Considerada uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, estudar e se divertir, Porto Alegre tem mesmo uma qualidade de vida invejável e só isso já seria motivo suficiente para conhecê-la. De fato, a capital gaúcha não é visada por ser uma cidade super turística, no entanto, possui alguns lugares interessantes e charmosos que valem uma visita! Bastante arborizada, é um daqueles lugares bons para relaxar e curtir seus cantinhos aconchegantes, principalmente do centro histórico.
Falando em centro histórico, você pode começar o seu passeio pela cidade justamente por ali, já que grande parte das atrações turísticas ficam concentradas na região. No centro, você pode visitar os museus mais importantes da cidade, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu do Trabalho, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e o Museu dos Direitos Humanos do Mercosul.
Mas antes de entrar em museus, dê uma volta pelos arredores para admirar a beleza da região. No Largo Glênio Peres, está o charmoso o Chalé da Praça XV, de 1885, que hoje abriga um restaurante. Também não deixe de passar na Praça Montevidéu, conhecida como Paço Municipal, que é o Marco Zero da cidade. Ali você verá a Fonte Talavera de la Reina e a Prefeitura de Porto Alegre.
Ainda na região central, faça uma parada no Mercado Público de Porto Alegre para provar as delícias da culinária gaúcha em seus vários restaurantes. Próximo ao Mercado se encontra o elegante viaduto da Borges de Medeiros, um dos cartões-postais da cidade. Não deixe de apreciar a sua bela arquitetura de estilo neoclássico.
Ao subir no Viaduto, você tem acesso à Praça da Matriz, onde estão concentrados diversos edifícios importantes da capital gaúcha, como a Catedral Metropolitana, o emblemático Theatro São Pedro, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Palácio da Justiça e o Palácio Piratini. Já que o assunto é praça, outra muito famosa na cidade é a Praça da Alfândega, que recebe todos os anos, em novembro, a consagrada Feira do Livro de Porto Alegre.
Um local imperdível ainda na região central é a Casa de Cultura Mário Quintana, que foi um hotel e também casa do poeta gaúcho Mário Quintana. Hoje é um centro cultural, com biblioteca, salas de cinema e de teatro, além de outros espaços para eventos culturais. Quase ao lado da Casa, está a Igreja Nossa Senhora das Dores, com sua escadaria imponente. Mesmo que não é religioso se surpreende!
Um dos pontos altos da cidade é O Centro Cultural Usina do Gasômetro, um dos espaços culturais mais importantes e icônicos de Porto Alegre. Funciona na antiga usina termelétrica do Gasômetro, e é de onde se pode assistir o por do sol que muitos consideram o mais bonito do Brasil! Vale fazer uma parada para comprovar se é verdade.
Saindo do Centro, ainda há muito o que descobrir na Zona Sul da cidade. Se você gosta de pedalar, pode alugar uma bicicleta e fazer um tour começando no Parque Marinha do Brasil para aproveitar o belo visual e relaxar. De bicicleta, a partir do parque, é possível chegar no Estádio Beira Rio, casa do Sport Club Internacional, e no Museu Iberê Camargo. A Zona Sul é bem diferente do resto da cidade e lá você encontra até praias de água doce, como a Praia de Ipanema.
Há outros pontos da cidade que também merecem destaque, como o romântico Parque Farroupilha, o maior da cidade, e o Parcão, que possui um inusitado e antigo moinho de vento, uma paisagem bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.