O primeiro pensamento que vem à cabeça de muitas pessoas quando se fala em Rio Grande do Sul é churrasco. E se você vai para Porto Alegre, não pode deixar de provar o que é considerado o verdadeiro churrasco brasileiro! Mas por que o Rio Grande do Sul tem essa fama?
Segundo a História, tudo começou há séculos, quando os índios tupis sul-americanos defumavam a carne sobre estacas de madeira fincadas na terra, o que seria o início da cultura do atual churrasco. Esse processo tinha o papel de conservar a peça de carne para o consumo durante um longo tempo.
Os anos foram passando e as técnicas foram aprimoradas. Na América do Sul, foi justamente a região sul, entre Uruguai, Rio Grande do Sul e Argentina, que houve uma grande criação de gado no pampa, uma vegetação natural dessas regiões que facilita a pastagem. Foi ali que os vaqueiros, também chamados de gaúchos, desenvolveram a arte do churrasco que conhecemos hoje em dia.
A carne preparada dessa forma era prática para levar em longas jornadas, pois bastava ter um suporte de madeira, fogo, sal e uma faca para conseguir assar o alimento e fazer uma boa refeição. Dessa forma, a prática cruzou regiões e se espalhou por todo o país.
A disseminação do churrasco criou outras formas de preparo. Tudo muda de acordo com a região. Há quem prefira fazer o churrasco no carvão, na lenha, no espeto, etc. No entanto, no Brasil, o churrasco é geralmente preparado na churrasqueira ou diretamente no solo, no estilo fogo de chão. No Uruguai, a parrillada, como é conhecido o churrasco por lá, as carnes são preparadas em uma grelha quase vertical.
Na capital gaúcha é difícil escapar de um prato que contenha carne, já que é algo que faz parte da identidade cultural da região sul. Não deixe de provar alguns destaques da cidade, como lombinho de porco com queijo, do Komka; o filé à parmegiana, do Alfredo; a costela de gado, do Costela no Roletchê; o sanduíche aberto de lombo, do Prinz; e o filé recheado com presunto e queijo, do Santo Antônio.
Para acompanhar todas as iguarias da cozinha gaúcha, uma verdadeira cerveja alemã ou um vinho local caem muito bem. A colonização alemã deixou um legado quando o assunto é bebida. Em Porto Alegre, você pode provar as originais Spritzbier (cerveja branca) e Malzbier (cerveja preta).
O Sul é também produtor dos melhores vinhos do país, portanto, não deixe de degustar um vinho gaúcho na sua viagem a Porto Alegre. Com preparação simples e artesanal, o vinho gaúcho não costuma levar fermentos especiais e outras químicas.
Outra bebida bastante consumida no Sul é a cachaça, conhecida na região como canha. Embora, seja uma bebida encontrada no Brasil inteiro, em Porto Alegre você pode provar alguns sabores diferentes, como de abacaxi, de mandioca, de casca de uva e até de batata inglesa!
E para dar uma energia após provar tudo o que Porto Alegre tem a oferecer, nada melhor que um autêntico chimarrão! Trata-se de uma bebida à base de mate, bastante amarga e tomada quente. Pode-se usar açúcar refinado, açúcar queimado ou mel para cortar o sabor forte.