Os seriados são capazes de nos viciar em poucos episódios, fazendo com que nosso tempo seja curto demais para acompanhar tanta coisa. Porém, mais legal do que assistir é poder ter uma experiência no exato local de filmagem. Pensando nessa imersão, selecionamos 12 lugares de séries famosas da TV e Netflix para visitar!

Breaking Bad

Não há dúvidas de que Walter White e companhia limitada deixou um grande legado dentro da indústria do entretenimento. A série alucinante, considerada uma das melhores do mundo, se passa em Albuquerque, no Novo México, que já colhe os frutos desse sucesso baseando seu turismo ao redor da trama. Os fãs podem conhecer algumas locações, como as casas dos principais personagens, o polêmico lava rápido de Heisenberg, chamado de A1, o escritório do Saul Goodman e a lanchonete Twisters, onde Gus Fring comandava o fictício Los Pollos Hermanos.

[+] Em um tour temático dá até para andar no furgão-laboratório de Jesse e Mr. White!

Game of Thrones

Sem dúvidas, a Croácia nunca mais será a mesma depois de GoT. Isso porque boa parte da série de sucesso da HBO foi filmada no país, passando por Dubrovik, onde está o palácio do Rei Joffrey (forte Lovrijenac), a caminhada da vergonha (na Igreja de São Inácio de Loyola) e boa parte da imaginária King’s Landing. Outro país que foi palco para as gravações é a Irlanda do Norte, incluindo atrações como o Parque Nacional Florestal de Tollymore e o castelo da família Stark (Castelo de Ward). Malta, Islândia, Marrocos e Escócia também foram cenário para os episódios. Confira mais detalhes das locações aqui!

House of Cards

Por onde andou o megalomaníaco Frank Underwood durante as temporadas de House of Cards? Além da Casa Branca, a série explora outros locais de Washington, no Estados Unidos, e da vizinha Baltimore, em Maryland. Na 1609 Park Ave. está a casa dos Underwoods na primeira e segunda temporada; a estação de metrô Charles Center, onde aconteceram cenas com a repórter Zoe Barnes; além do Baltimore Museum of Art, o bar Wit & Wisdom Tavern no hotel Four Seasons, e o fictício Freddy’s BBQ Rib Joint, que fica na 2605 Greenmount Ave. Em Gaffney, na Carolina do Sul, está o enorme pêssego comentado por Frank, que na verdade é uma caixa d’água de 41 metros de altura, além de outros endereços que revelam seu passado.

Narcos

Ah, Pablo Escobar…você causou pra caramba e ainda dá muito o que falar! Não por acaso deu origem a série Narcos, uma das mais vistas na Netflix, ao lado de Stranger Things. Depois de três temporadas intensas e violentas, a trama se consagra como uma das melhores dos últimos tempos. As cidades colombianas onde aconteceram as filmagens também colhem os frutos do sucesso, expandido seu turismo. Até a própria família do falecido traficante oferece tours personalizados! Em Medellín é possível visitar e se hospedar na Fazenda Nápoles, um dos repousos de Escobar; ir até a Mansão Mónaco ou ver de perto o jazigo do “patrón” no cemitério de Jardins Montesacro. Há ainda alguns endereços em Bogotá e em Cali, a capital da salsa, onde se desenvolve a terceira temporada.

Orange is the New Black

Os fãs da série não podem entrar na penitenciária, é claro, mas podem passar na frente da prisão de Danbury, no Connecticut, que inspirou a criação da trama. Mas é em Astoria, NY, que se desenvolveu um roteiro interessante para alimentar o vício pelo seriado. Dá pra ir até o restaurante/cafeteria Dmitri’s, que na verdade se chama Rosario’s; o Astoria Park; uma loja de conveniência na 31st Street; e o bar The Sparrow Tavern, onde Piper e Alex se encontram.

Mad Men

A premiada série sobre publicidade, ambientada na década de 1960, se passa em Nova York, mais precisamente entre bares e copos de whisky do personagem Don Draper. Os episódios das sete temporadas contam com cenas gravadas tanto em NY como em Los Angeles, incluindo lugares como o PJ Clarke’s da 3rd. Avenue (a rede tem filiais no RJ e em SP); o centenário salão do Grand Central Oyster Bar; o bar Madison Club Lounge do hotel Roosevelt; o The Monkey Bar no hotel Elysee; o Los Angeles Theatre; o Quality Café (LA); o bar Three Clubs (LA); entre outros.

