Guia Porto Alegre

Assim como a maioria das capitais brasileiras, Porto Alegre é uma cidade bem diversificada, com atrações que agradam a todos os gostos e perfis de viajantes, e que apesar de sua localização bem ao sul do Brasil, Porto Alegre pode ser visitada em qualquer época do ano, tudo vai depender mesmo do interesse de cada um. No inverno faz bastante frio sim, mas o verão também faz muito calor, aí está a origem do apelido de “Forno Alegre”.  

Você pode começar a conhecer a cidade fazendo um city tour para se localizar melhor e assim ver onde estão os pontos turísticos de maior interesse. O city tour normalmente passa pelos lugares mais turísticos e pode ser contratado com uma agência de viagens ou pode ser feito naqueles ônibus turísticos através da Linha Turismo de Porto Alegre.  

Após dar uma volta na cidade, um passeio que não deve ficar de fora do roteiro é visitar o Mercado Público, um dos principais centros de compra da cidade, principalmente quando o assunto é alimentos. E além de ser um ótimo local para encontrar produtos típicos da região, o Mercado Público também é indicado para um almoço e para apreciar a arquitetura do prédio histórico que faz parte do Patrimônio Histórico da cidade.

A Casa de Cultura Mário Quintana que já foi a casa do famoso poeta gaúcho e também um hotel, é hoje um importante centro cultural incluindo uma biblioteca, um espaço para estudos, salas de cinema e teatro, um belo jardim e no último andar, um café para sentar um pouco e admirar a vista do Lago Guaíba. 

E falando em Guaíba, aí está um ótimo local para apreciar o pôr do sol em Porto Alegre. Nos finais de semana, a avenida que contorna o lago, a Beira-Rio, é fechada para carros e muita gente vai até lá para pedalar, andar de skate, correr e se divertir, principalmente no horário em que o sol se põe. Para quem está a passeio e não tem uma bike, é possível alugar uma através do sistema Bike Poa. 

Para quem gosta de futebol, a Arena Grêmio e o Estádio Beira-Rio, do Internacional, também podem fazer parte de um roteiro pela cidade. A Arena do Grêmio fica próxima do Aeroporto Salgado Filho e o Estádio Beira-Rio, como o próprio nome diz, fica às margens do Guaíba. Ambos estádios oferecem visitas guiadas, possuem um museu e uma loja com artigos do time.