado para quem viaja em família ou busca um cantinho para relaxar enquanto sente a brisa do mar batendo no rosto.

A Praia Peracanga já foge da região central da cidade (6,5 km de distância), mas o acesso é muito fácil, podendo estacionar o carro pertinho do calçadão e descer até a areia numa boa! Essa praia, junto com as praias de Bacutia e de Guaibura formam a Enseada Azul de Guarapari.

De lá, siga ainda para a Praia do Jogo da Baleia e para a Praia de Guaibura, dois pontos bem bonitos na cidade para trazer muitas fotos de recordação de Guarapari.

Se quiser se hospedar pertinho da Praia Peracanga, procure pela Pousada Enseada Verde, a Pousada Caravelas Guarapari ou até a Pousada Jogo da Baleia.

10. Praia de Meaípe

A Praia de Meaípe é considerada uma das mais bonitas do Brasil! Sendo assim, é altamente recomendado que você coloque a praia em seu roteiro de passeios em Guarapari. Também rodeada pela natureza e vegetação nativa de castanheiras, a praia é bastante frequentada na alta temporada, já que todo mundo quer curtir esse visual e as águas tranquilas.

O destino fica a 9 km do centro da cidade, mas como não é de se admirar, o acesso é fácil, com lugares para deixar o carro e se jogar no mar sem demorar muito. A orla é bem estruturada, com muito comércio ao redor.

Quem opta por se hospedar ali pertinho pode ficar no Hotel Meaípe, na Pousada Solar Meaípe ou na Pousada do Sol.

11. Praia dos Padres

praia dos padres praias paradisíacas do espirito santo
Foto: Fabian Kron

Existe um paraíso entre as praias de Meaípe e Bacutia. A Praia dos Padres fica a 9 km de distância do centro de Guarapari e, por ser bem escondidinha, quase não tem movimento de turistas. Uma pena, porque o lugar é simplesmente lindo!

Para chegar até esse pedacinho do céu, basta ir de carro pela Avenida Beira Mar. Depois, inicie a descida para a areia, fazendo isso em uma escada de tocos de madeira (tem corrimão, mas desça sem pressa).

Ao chegar na praia, é impossível não se apaixonar pelas castanheiras que geram muita sombra para quem deseja jogar uma canga e descansar. A faixa de areia ao sol também é muito boa, vale a pena visitar uma das praias mais lindas do Brasil.

Ali pela região, aproveite para ir ao Mirante da Praia de Meaipe, à Igreja de Sant’Ana e ainda emendar a ida à Praia do Urubu e a Praia das Confissões.

12. Três Praias

tres praias guarapari
Foto: Wikimedia Commons

As praias de Guarapari são conhecidas em se tratando de beleza, mas a região das Três Praias é tida como uma das melhores. Ali se reúnem as praias Mateus Lopes, Leontina e a do Saco, ou Ancoradouro, como também é chamada. Todas possuem uma características únicas e são banhadas por um mar calmo de águas cristalinas. Costuma atrair famílias com crianças e jovens aventureiros, que buscam tranquilidade.

De maneira geral, saiba que em Guarapari você vai encontrar praias lindas, com mar calmo e coloração azul-esverdeada encantadora. A maioria dos lugares fica ao lado de avenidas que ligam todas as praias, além de possui orla bem estruturada com calçadão e tudo perto!

Ainda tem o Morro Pescaria, a Praia do Camping, a Praia de Setiba, a Lagoa Sebastião, a Praia do Ermitão e mais um montão de lugar lindo em Guarapari para conhecer!

Como chegar nas praias de Guarapari

O ideal é ter um carro para explorar as praias. Para quem não é do Espírito Santo, deve pegar um voo até Vitória e lá mesmo pegar um carro alugado para ir até Guarapari (pouco menos de 2 horas de estrada).

Há ainda a possibilidade de ir de ônibus. A Viação Alvorada faz o trajeto até Guarapari (centro) saindo do Aeroporto de Vitória.

Também há opções de ônibus saindo da Rodoviária de Vitória e chegando até a Rodoviária de Guarapari. Mas é bom lembrar que a rodoviária de Guarapari (rodoshopping) fica a uns 5km do centro da cidade.

Se eu pudesse me teletransportar agora mesmo para uma cidade com praias no Brasil, escolheria Guarapari sem pensar duas vezes.

Onde comer em Guarapari

Existem diversas opções para comer em Guarapari, a maioria concentrada no Centro e no bairro São Judas Tadeu porém a Praia Bacutia, mais afastada do centro da cidade, também conta com opções gastronômicas. É de Guarapari o prato típico do Estado: a moquequinha de banana-da-terra, refeição indispensável na sua visita à cidade!

Gaeta

É um dos restaurantes mais antigos da cidade e foi aqui que há mais de 30 anos, Idalina Vieira criou o prato tradicional de moquequinha de banana-da-terra que geralmente acompanha o famoso prato de moqueca capixaba. Av. Santana, 45 – (27) 3272-1202

Casa Marracini

Um dos restaurantes mais bem recomendados de Guarapari, a Casa Marracini oferece de tudo um pouco; frutos do mar, carnes e massas, todos feitos com ingredientes de primeira fazendo com que seus pratos sejam elogiados por todos. Rua Fernando de Abreu 121 – 27 3261-1616

Cantinho do Curuca

Famoso pela sua moqueca tradicional capixada o restaurante está aberto a mais de 40 anos oferecendo frutos do mar frescos e deliciosos em um ambiente simples para toda a família. Além da moqueca, vale também experimentar a lagosta e o camarão. Av. Santana, 96 – 27 3272-1262

2 comentários

  1. Por que o setor de turismo não investe, como merece, as Cidades litorâneas do ES? Com praias lindíssimas deveríamos esperar vários Resorts All Inclusive. Todos os anos aguardo, mas não é inaugurado. E aí??? Quando??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.