Circular pelas ruas limpas e seguras da cidade é fácil, especialmente de bicicleta, já que a ciclovia é bem extensa. O transporte público eficiente ajuda bastante na hora da locomoção, que pode ser feita via ônibus, bonde, metrô e táxi, com taxas negociáveis, e até mesmo antigas charretes estão prontas para levarem os turistas para um passeio inesquecível.
Historicamente muito rica, é conhecida como a capital da monarquia. A cidade é enorme e dividida por muitos distritos, sendo Inner Stadt, região com muitos hotéis, bares, restaurantes e museus, e Outer West um dos principais, onde concentram-se grande parte dos roteiros.
Entre as atrações turísticas, os museus são famosos, como o Albertina e Kunsthistorisches. Ainda na área cultural da cidade, os pontos mais conhecidos são o teatro da corte imperial Burgtheater, Wiener Staatsoper, onde acontecem concertos de ópera, e a escola de equitação.
Não dá para deixar de ir aos majestosos palácios, como o de Belvedere, Hofburg e Schönbrunn. As catedrais impressionam pela arquitetura, como é o caso da St. Stephen, Augustinerkirche, Deutschordenskirche e Jesuitenkirche.
A vista imperdível da Torre do Danúbio, uma torre de TV, atrai milhares de turistas o ano todo. Ainda falando em alturas, é interessante passar pelo Gasômetro, apartamentos e salas comerciais num antigo armazenamentode gás de 202 metros de altura.
Vale anotar também um passeio diferente pelas casas onde viveram consagrados músicos como Mozart - que tem seu túmulo no cemitério local St. Marx - e o alemão Beethoven, que viveu em Viena por alguns anos.
Na sequência, que tal uma volta pelo maior parque público da cidade, o Wiener Prater? São 250 atrações divertidas como o carrossel, o trem fantasma e a icônica roda gigante Riesenrad, presente em alguns cartões postais da cidade.
Quem busca por bairros modernos vai se encontrar em UNO-City, Centro Internacional de Viena, conhecida também como Cidade da ONU, onde ficam os importantes palácios das Nações Unidas.