Está aberta a temporada de planejamento de viagens para 2019.

Para os indecisos, a Lonely Planet já lançou sua listinha anual indicando os melhores destinos para visitar este ano. Enquanto em 2018 a publicação apontava Chile, Coreia do Sul e Portugal entre as principais tendências, este ano os queridinhos dos viajantes devem ser o Sri Lanka, Alemanha e Zimbábue.

Além de sugerir os melhores países, a publicação destaca ainda cidades que devem ganhar preferência entre os turistas. Este ano, o título ficou com Copenhague, capital da Dinamarca, que conquistou o coração do juri devido à sua “cena gastronômica”. A nível regional, Piemonte, na Itália, ganhou destaque.

No ano passado, a Bahia foi o único destino brasileiro citado na seleção, mas nosso país ficou de fora da preferência dos viajantes para o próximo ano. Veja abaixo o ranking de países, cidades e regiões listados pelo Lonely Planet.

Melhores países para viajar em 2019

1. Sri Lanka

Já notável para viajantes intrépidos por sua mistura de religiões e culturas, seus templos atemporais, sua vida selvagem rica e acessível, sua cena de surf crescente e seu povo que desafia todas as probabilidades pela sua acolhida e simpatia após décadas de conflito civil, este é um país revivido“, define a publicação.

Foto: Natalia Tavannikova

2. Alemanha

Que tal comemorar o centenário da Bauhaus em plena Alemanha? Daquelas oportunidades que só 2019 é capaz de oferecer.

Foto: Nikita Semerenko

3. Zimbábue

Classificado pela revista como um dos destinos mais seguros da África, o país também é lar da maior queda d’água do mundo. As Cataratas de Vitória se localizam na fronteira entre o Zimbábue e a Zâmbia.

Foto: Christine Donaldson

4. Panamá

Basta um voo curtinho para chegar até esse vizinho latino-americano, cuja capital completa 500 anos em 2019. É festa que você quer?

Foto: Angel Silva

5. Quirguistão

Ainda pouco conhecido dos turistas tradicionais, o Quirguistão já está entrando no radar de viajantes alternativos. Corra, antes que seja tarde.

Foto: James Stronsky

6. Jordânia

Se o Oriente Médio ainda não estava nos seus planos, que tal começar com uma viagem à Jordânia? O país promete surpreender os viajantes com atrações tão diversas quanto cenários bíblicos como Sodoma a paisagens ecológicas como o ponto mais baixo da Terra.

Foto: Agustina Furor

7. Indonésia

Com mais de 17 mil ilhas e muitas belezas naturais, é difícil ficar imune ao charme da Indonésia. E, apesar de ter sido atingido recentemente por um terremoto, a maior parte do país permanece segura para visitantes.

Foto: Dennis Rochel

8. Bielorrúsia

Além de ser o destino dos Jogos Europeus de 2019 (uma espécie de mini-Olimpíada realizada entre países do continente), a Bielorrúsia também oferece uma mistura eclética com doses iguais de cultura, história e tendências que promete agradar a diferentes perfis de viajantes.

Foto: Mikita Karasiou

9. São Tomé e Príncipe

Até que enfim algum país dessa lista em que você pode se comunicar em bom português, idioma oficial de São Tomé e Príncipe. Essas duas ilhas na costa africana são um verdadeiro achado para quem busca novas experiências.

Foto: CC BY-SA 2.0 Maria Cartas/Flickr

10. Belize

Se a segunda maior barreira de corais do mundo parece pouco para você, então talvez a mistura de culturas e os preços acessíveis possam te convencer a conhecer Belize no próximo ano. Confira um post especial sobre esse país!

Foto: Chase Fleming

Melhores cidades para viajar em 2019

1. Copenhague, Dinamarca

A crescente cena de comida de rua da cidade está arrasando na região de Refshaleøen, onde um antigo estaleiro é agora o mercado de comida e artesanato Reffen. O parque de diversões Tivoli Gardens está combatendo a deprê de inverno com uma nova temporada em fevereiro, enquanto o centro de gerenciamento de resíduos Amager Bakke tem deixado as pessoas de queixo caído com sua pista de esqui na cobertura e trilhas para caminhadas“, diz a publicação.

Foto: Max Adulyanukosol

2. Shenzhen, China

Considerada o Silicon Valley chinês, essa pode ser a cidade mais inovadora do país.

Foto: Denys Nevozhai

3. Novi Sad, Sérvia

Eleita a capital jovem da Europa em 2019, Novi Sad carrega consigo uma grande tarefa para os próximos 12 meses.

Foto: CC BY 2.0 Ivan Aleksic

4. Miami, Estados Unidos

Miami foi tendência, virou clichê, se tornou brega e parece estar ressurgindo nas paradas. Além de noitadas, compras e praias, a cidade agora revive com uma intensa cena cultural.

