Ter uma alimentação diferente dos padrões pode dar fome, muita fome. Isso porque ainda existem opções bem limitadas para os diferentes tipos de dieta. Mas aos poucos o menu vai se expandindo, como já acontece em Santa Catarina, onde está o Seu Vagem, o primeiro bar vegano do Brasil.

O estabelecimento fica, mais precisamente, na Avenida Pedra Branca, em Palhoça, a cerca de uma hora de carro de Florianópolis. Aberto em meados de 2016, já tinha como proposta oferecer a gastronomia típica de bares, mas sem químicos e nenhuma origem animal entre os ingredientes.

O cardápio segue os passos da culinária brasileira, com feijoada, moqueca, escondidinhos, massas, guizado, saladas, entre outros, servidos no horário do almoço aos finais de semana. Um toque espanhol também foi adicionado entre as opções: a paella vegana, elaborada com açafrão vindo do Vietnã.

Foto: divulgação/Seu Vagem

Durante a semana funciona apenas a noite, servindo porções como coxinhas, risoles de alho poró, acarajé, falafel e pastéis, acompanhadas de um chopp artesanal da região, de uma cerveja gelada ou de uma autêntica caipirinha de pitaya. Também é possível pedir pratos árabes, saladas e três opções de hambúrgueres: o Happig Bacon (com bacon falso a base de inhame e batata), o Cheddar Vegmelt (com cheddar falso) e o Pepperburger (levemente apimentado).

Foto: divulgação/Seu Vagem

Outras delícias veganas são o espaguete de vegetais com caponata de beringela, o wrap de cogumelos frescos, escondidinho de jaca e batata assada com brócolis ao molho cremoso de abóbora. Destaque para o tropical ceviche, composto por batata doce, abacate, flores, frutas e ervas. Os valores ficam, em média, entre R$ 20 e R$ 30 por prato.

Os ingredientes podem variar pois seguem a sazonalidade natural de cada produção e são fornecidos por fornecedores menores. Os molhos são artesanais e sem conservantes, assim como todos os demais itens que compõem os pratos.

No final de 2018, a casa se multiplicou, ganhando uma franquia em Joaçaba, no Oeste Catarinense. O bar vegano é assim, para ir sem se preocupar com a origem da comida!

Ficou com fome? Então bora pra lá!

Foto: divulgação/Seu Vagem

Como chegar no primeiro bar vegano do Brasil

Unidade Palhoça: avenida Pedra Branca, 744 | Unidade Joaçaba: rua Luiz Specht, 372

Dica do Quanto Custa Viajar: Alugue um carro em Floripa para ir rapidinho até Palhoça ou Joaçaba! 😉

Foto: divulgação/Seu Vagem
Foto: divulgação/Seu Vagem
Foto: divulgação/Seu Vagem
Seu Vagem ganhou uma unidade em Joaçaba no ano passado – Foto: divulgação/Seu Vagem

12 destinos para viajantes vegetarianos e veganos aproveitarem ao redor do mundo

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.