A região da Serra Gaúcha possui alguns dos melhores destinos do país e se você não tem muito tempo para conhecer cada lugar com calma (que com certeza cada cidade merece uma viagem dedicada para si), confira nosso roteiro na Serra Gaúcha para conhecer um pouquinho de cada cidade maravilhosa dentro de 7 dias.

A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, reúne destinos muito populares, como Gramado, Canela, Bento Gonçalves (e o famoso Vale dos Vinhedos) em distâncias próximas, podendo fazer essas três cidades em apenas uma semana. 

Se você quiser adaptar o roteiro para ficar mais ou menos dias, fique à vontade e compartilhe nos comentários qual foi o seu roteiro na Serra Gaúcha.

Vinícola em Bento Gonçalves/Foto: Pixabay

Serra Gaúcha

Uma viagem a essa região é a garantia de refeições fartas e deliciosas, comidas típicas, variedade de hospedagens, compras e atrações para todas as idades, então um roteiro na Serra Gaúcha acaba sendo boa pedida em qualquer época do ano.

A região é imperdível de janeiro a janeiro, com destinos turísticos bem equipados e preparados para receber os turistas a qualquer momento, mas ganha um charme a mais no inverno, que devido a suas baixas temperaturas, lembra ainda mais o continente europeu.

Além do clima do período, as cidades tiveram colonização dos alemães, suíços e italianos, e muitas das características ainda permanecem na região, te fazendo sentir na Europa sem mesmo sair do Brasil.

Fora esse período, para os apaixonados pelo natal, do final de outubro até o fim de janeiro acontece o Natal Luz em Gramado e a festividade se estende para as cidades próximas. Se você já foi em outro período, fica a dica para repetir a viagem, mas nesse período.

Para começar este roteiro na Serra Gaúcha, se o viajante vem de fora do estado, os aeroportos mais próximos são o de Porto Alegre (POA) ou de Caxias do Sul e de lá o turista pode alugar um carro para seguir a viagem de forma mais confortável.

O aeroporto de Caxias do Sul é mais próximo, mas possui menos opções de voos, enquanto em POA existem voos diários para saindo e voltando de vários lugares do Brasil. 

Confira passagens da sua cidade para Porto Alegre

O que não falta neste roteiro na Serra Gaúcha são fotos incríveis/Foto: Pixabay

Roteiro na Serra Gaúcha: 7 dias de viagem

O início do roteiro pode variar dependendo da sua localização no estado: se você chegar por Caxias do Sul, o roteiro mais sensato seria Bento Gonçalves, Gramado e Canela.

Se você pousar em Porto Alegre, você pode começar em Canela, depois ir para Gramado e terminar em Bento Gonçalves.

Claro que isso é só uma sugestão, pois o viajante pode (e deve) fazer como achar melhor. Vai que não está aguentando de curiosidade e quer começar a viagem por ali?

A ordem dos fatores não influencia no roteiro que bolamos para vocês, já que a quantidade de dias será a mesma em cada lugar – o que muda é por onde começar e terminar.

Segue a sugestão de roteiro na Serra Gaúcha que o Quanto Custa Viajar preparou para vocês.

Bento Gonçalves – 2 dias

A cidade de Bento Gonçalves é a nossa primeira parada neste roteiro na Serra Gaúcha, a capital brasileira do vinho fica a 44 km de Caxias do Sul e a 125 de Porto Alegre.

A região rural do local possui diversas (até centenas) de vinícolas espalhadas, com marcas famosas no país todo, que possuem visitas guiadas que oferecem degustações e harmonizações.

No primeiro dia de visita a Bento Gonçalves, com certeza indicamos um passeio no Vale dos Vinhedos, onde estão as vinícolas Miolo, Casa Valduga, Angheben, Marco Luigi, Dom Laurindo e algumas outras em um estilo mais privativo e boutique, como a Barcarola.

