São tantas as praias em Santa Catarina que o viajante fica até confuso: será que vale a pena alugar um carro em Florianópolis ou é melhor depender do transporte público?
Claro que não existe uma única resposta certa para essa questão, mas, na maioria dos casos, o carro irá sim fazer uma diferença na sua viagem. Isso acontece porque as praias da capital catarinense não são todas próximas umas às outras e o transporte é complicado - você terá que fazer baldeação para chegar em quase qualquer lugar. Portanto, se dispuser de um veículo para os deslocamentos, a sua viagem ganha um upgrade considerável.
O lado negativo é o trânsito durante a alta temporada. Ele não é apenas intenso: é caótico. Tudo tranca. Faça uma boa playlist para escutar no carro e prepare-se para curtir os engarrafamentos sem estresse - lembre-se de que você está viajando e não tem pressa para chegar a lugar nenhum.
A cidade também conta com aplicativos de transporte e táxis para a locomoção, caso não queira alugar um carro. Entretanto, pela distância entre os pontos, as corridas costumam sair caras e o aluguel do veículo pode garantir mais economia durante a viagem. Além disso, a locomoção no norte da ilha é ainda mais complicada, sendo difícil até mesmo conseguir uma corrida em táxi. Mas, se o plano for ficar apenas na região central, o carro torna-se dispensável.
Uma dica de ouro é reservar o automóvel para retirada no Aeroporto de Florianópolis, assim que chegar à cidade. Com isso, você não precisa se preocupar em como ir até a hospedagem e pode sentir o clima da Ilha da Magia desde o começo - além de economizar em transporte. Avis, Inova, Localiza e Unidas contam com balcões para retirada e devolução de veículos no local, permitindo que você já ande motorizado desde o desembarque.