A capital do estado do Rio Grande do Sul muitas vezes é vista apenas como a cidade de passagem para quem está a caminho da Serra Gaúcha. Grande engano, pois aproveitar a viagem para conhecer Porto Alegre deixaria o roteiro ainda melhor. Com quase 1 milhão e meio de habitantes, todos orgulhosos de sua origem, a cidade tem mesmo motivos de sobra para se orgulhar: dos parques ao futebol, do churrasco ao chimarrão, da cultura ao sotaque gaúcho.
Conhecida como POA para os íntimos, em Porto Alegre é possível assistir um pôr do sol que dizem ser um dos mais bonitos do país. E melhor ainda se for visto em um passeio de barco pelo Rio Guaíba, ou melhor, pelo Lago Guaíba, afinal o lago era rio mas virou lago, enfim, o Guaíba porque o nome continua o mesmo (ufa!).
Para facilitar a vida do turista, principalmente para quem não tiver muito tempo, o ônibus da Linha Turismo percorre os principais pontos turísticos da cidade, em duas rotas oferecidas. E alguns dos passeios mais interessantes são: conhecer os parques, sendo o Parque da Redenção o mais tradicional da cidade, caminhar pelo centro histórico e visitar a Casa de Cultura Mario Quintana e o Theatro São Pedro, andar pelas ruas arborizadas e parar para tomar um café, curtir a vida noturna agitada incluindo os bares da Cidade Baixa e para quem gosta de futebol, poderá fazer um tour pelos estádios do Grêmio e Internacional.
Aproveite para conhecer e fazer uma boa refeição no Mercado Municipal onde há barracas vendendo frutas, temperos entre outros produtos típicos. Prove o popular chimarrão, vendido por quilo nas barracas. Para os amantes da carne, Porto Alegre é repleta de churrascarias, especializadas principalmente em costela de boi, provando que sabem fazer um churrasco.
Porto Alegre tem um inverno rigoroso e verão muito quente também, então a melhor época para conhecer a cidade irá depender do gosto de cada um, se prefere frio ou calor. E para quem não gosta de frio ou calor intenso, tente viajar no outono e principalmente na primavera, quando a cidade fica ainda mais bonita, enfeitada por jacarandás floridos.
Porto Alegre é a capital mais ao sul do Brasil, em um país tão grande, é relativamente distante para muita gente, mas quem se aventurar e viajar para lá não irá se arrepender!
Como chegar
Há voos diretos que partem de diversas capitais do Brasil para Porto Alegre, como desde São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Brasília. O Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho ainda recebe voos de outros lugares da América Latina e do Norte, e também alguns da Europa.
O aeroporto se encontra a 9 km do centro da cidade e a forma mais rápida de fazer esse trajeto, porém menos econômica, é de táxi. A cooperativa oficial que atende o aeroporto é a Cootaero. Outra forma cômoda de sair do aeroporto é com o POA Express Airport Bus, linha de ônibus executivo que funciona das 4h da manhã às 23h30, todos os dias da semana, e passa por vários hotéis.
Se prefere economizar, há duas opções mais baratas. Você pode utilizar o Aeromóvel, transporte suspenso movido a ar, que conecta o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho até o Trensurb, sistema de trens urbanos da cidade. Ou ainda pode utilizar os ônibus comuns que te deixam no centro de Porto Alegre. As duas linhas que conectam o aeroporto à região central são a B09 e a B091.
Para quem vai fazer a viagem de ônibus, há diversas empresas que realizam o percurso. A viação Penha, por exemplo, sai de cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e outros lugares do sul do país. Se a viagem for realizada de carro, a partir da região sudeste, o acesso é feito pelas BR 116, 101 e 290, enquanto a partir da Serra Gaúcha, o acesso é pela BR-116.
Vida noturna
O melhor da noite de Porto Alegre se divide principalmente entre duas regiões. Na Cidade Baixa, nos arredores das ruas Lima e Silva e José do Patrocínio, é onde os alternativos se encontram para tomar umas cervejas enquanto batem papo nas mesas de bares e devoram street foods como o chivito uruguaio. Se o seu estilo é despojado e boêmio, o Ossip e o Mercatto D’Arte, na Cidade Baixa, são lugares charmosos para uma noitada descontraída.
Já na região de Moinhos de Vento, entre as ruas Padre Chagas e Fernando Gomes, é onde se concentra um público mais arrumadinho e sofisticado, que está sempre preparado parar festejar em alto nível. Se você gosta de frequentar locais mais elitizados e badalados, o Dado Pub, o Z Café e o Mulligan Irish Pub, no Moinhos, podem ser ótimas pedidas para conhecer a famosa noite da capital gaúcha, que é considerada uma das melhores do país!
Além desses dois bairros, há também uma noite bem animada por outros lugares da cidade. No centro da cidade, há desde diversos bares para somente tomar uma cervejinha sem compromisso até casas noturnas super movimentadas. Na região, o destaque é o Brechó do Futebol, um bom lugar para os amantes do esporte, pois se trata de um bar-loja onde você pode degustar ótimos petiscos e cervejas importadas durante a noite.
Outro lugar bastante interessante no centro da cidade é a Champanharia Ovelha Negra, instalada em uma casa da década de 1920! O estabelecimento serve mais de 80 tipos de espumantes. É uma boa escolha, caso você deseje esbanjar um pouco mais na sua noite ou impressionar alguém.
E se a intenção é dançar até o amanhecer, casa noturna é o que não falta em Porto Alegre! O Beco 203, em Independência; O Ocidente, no Bom Fim; a Pink Elephant, em Mont Serrat; e o requintado Café de La Musique, em Petrópolis, são apenas algumas opções nas mais variadas partes da cidade!