Pesquise e compre sua passagem para Viena

Aeroporto em Viena

Quem parte diretamente do Brasil não conta com a opção de voos diretos para a capital austríaca. Apesar disso, diversas companhias aéreas fazem o percurso com uma conexão no Velho Mundo: KLM (via Amsterdã), Air France (via Paris) e TAP (vis Lisboa) são algumas das muitas opções. Para quem já está viajando pela Europa, é possível também procurar por passagens de companhias aéreas low cost, que garantem boas ofertas de horários e preços. Nesse caso, atente-se apenas à sua bagagem, uma vez que essas empresas limitam apenas a uma mala de mão à tarifa padrão. Portanto, se estiver levando malas grandes, você precisará despachar e pagar um valor extra, que muitas vezes será superior até mesmo ao valor da passagem.

O Aeroporto Internacional de Viena (VIE) é o local onde o turista deverá desembarcar. Localizado em Schwechat, a 18km do centro de Viena e 57km da Bratislava (na Eslováquia), o complexo aéreo desponta como o maior do país. É lá que as empresas Austrian Airlines e Niki fazem de hub de atividades. Além disso, o aeroporto garante bom fluxo de voos para diversas localidades da Europa, assim como algumas opções para Ásia, África e América do Norte. Em 2017, o VIE transportou cerca de 24,3 milhões de passageiros, sendo que esse número vem crescendo ano a ano.

Como Viena é uma cidade boa no quesito transporte público, o turista não deverá se preocupar em como fazer a sua locomoção do aeroporto até o centro urbano. É claro que sempre existe a opção de ir de táxi, especialmente para quem procura por conforto e comodidade, mas essa não é a única forma de se chegar até lá. Uma forma bem rápida e prática é utilizar o City Airport Train (CAT), que leva só 16 minutos do VIE até o centro de Viena (sem fazer paradas pelo caminho). O trem funciona de segunda a domingo, com embarques de meia em meia hora, e valor de passagem na casa dos 17 euros.

Se quiser economizar, na mesma plataforma do CAT há trens públicos da S-Bahn. Nesse caso, as viagens costumam demorar um pouco mais, pois os vagões fazem paradas durante o percurso. O tempo médio de viagem é de 30 minutos, com saída dos trens também de meia em meia hora. O valor da passagem é 4,40 euros.

Outra possibilidade é fazer o trajeto por meio de linhas de ônibus. O valor da passagem é 4 euros e existem linhas que funcionam 24h por dia. Uma dessas opções é a Linha 1185, com duração média de 25 minutos. Já as linhas 1187 e 1183 demoram respectivamente 45 e 40 minutos de viagem.

Para quem não abre mão dos transportes privativos, as companhias de táxis oficiais do Aeroporto Internacional de Viena são a Aiport Driver, a Airport Transfer Service, a Flughafentaxi e a Taxi 40100. Com tarifas mais baratas, os carros de Uber também aparecem como boas opções para o viajante (portanto, tenha o aplicativo instalado e faça uma cotação antes de decidir qual transporte pegar).