Foto: Pixabay

Escolha uma e agende uma visita antes de chegar a cidade (não deixe para última hora, alguns passeios são super exclusivos e limitados).

No segundo dia, após descansar em alguns dos hotéis de Bento Gonçalves,  indicamos a visita à Rota Rural Caminhos das Pedras e o passeio de Maria Fumaça.

Extra: caso você não faça questão dos passeios do segundo dia, aproveite para conhecer o Vale do Rio das Antas, na região, e visite a famosa vinícola Salton. O local possui uma vista de deixar qualquer viajante deslumbrado.

Confira um guia completo sobre Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos.

Gramado – 4 dias

Seguindo viagem em nosso roteiro na Serra Gaúcha, chegamos na famosa cidade de Gramado, a apenas 119 km de Bento Gonçalves.

A cidade, que é a menina dos olhos de muitos brasileiros (e com razão), é um destino muito turístico, com variedade absurda de gastronomia, passeios e hospedagens.

Vamos fazer um roteiro sem considerar o Natal Luz, combinado? Já temos um post só sobre o último evento para ficar por dentro de tudo que rolou, porque esse o Natal Luz é realmente uma ocasião que muda toda a cidade e tem atrações específicas para toda uma semana apenas em Gramado.

Primeiro dia
No primeiro dia, visite o Snowland, parque com atrações de neve! Primeiro parque de neve indoor da América Latina, o local possui simulador 3D, pista de patinação, snowboard e muito mais.

O snowland vai consumir quase um dia todo da sua viagem/Foto: Pixabay

Segundo dia
o segundo dia de viagem, adquira o Passaporte 5 Museus, e com ele poderá visitar a Harley Motor Show, bar e museu em homenagem à lendária marca de motocicletas; Vale dos dinossauros: uma atração voltada ao passado, com animais gigantes recontando a história dos dinossauros.

O mesmo ticket permite a visita ao Hollywood Dreams Cars, que reúne automóveis icônicos e o mais adorado da cidade, o Dreamland Museu de Cera, que reúne personalidades do mundo todo de forma bem realista.

O último local que o passaporte permite a visita é o Salão Super Carros, para os amantes das supermáquinas como Porsche e Ferrari.

Provavelmente você não vai conseguir fazer os cinco em apenas um dia, mas escolha os mais interessantes e não perca tempo!

Terceiro dia

No terceiro dia, aproveite para andar de bondinho, visitar o belíssimo Lago Negro e conhecer o Mini Mundo, um parque a céu aberto com réplicas de construções do mundo todo.

Aproveite uma tarde no Lago Negro/Foto: Flickr

Quarto dia 

No quarto dia, faça o tour de 9 horas no Cânion Itaimbezinho, maior cânion da América Latina, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul.

Ufa, respirou? Gramado tem muitas opções de passeios e atrações imperdíveis, por isso é difícil colocar tudo em poucos dias. 

Separamos alguns dos melhores passeios, mas existe ainda muita coisa que acaba ficando de fora.

Calma que ainda temos um dia em Canela para finalizar (ou começar)!

Canela – 1 dia

A primeira (ou última) cidade do nosso roteiro na Serra Gaúcha fica a apenas 10 km de Gramado! Então você pode dormir lá mesmo se já tiver achado um hotel que gostou, ou explorar as opções da cidade.

Um dos cartões postais da cidade, a Cascata do Caracol é um passeio incrível ele fica no parque de mesmo nome, possui 131 metros de altura e impressiona por sua beleza. No local, vá até os mirantes para tirar fotos.

Com muitas opções de passeios, separamos uma novidade para curtir neste dia: o Skyglass Canela.

Inaugurado no fim de 2021, o passeio já virou febre. A plataforma de vidro fica suspensa a 360 metros de altura sobre o Vale do Rio Caí. Além disso, o passeio oferece um monotrilho suspenso com 10 cadeiras que ficam penduradas sobre o vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.