[+] O tour temático da série pede trajes elegantes e inclui alguns drinks old fashioned 

The Sopranos

Um verdadeiro clássico entre os seriados consagrados, Os Sopranos foi filmada em vários lugares de Nova Jersey. E por onde andava Tony Soprano e seus camaradas mafiosos? As locações incluem a Funerária Parlor de Carmine; o Party World; o Car Wash; o La Cibelle’; a Igreja de Santa Cecila (igreja de Carmela); a confeitaria Holsten’s; o restaurante Holsten’s, reconhecido por quem acompanhou a série até o final; a oficina de carros de Big Pussy; e ainda o strip club Satin Dolls, conhecido como o bar Bada Bing. Para fazer esse tour, diga Bada-bing, bada-boom!

Girls

A série da HBO que retrata como é ser uma garota de 20 e poucos anos, com todas as neuras e tretas que isso possa envolver, se passa em Nova York na maior parte das temporadas. Um dos endereços que mais apareceram é Greenpoint, no Brooklyn, onde está o Café Grumpy e o apartamento da Hannah, na 102 Indian Street. A pitoresca Coney Island, uma península próxima a essa região, está presente no final da primeira temporada. A pizzaria Speedy Romeo e o restaurante Roberta’s também podem estar inclusos no roteiro.

Mr. Robot

Apesar de boa parte das cenas se passar em vagões de metrô e apartamentos, de poucos ou muitos metros quadrados, a série Mr. Robot também tem locações interessantes. E adivinha onde? Nova York! O protagonista Elliott, que vive em Chinatown, e a galerinha da FSociety se encontram na sede da “firma”, que fica dentro do Eldorado Arcade, em Coney Island. A estação Church Avenue, as torres espelhadas da Durst Organization (Allsafe Cybersecurity, na ficção), o wine bar Pierre Loti, a cafeteria Think Coffee (Ron’s Coffee, na ficção), a famosa Times Square e a pizzaria Redstone Rocket Lunchpad também dão as caras por lá!

Westworld

A premiada série da HBO, que é como o “velho oeste dos robôs”, foi filmada em lugares lindos como Utah, onde é possível percorrer o Parque Estadual Dead Horse os vales Castle Valley (que aparece nos filmes Thelma & Louise e Indiana Jones) e Fisher Valley. Na Califórnia, a produção optou por criar cenas em Santa Clarita, onde Teddy e Dolores circulam; nos estúdios da Melody Ranch Motion, em Newhall, que também foi palco para o filme Django Livre; e no Paramount Ranch, em Agoura.

The Crown

A série que conta a história detalhada da rainha Elizabeth II é não só o investimento mais caro que a Netflix já fez, como também uma maneira de mergulhar no Reino Unido da década de 1950. A boa notícia é que muitos dos lugares históricos são abertos a visitação, como o Castelo de Windsor, que de fato abrigou a monarca durante a Segunda Guerra Mundial; o Palácio de Kensington e o Palácio de Buckingham; as residências Hatfield House, Knebworth House (que também aparece em ‘O Discurso do Rei’ e ‘Batman O Filme’) e Wrotham Park; e a Catedral de Ely, na Inglaterra.

The Get Down

Apesar da série musical não ser renovada após a primeira temporada, é interessante apostar em um tour pelos cenários que deram vida ao hip-hop. A trama e a história dessa vertente se passa em Nova York, mais precisamente nos bairros Bronx e Harlem. O passeio inclui o hotel Chelsea; o Saint Mary’s Park; o lendário teatro Apollo Theater, onde os maiores nomes da história da música já pisaram; o edifício na 1520 da Avenida Sedgwick, tido como o berço do hip-hop; o Graffiti Wall of Fame, um enorme mural dedicado ao estilo musical; a via Grand Concourse, que é como uma calçada da fama da cultura afro norte americana; e o Rucker Park, uma quadra de basquete famosa que já recebeu ou lançou astros da NBA.

Sentiu falta de séries clássicas como Friends, Sex & The City e How I Met Your Mother? A gente falou delas nesse post aqui! 😉

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *