Ligado instantaneamente ao bom humor, o chocolate tem o poder de aumentar a serotonina, que traz a sensação de prazer no nosso corpo, e a endorfina, ligada diretamente ao bem-estar. Sinônimo de felicidade e muitas vezes usado para acalmar os nervos, o doce vira tema deste post, que reúne sete cidades para comer chocolate no Brasil.

Não importa se é período de Páscoa ou não, para os chocólatras não existe tempo ruim ou época ideal para saborear um bom pedaço da sobremesa que tem origem do cacau, fruta em abundância no país. Cremoso, quente, gelado, em barra, em pedaços, com frutas, recheado ou puro, o chocolate assume as mais diversas formas e, por incrível que parece, consegue fazer a gente amar todas.

Conheça algumas cidades onde é possível não só degustar e levar as delícias para casa, mas acompanhar o processo de fabricação e aprender mais sobre esta maravilha gastronômica:

Gramado

gramado Cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul
Foto: Alex Portes

A charmosa cidade tem muitos pontos para degustar chocolate e levar quantos deles desejar para casa. Nas avenidas Borges de Medeiros e das Hortências se reúnem várias lojas. Vale a pena visitar o Reino do Chocolate, um museu interativo onde há informações sobre o doce, uma cafeteria e uma loja. Lugano, Prawer, Florybal e Planalto também são marcas famosas onde dá para se deliciar.

Penedo

Foto:violinha

Essa cidadezinha carioca é muito charmosa e para completar tem ótimas opções para os chocólatras. Dentro da chamada Pequena Finlândia está a Joulupukin Suklaa (Chocolate do Papai Noel), onde há chocolates de tudo quanto é tipo, incluindo mini fondues, que fazem um sucesso danado. As delícias vêm da Casa do Chocolate, que fica no bairro Jardim Martinelli. Lá acontece a produção e também a venda de diversos sabores e formas do doce.

Curitiba

Foto: Wikimedia Commons

A capital paranaense também leva fama pelo chocolate. O bairro de Santa Felicidade se dedica totalmente ao doce, que se espalha por diversas lojas como da Florybal, a mesma de Gramado. Por lá, outras marcas também estão presentes, como Ana Tereza, Icab, Casa de Chocolates, Caracol Chocolates, entre outras.

Vila Velha

Foto: Divulgação

A Fábrica da Garoto, tradicional marca de chocolates brasileira, fica no Espírito Santo e se consolida como atração turística na capital. As visitas agendadas são chamadas de Chocotour e incluem passeio pelo museu – gratuito – e pela fábrica. Com visual divertido, o local atrai adultos e crianças curiosas em acompanhar o processo de fabricação, conhecer mais sobre a marca e, é claro, se esbaldar em chocolate.

Campos do Jordão

Foto: Enio Prado

Fria e charmosa, a cidade paulista parece perfeita para degustar um bom fondue ou um chocolate quente cremoso. Aproveite o passeio para conhecer a Fábrica de Chocolates Araucária e as lojas especializadas, como as tradicionais Chocolates Toco e Montanhês, Caramello, Platanus, Liege, Kopenhagen, Sabor Chocolate e Bruno Alves Chocolatier, especialista em chocolates finos e picolés.

Ilhéus

Foto: Wikipedia

A Bahia é muito rica em cacau e esta cultura se espelha em Ilhéus, onde não faltam opções de chocolates caseiros. Não deixe de ir a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste, a Fábrica de Chocolate Caseiro. Estique o passeio até as chocolaterias Cacau do Céu, Mendoá Chocolates e Chor – Chocolate de Origem, além da Café com Cacau, entre Itacaré e Ilhéus. Fique de olho também na programação do Festival do Chocolate, que conta com expositores, visita às fazendas de cacau, fórum, seminário e degustações.

São Paulo

Foto: divulgação/MFMM Arquitetos

A metrópole também tem algumas fábricas que podem ser visitadas, como a ChocoMundo e a Dengo, onde as crianças têm um contato real com a produção do doce artesanal. Além dela, o que não faltam são lojas das mais diversas marcas de chocolates, como Lindt, Kopenhagen, Cacau Show, Chocolat du Jour, entre outras. Em Caçapava, interior do estado, fica a fábrica da Nestlé, que também é aberta para visitação. A Fazenda do Chocolate, onde há fabricação do doce e muitos deles para provar, fica em Itu. Já a Fábrica da Hershey’s, em São Roque, é aberta apenas para escolas e faculdades.

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.