Atenção, chocólatras: pegue suas economias e vá curtir a Páscoa no Rio Grande do Sul. A data mais doce do calendário vem acompanhada de uma extensa programação em Gramado, Canela e Nova Petrópolis, com direito a Chocofest, um Festival de Chocolate, divertidos desfiles de rua, e atrações para toda a família.

O feriado da Semana Santa garante alguns dias de descanso e viagem, visto que é prolongado, começando na sexta-feira da paixão, dia 19 de abril, indo até o dia 21 de abril de 2019, junto com o Dia de Tiradentes. O ideal é que você já comece a se planejar para garantir bons preços na Serra Gaúcha nesse período!

7 cidades para comer chocolate no Brasil

A romântica Gramado é uma das principais cidades para a Páscoa no Rio Grande do Sul, destacando-se desde 2015 por suas atividades e decoração temáticas pelas vias públicas. Com vários fabricantes de chocolate artesanal no município, criou-se então um evento para exibir suas delícias doces, além de reunir a comunidade Católica para uma celebração religiosa, como as tradicionais procissões de Ramos e de Passos, em que atores encenam os últimos momentos de Jesus, além de missas na Igreja Matriz São Pedro.

A Rua Coberta, no Centro, será palco para atrações artísticas, como orquestra de violões, encenações teatrais, contação de histórias e oficinas gastronômicas. O grande destaque são as Paradas de Páscoa, desfiles que passarão pela Avenida Borges de Medeiros. Na Praça das Etnias, expositores locais vendem produtos artesanais dentro do tema da páscoa, para presentear ou decorar as casas dos visitantes. A expectativa é de aproximadamente 400 mil visitantes durante os 24 dias do evento, com início em 29 de março e encerramento dia 21 de abril.

Confira aqui dicas de onde se hospedar em Gramado

Pista de patinação no chocolate em Canela diverte marmanjos e crianças

Já na vizinha, Canela, a Páscoa terá início em 24 de março, com shows de A Banda Mais Bonita da Cidade, Voice In (30) e a cantora Tiê (31). As crianças vão se divertir com o teatro de bonecos “O Coelho de Canela”, exibido sempre aos sábados, domingos e feriados, mesmos dias que acontecem os desfiles, com saída da Catedral de Pedra, em direção à Praça João Corrêa.

Diversas opções de hospedagem em Canela!

Para a Chocofest 2019, que é um dos principais eventos de Páscoa no país, Nova Petrópolis – berço da colonização alemã no Sul do Brasil, a 40 minutos de Gramado e a 1 hora de Canela -, foi escolhida como cidade-sede pela segunda vez consecutiva. A última edição do evento chegou a atrair 100 mil pessoas e dessa vez chega ainda maior.

O festival de chocolate acontece entre os dias 11 e 21 de abril, levando encantamento para as ruas do município. O acesso a 95% da programação será gratuito, garantindo que todos participem e desfrutem da iniciativa. Para este ano, já estão programados espetáculos teatrais e culturais, apresentações musicais, desfiles e paradas de Páscoa na Avenida 15 de Novembro, além de áreas temáticas:

  • Planeta das Guloseimas – será na Rua Coberta e terá feira, Vila de Açúcar, Pintura em Chocolate, Casa da Bruxa, Espaço do Coelho reciclador e Multi Palco com atrações diárias
  • Árvore da Páscoa Osterbaun – tradicional ação com envolvimento da comunidade que com ovos coloridos enfeita as árvores
  •  Rastro do Coelho – caça ao ninho em pontos turísticos como a Aldeia do imigrante e o Labirinto Verde
  • Páscoa pelo Mundo – artistas convidados retratam sua visão de Páscoa em ovos de tamanho grande através da pintura
  • Casa da Vovó Coelha – espaço para oficinas, culinária e produtos

Quanto Custa

Os desfiles e eventos de rua dedicados à Páscoa no Rio Grande do Sul são gratuitos. Consulte o valor de ingressos para peças teatrais, oficinas e demais atrações fechadas nos links oficiais:

Como chegar

A maneira mais prática de chegar até as três cidades é aterrissando em Porto Alegre. Também é possível alugar um carro e criar uma rota entre as festas de Páscoa no Rio Grande do Sul, já que todas as localizações estão a cerca de 1 hora umas das outras.

Busque e reserve seu hotel aqui!

https://www.youtube.com/watch?v=FeoQmF2VUpo

Um mega-guia para conhecer o Mini Mundo, em Gramado

Foto Divulgação

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.