No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo. Muito mais do que uma simples dieta alimentar, é uma ideologia que preza pelos direitos dos animais e ganha cada vez mais adeptos pelo mundo anualmente. Apesar disso, alguns lugares são mais propícios para este público, por isso selecionamos 12 destinos para viajantes vegetarianos e veganos

Já foi bem difícil encontrar estabelecimentos livres de proteína animal em suas refeições. Culturalmente, a carne e os frutos do mar ainda aparecem como figura principal em muitos pratos, especialmente no Estados Unidos, na Austrália, na Argentina, no Uruguai e na região Sul do Brasil.

Mas é notável o crescimento de estabelecimentos veggies ou ao menos opções sem carne em cardápios de restaurantes. Uma boa dica para consulta durante suas consultas é verificar o site Happy Cow, que lista restaurantes veganos e vegetarianos em todo o mundo. Enquanto isso, confira os melhores destinos abaixo:

Zurique

Não poderia ficar de fora o destino que sedia o restaurante vegetariano mais antigo de toda a Europa e quiçá até do mundo. Chamado Hiltl, abriu as portas em 1898 e atualmente recebe 1.500 clientes por dia. Além dele há uma porção de estabelecimentos com opções saudáveis e sem proteína animal espalhados pela cidade, como o Tibits, Elle’n’Belle, Marktküeche e Samses.

zurique10

São Paulo

Um dos melhores destinos gastronômicos do Brasil, São Paulo também é uma ótima pedida para os vegetarianos e veganos. As opções são inúmeras, especialmente entre os bairros Saúde, Vila Mariana, Pinheiros e Vila Madalena. Sempre há uma portinha servindo comida veggie honesta e a bons preços, como o Loving Hut, Gopala Madhava, Vegacy, Barão Natural, Moinho de Pedra e até a Casa Raw, que serve pratos raw vegan, ou seja, com alimentos crus. Além deles, há muitos outros que incluem opções sem carne no menu.

gopala

Berlim

Nos últimos três anos, o veganismo na Alemanha teve um aumento surpreendente de 800%. Com essa demanda toda e com o título de “capital vegetariana do mundo”, dado pela revista Saveur, a cidade não poderia deixar de oferecer boas opções entre as mais de 30 cafeterias, lanchonetes, restaurantes e lojas como o Veganz, a primeira rede de supermercados veganos da Europa. Entre os estabelecimentos, aqui vão algumas dicas para tomar nota: La Mano Verde, Sun Day Burgers, Lucky Leek, Cookies Cream, Daluma e Momos.

sun-day-burgers

Ubud

Essencialmente, a culinária asiática consegue ser muito mais livre de proteína animal do que as demais. Existem ao menos 50 restaurantes veganos-vegetarianos ou com opções sem carne no menu. Mesmo sendo um lugar pequeno, há bastante variedade cultural dentro da cozinha, que abraça pratos mexicanos, italianos e indianos. Com a influência da yoga, também não faltam ofertas de refeições sem glúten, orgânicas, macrobióticas e verdes. Vale a pena: Sage, Wulan Vegetarian Warung, Yellow Flower, Bali Buda e Kafe.

kafe-ubud

Londres

Considerada “vegan friendly” pela PETA, Londres tem muitas ofertas de estabelecimentos livres de produtos de origem animal, incluindo até mesmo alguns pubs, como o The Coach & Horses. Entre as opções, inclua na lista: The Palomar, The Dairy, Punjab, Wild Food Café, Nama, Mildreds e Ethos.

ethos

São Francisco

Agradável, São Francisco é considerada um dos melhores destinos veggies com seus mais de 200 restaurantes livres de proteína animal, além de cafeterias e lojas de produtos veganos. A cidade também abraça diversas culturas em sua cozinha, tornando os sabores acessíveis também para quem não consome carne. Greens, Kin Khao, Ike’s Place, Gracias Madre e Curry Leaf são alguns dos lugares recomendados pelos viajantes no TripAdvisor.

greens-sf

Nova York

Assim como SP, Nova York é conhecida por ter de tudo um pouco. Não é difícil encontrar restaurantes 100% veganos, que são ainda mais restritos do que a dieta vegetariana. Entre cafeterias, raw food, padarias e bistrôs, a cidade tem opções para todos os gostos e bolsos. Vegan Divas, Blossom du Jour, Peacefood Cafe, Dirt Candy, Green Roll e Taïm são alguns deste lugares apetitosos, saudáveis e sem proteína animal.

vegan-divas

Índia

Embora 70% da população não se declare vegetariana (segundo dados de 2016), a Índia é considerada o berço do vegetarianismo, mais precisamente o sul do país. Com este dado em mente, considere que Chennai seja o melhor destino para encontrar restaurantes veggies, como o Vegan Village, Cafe Kripa e Cholayil Sanjeevanam. É lá também onde está localizada Palitana, que está perto de se tornar a primeira cidade 100% vegetariana do mundo.

cholayil-sanjeevanam

Kuala Lumpur

Em Kuala Lumpur também dá pra se perder no tanto de opções veganas e vegetarianas, que somam mais de 100 estabelecimentos, como o Simple Life, o The Daily Habit e o Living Food Bistro. É comum encontrar também lojas de produtos orgânicos e saudáveis, inclusive que servem pratos, como é o caso do De Health Paradise Organic.

simple-life

Fortaleza

A capital do Ceará tem bastante potencial para se tornar um dos melhores destinos veggies do Brasil. Existem cerca de 25 estabelecimentos na cidade que servem pratos livres de carne animal, como o Sabores Orgânicos, Verde Bamboo, Grão da Vida, Mandir, Verdelima e Pachamama Cultural, que é uma padaria vegana, cervejaria e espaço cultural. Além disso conta com opções itinerantes, food bikes e eventos como o Festival de Pizzas Vegetarianas e Veganas do Templo Hare Krishna.

pachamama

Vale do Capão

Muita gente não sabe ou não se dá conta disso, mas o pequeno povoado do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, é um paraíso para vegetarianos. Restaurantes de comida caseira (Dona Dalva), bistrôs veggies a preços acessíveis (Pachamamma e Massala), barracas de tapiocas sem proteína animal e comida viva para crudíveros e pizzaria 100% veganas e vegetarianas (Capão Grande). É para ir e se deliciar em meio a natureza.

capao-grande

Chiang Mai

Destino certo para quem quer gastar pouco e nômades digitais, Chiang Mai, na Tailândia, é composto por uma população budista em sua maioria, o que resulta na concentração de mais de 80 restaurantes 100% sem proteína animal no menu ou com muitas opções para vegetarianos e veganos. Entre as opções, tente o Bamboo Bee, Anchan Vegetarian, Free Bird Cafe e o Happy Green. Anualmente, os meses de setembro ou outubro celebram o Thailand Vegetarian Festival, que em 2016 acontece entre 4 e 14 de outubro, com uma série de atividades ligadas à causa.

anchan-vegetarian

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.