Foto: Joël de Vriend

5. Catmandu, Nepal

Após ser arrasada por um terremoto em 2015, o destino consegue se reerguer e encantar os visitantes que desejam uma nova experiência no Nepal.

Foto CC BY 2.0 Piterpan

6. Cidade do México

Enorme, vibrante e exalando latinidade, a Cidade do México foi eleita a Capital Mundial do Design em 2018.

Foto: Manuel Arroyo

7. Dakar, Senegal

Com um novo aeroporto internacional recém-inaugurado, Dakar tem tudo para se tornar um dos destinos queridinhos da África.

Foto CC BY 2.0 mostroneddo

8. Seattle, Estados Unidos

Com o distrito comercial de Denny Triangle totalmente reformado com uma ajudinha da Amazon, Seattle desponta novamente na preferência de viajantes que têm os Estados Unidos como destino.

Foto: Timothy Eberly

9. Zadar, Croácia

Depois de Dubrovnik, é a vez de Zadar conquistar corações na Croácia. Uma vez que chegam ao local, os curiosos podem se encantar com a experiência de ver de perto o órgão do mar, um verdadeiro espetáculo que une natureza e arte (veja mais sobre ele aqui).

Foto: Lucas Messere

10. Meknès, Marrocos

Esqueça os mercados de Marrakech ou as ruelas azuis de Chefchaouen. O novo destino marroquino por excelência é Meknès, com o incrível Mausoléu de Mulai Ismail, que acaba de passar por uma longa restauração.

Foto CC BY 3.0 Jerzy Strzelecki

Melhores regiões para viajar em 2019

1. Piemonte, Itália

Com as cenas de artes contemporâneas e música eletrônica de Turim florescendo, um autorretrato muito especial de Leonardo da Vinci esquadrinhado na Biblioteca Reale da cidade, trilhas de caminhada alpinas sublimemente remotas e um punhado de vilarejos e vales primorosamente bucólicos oferecendo indiscutivelmente os melhores tintos (vinho) e brancos (trufas) da Itália, pode não ser um segredo dos viajantes mais experientes, cultos e gourmet por muito tempo“, destaca a publicação.

Foto CC BY-SA 3.0 Piedmont Properties

2. Montanhas Catskill, Estados Unidos

Em 2019, Woodstock irá completar 50 anos. A região onde um dos festivais de música e cultura mais intrigantes do mundo nasceu irá receber uma comemoração para celebrar a data no mês de agosto.

Foto: Rob Bye

3. Norte do Peru

Com as visitações a Machu Picchu sendo limitadas, o Peru tem investido em infraestrutura para outros destinos, em especial o norte do país, onde é possível visitar o sítio arqueológico de Kuélap.

Foto CC BY-SA 2.5 Elemaki

4. The Red Centre, Austrália

Aprender sobre as culturas aborígenes da Austrália visitando o monumento sagrado de Uluru é uma experiência inesquecível. Se antes era possível escalar a rocha, ela agora ganha destaque como um Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.

Foto CC BY 2.0 Corey Leopold

5. Terras Altas e ilhas da Escócia

Nos últimos dois anos, pelo menos 20 destilarias abriram na Escócia – e a mesma quantidade deve inaugurar até 2020. Quer motivo melhor para conhecer essa região ainda pouco explorada do Reino Unido?

Foto: Antoine Fabre

6. Extremo Oriente Russo

Como consequência da realização da Copa do Mundo, o turismo na Rússia parece ter florescido e a cidade de Vladivostok ganha destaque nesse sentido.

Foto CC BY 2.0 watchsmart

7. Gujarate, Índia

O estado indiano de Gujarate irá celebrar o aniversário de 150 anos de Mahatma Gandhi em outubro e nenhum viajante vai querer perder essa festa, não é mesmo?

Foto CC BY-SA 3.0 Bernard Gagnon

8. Manitoba, Canadá

Com um toque multicultural, um quarto da população de Manitoba imigrou recentemente de países como Filipinas, Índia e Nigéria – e o destino ainda possui belezas naturais de tirar o fôlego.

Foto: Eva Blue

9. Normandia, França

Muita história e belas praias se fundem na paisagem da Normandia. Com a comemoração dos 75 anos do Dia D, a região deve ficar ainda mais agitada em 2019.

Foto CC BY-SA 3.0 Benh LIEU SONG

10. Vale de Elqui, Chile

Próximo ao extremo sul do Deserto do Atacama, surge uma região ainda pouco explorada. O Vale do Elqui tem rios, montanhas, vinhedos e 320 dias de sol por ano. Nada mal, não é mesmo?

Foto CC BY-SA 2.0 Yerko Montenegro

Pronto para fazer as malas? Opções não vão faltar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.