Talvez a primeira pergunta a se fazer quando pensa em quando ir para Viena, na Áustria, seja muito simples. Você gosta de frio? Porque viajar para a cidade no inverno é garantia de precisar sair de casa bem agasalhado. Entre dezembro e fevereiro, por exemplo, o clima dificilmente passa de 5°C - e temperaturas abaixo de zero são frequentes.
A partir da primeira semana de janeiro, é comum cair um pouco de neve em Viena, o que pode deixar o clima da viagem mais bonito (e mais frio!). Se pretende visitar também as montanhas austríacas, essa pode ser uma boa oportunidade de ver paisagens cobertas de neve.
Em compensação, os meses de junho a agosto, quando as temperaturas são mais quentes, com máximas por volta dos 25°C, costumam ser muito disputados por turistas. Como essa é também a época de férias escolares na Europa, muita gente viaja nestes meses, marcando a alta temporada na região. Graças a isso, os preços costumam ser mais altos para viajar neste período do ano e pode ser preciso reservar hotéis e passagens com mais antecedência.
Para fugir do frio intenso sem se preocupar com os preços altos, a dica é viajar na meia estação. Em geral, os meses de março, abril, outubro e novembro são as melhores alternativas nesse sentido, além de serem épocas mais secas. Maio e setembro não deixam de ser opções interessantes para quem viaja para Viena, embora costumem ser meses mais chuvosos, o que pode atrapalhar a realização de alguns passeios externos.