Ninguém precisa se aventurar nas entranhas do Mundo Invertido para encontrar os cenários de Stranger Things. A cidade de Hawkins não existe e muito menos no estado americano de Indiana. Os estranhos acontecimentos que levaram Will a desaparecer ocorreram na verdade na Geórgia, a quase 1.000 km do que se imaginaria.

Bastam alguns dias e muito amor pelo sobrenatural para maratonar em uma road trip pelas regiões de Douglasville, Stockbridge e Palmetto, onde foram gravadas diversas cenas icônicas de Stranger Things. Desde que a série entrou em sua terceira temporada, em julho deste ano, os fãs da produção começaram a descobrir aos poucos suas locações e foram seguindo os passos de Eleven para desvendar de vez os mistérios de Hawkins.

Do Departamento de Polícia onde Jim Hopper investiga os estranhos acontecimentos da cidade ao mercado em que Millie Bobby Brown entrou para roubar waffles, várias paradas podem ser conhecidas durante um curto roteiro de carro pela Geórgia. Sintonize a trilha sonora de Kyle Dixon e Michael Stein no rádio e você poderá até achar que viu o Demogorgon vagando pelas ruas destas pequenas cidades americanas que parecem mesmo ter parado nos anos 80.

Pesquise passagens baratas para os Estados Unidos

Road trip pelos cenários de Stranger Things

Nossa viagem começa em Atlanta. Portanto, o melhor a fazer é reservar suas passagens diretamente para a região. Uma boa dica é alugar um carro saindo do próprio aeroporto e iniciar o roteiro a partir de lá. Você pode pesquisar valores de aluguel em diversas empresas através do nosso parceiro RentCars.

Uma boa ideia é aliar o tour pelos cenários de Stranger Things com outros itinerários pelos Estados Unidos. Confira algumas sugestões:

Laboratório Nacional de Hawkins – Atlanta

O verdadeiro laboratório de Hawkins também é palco de muitas pesquisas, mas, felizmente, menos curiosas do que as realizadas em Stranger Things. Trata-se de um edifício da Universidade Emory, no campus Briarcliff (1256 Briarcliff Road NE, em Atlanta), onde antes se localizava o Instituto de Saúde Mental da Geórgia.

O Laboratório Nacional de Hawkins é na verdade parte da Universidade Emory, em Atlanta

Da estrada já é possível observar a construção com seu inusitado formato de cruz. Difícil é não sentir um arrepio ao lembrar que o espaço funcionou como um hospital psiquiátrico entre os anos de 1965 a 1997.

Benny’s Burgers – Lithia Springs

Conhecemos Eleven quando a menina aparece misteriosamente na lanchonete Benny’s Burgers, no primeiro episódio de Stranger Things. Para fazer uma refeição no mesmo local em que Millie Bobby Brown esteve, o endereço certo é 7413 Lee Road, onde fica o restaurante Tiffany’s Kitchen.

via GIPHY

Apenas não siga os passos de Eleven tão à risca: ninguém quer problemas no restaurante, ok?

Departamento de Polícia de Hawkins – Douglasville

Com apenas 33 mil habitantes, Douglasville se tornou a sede do Departamento de Polícia de Hawkins. Para encontrar o local em que o oficial Jim Hopper trabalha, basta rumar para a 48 Pray Street.

O Departamento de Polícia de Hawkins que aparece em Stranger Things está localizado na cidade de Douglasville, a 35 km de Atlanta

Waffles – Palmetto

A pacata cidade de Palmetto foi cenário de acontecimentos sobrenaturais quando a personagem de Eleven entrou em um mercado da rede Piggly Wiggly (localizado na 504 center street) para roubar waffles. Aproveite e compre alguns destes doces como desculpa para tirar uma foto no cenário de Stranger Things.

Em uma reportagem divulgada pela AP (Associated Press) o dono do estabelecimento conta que a série mudou completamente a rotina do local e que é possível reconhecer os fãs de longe. Algumas pessoas chegam a se vestir igual à personagem ladra de waffles, com direito a efeito de nariz sangrando e tudo!

Uma das cenas mais icônicas de Stranger Things é quando Eleven entra em um mercadinho para roubar waffles

Escola de Hawkins – Stockbridge

A Escola de Hawkins fica a cerca de 50 km de distância de Palmetto, mais especificamente na cidade de Stockbridge, onde estão tanto a escola de ensino fundamental quanto a de ensino médio que aparecem na série.

Na vida real, as cenas se passam no local em que funcionava a Patrick Henry High School (109 South Lee Street) e é possível até mesmo ver a marca do letreiro usado na série nos tijolos da fachada do edifício. Apesar disso, a escola original fechou em 2015 devido aos altos custos de manutenção da construção.

A Patrick Henry High School serviu de cenário para a Hawkins Middle School e para a Hawkins High School

Área Central de Hawkins – Jackson

Para chegar à parte mais central de Hawkins, é necessário percorrer mais 115 km. Ela fica na Town Square de Jackson, também na Geórgia. Uma curiosidade interessante sobre a região é que diversas fachadas foram pintadas para a série, fazendo com que ganhassem um visual mais “anos 80”.

Um passeio pelos cenários de Stranger Things.
Um passeio pelos cenários de Stranger Things.

Como foram escolhidas as locações de Stranger Things

Matt e Ross Duffer, criadores da série Stranger Things, pensaram inicialmente em localizar os acontecimentos na cidade de Montauk, em Nova York, que também serviu como cenário para o filme Tubarão.

Entretanto, a ideia mudou ao perceber que uma cidade ficcional oferecia mais possibilidades criativas em relação a um cenário real. Segundo o jornal The Sun, os criadores acharam estranha a ideia de colocar uma cidade verdadeira em quarentena, por exemplo, mas não haveria problema algum em fazer isso com um lugar que não existe.

Foi assim que nasceu Hawkins. A título de curiosidade, existe uma cidade com o mesmo nome, localizada no Texas, mas ela não possui relação com a trama.

O estado da Geórgia foi escolhido para as gravações por lembrar aos irmãos Duffer diversos locais de suas infâncias. Ou seja, era o cenário perfeito para uma série situada nos anos 80. Além disso, o estado já havia acolhido diversas produções cinematográficas, incluindo alguns cenários da franquia Avengers.

Se depois deste roteiro pelas locações de Stranger Things você não parou no Mundo Invertido nem foi devorado pelo Demogorgon, aproveite para conhecer também estes outros 12 lugares de séries famosas da TV e da Netflix para visitar.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.