Se você gosta de admirar obras arquitetônicas do século passado ou de se sentir numa verdadeira máquina do tempo, anote na agenda o seu próximo destino. Separamos 10 passeios imperdíveis em Cuba, país rico em nostalgia e história, com pitadas de melancolia e cores vibrantes, que fazem parte de suas raízes.

A procura pela terra de Fidel Castro é tamanha, que as agências de viagem estão atuando com dificuldades para novas reservas. Segundo reportagem do jornal The Guardian, os hotéis estão superlotados e sem previsão de reservas para um curto período de tempo.

Abrindo espaço para o governo norte-americano, a tendência é aumentar ainda mais os visitantes na região. Com passagens aéreas em mãos e tempo para aproveitar as maravilhas cubanas, confira alguns passeios indispensáveis, dentro e fora de Havana:

Passeios imperdíveis em Cuba

1. Admire o Casa de la Amistad

Sediado numa casa da década de 1920, no bairro Vedado, este bar e restaurante é um colírio para os olhos, além de barato. O design interior e a arquitetura, que inclui mármore, fontes, espelhos e janelas de ferro, encantam qualquer um e não à toa, o local se tornou parada obrigatória em Havana.

© Cuba Absolutely

© Cuba Absolutely

2. Assista o pôr do sol em El Morro

O forte de El Morro, construído no século 16, foi usado como prisão por muitos anos, mas agora funciona como um excelente ponto para se contemplar o oceano Atlântico e o pôr do sol. Todas as noites, às 21h, um dos canhões cerimoniais é disparado das paredes.

El morro 2

El Morro

3. Se jogar nas praias de Varadero

Com visual paradisíaco típico das praias caribenhas, Varadero tem 4.800 metros de costa litorânea para o deleite dos turistas. É por lá que se concentram algumas das águas mais cristalinas do mundo, o que torna o destino propício para mergulho. O visual fica a poucos metros de resorts all inclusive, lojas, bares e restaurantes.

Varadero

4. Mergulhe na cachoeira El Nicho

A bela cachoeira no Río Hanabanilla fica na província de Cienfuegos, que pode ser acessada de táxi, carro ou caminhão, que transporta a galera até a pequena comunidade. O lugar é um prato cheio para o ecoturismo, incluindo trilhas, piscinas naturais e grutas.

5. Prove a comida de rua

A comida de rua pode não ser das mais higiênicas do mundo, mas certamente é uma das mais saborosas. Experimente os batidos, vendidos em vários sabores, mas principalmente papaya e goiaba, a torta de coco e o hambúrguer de porco.

batidos de guayaba

Foto via

6. Aprenda salsa no club 1830

Os ritmos caribenhos embalam as noites cubanas, em especial a salsa. Como nem todo mundo tem esse gingado, que tal aproveitar a viagem para aprender uns movimentos novos? No club 1830, em Havana, sempre tem gente animada e dançando, dispostas ainda a espalhar esta cultura para quem quer aprender. Não deixe de visitar o jardim do local.

club1830

7. Navegue pela Cueva del Indio

Se houver tempo, não deixe de conhecer o vale de Viñales, na província de Pinar del Río, onde as paisagens serranas e campos de plantio de tabaco encantam pelo visual. A cerca de 5 km dali está a incrível Cueva del Indio, grutas onde os índios de escondiam. O lugar é cheio de entradas, pinturas rupestres e outros detalhes naturais.

8. Jante no La Guarida

Um dos mais tradicionais de Havana, o restaurante ganhou fama após servir de cenário para o filme Fresa y Chocolate, de 1994, que concorreu ao Oscar. Na época, muitas pessoas se sentiram motivadas a visitar o país. O lugar, num palacete do início do século 20, é mais uma relíquia arquitetônica de Cuba, mas serve pratos da cozinha contemporânea. Não é barato, mas vale a visita.

la guarida

9. Visite Finca Vigía, a casa de Ernest Hemingway

O escritor norte-americano Ernest Hemingway viveu em Cuba entre 1939 e 1960, trazendo bastante fama para o país. A casa onde viveu, próxima a Havana, foi transformada em museu, que ainda inclui seu mobiliário e pertences pessoais. Outro ponto frequentado por ele é o bar La Bodeguita del Medio, na capital, que completa 74 anos em 2016. Música ao vivo regada a doses de mojito animam a bodega de três andares, lotada de fotos nas paredes.

finca vigia

bodeguita

10. Passe um dia em Trinidad

Trinidad é uma cidade litorânea que ainda respira o período colonial. Praias de areia branquinha e águas azuis turquesa, vida noturna agitada, visual bucólico e uma porção de casinhas coloridas são alguns dos atrativos da cidade. O passeio, a 3h30 de carro partindo de Havana, é tido como uma das melhores experiências em Cuba.

trinidad2
Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

7 comentários

  1. Olá! Adorei as dicas. Pretendo ir á Cuba em março, provavelmente irei passar duas semanas por lá. Gostaria de visitar um ou dois países próximos antes de voltar. O que indicam?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.