Se você acha que a República Dominicana tem só Punta Cana e Isla Saona de destinos turísticos, está muito enganado! A capital do país, Santo Domingo, é uma cidade que não deve faltar no seu roteiro de viagem, mesmo que seu destino final for algum dos outros lugares paradisíacos da República Dominicana.

Santo Domingo é uma cidade cheia de história e cultura, mas também oferece muita diversão, beleza natural e boa estrutura para seus viajantes!

Todas as opções de voos para Santo Domingo você confere aqui!

Foto: Pixabay

Você sabia que foi na República Dominicana que Cristóvão Colombo chegou à América? Pois é, e saiba que os locais (tem mais de 3 milhões de habitantes a capital) tem muito orgulho disso! Foi em Santo Domingo a primeira povoação europeia na América e guarda até hoje um belo patrimônio histórico e arquitetônico do período colonial. 

Conhecendo essas curiosidades, saiba o que mais existe em Santo Domingo e um guia completinho para quem quer conhecer a cidade.

O que fazer em Santo Domingo

Santo Domingo oferece uma ampla variedade de atividades para todos os gostos e tem várias experiências históricas e naturais para o viajante aproveitar muito. Confira abaixo algumas das principais atrações e atividades da cidade:

Zona Colonial: esta é uma das principais áreas de Santo Domingo e é tão importante que se tornou Património Mundial da UNESCO! A Zona Colonial é o bairro histórico de Santo Domingo e aqui você encontrará edifícios coloniais bem preservados, museus, igrejas e praças.

Explore as ruas de paralelepípedos da cidade velha, lar de edifícios históricos, igrejas e museus. Não deixe de visitar a Catedral de Santa María la Menor e o Museu Alcázar de Colón.

Foto: Pixabay

Museu de las Casas Reales: para quem gosta de um pouco de contexto dos locais que viaja, este museu oferece uma visão fascinante da história colonial da República Dominicana, com exposições que contam a história do período colonial.

Farol de Colón: conhecido também como Farol Colombo e Museu das Américas, esta construção celebra os 500 anos de descobrimento do continente e onde fica o túmulo com os restos mortais de Cristóvão Colombo. 

Parque Los Tres Ojos: esta é uma das melhores atrações de Santo Domingo! Este parque possui cavernas subterrâneas com lagoas cristalinas, perfeito para uma visita refrescante e cheia de aventuras!

Praias: óbvio que as belas praias também devem entrar no seu roteiro de viagem! Aproveite as belas praias da região, como a Playa Boca Chica e a Playa Juan Dolio.

Veja todos os passeios em Santo Domingo e reserve já em reais

Hospedagem 

Uma das partes boas de Santo Domingo – entre tantas coisas – é que oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem, desde pousadas a hotéis boutique e resorts de luxo e opções mais econômicas em áreas como a Zona Colonial e a Avenida George Washington. 

Conheça algumas áreas para se hospedar e opções de hotéis:

Zona Colonial: esta área histórica de Santo Domingo é uma das principais áreas para se hospedar, considerada por muitos como o melhor lugar, já que fica perto de vários pontos turísticos. O local oferece hotéis charmosos, como o Hotel Casas del XVI e o Hodelpa Nicolás de Ovando. Ficar aqui coloca você no coração da história da cidade.

Foto: Booking/Hotel Casas del XVI

Malecón: a Avenida George Washington, conhecida como Malecón, tem uma série de hotéis à beira-mar e também é onde ficam os restaurantes! Por lá, confira o JW Marriott Santo Domingo e o Renaissance Santo Domingo Jaragua Hotel & Casino, boas opções para quem quer ficar de carinha pro mar.

Praia de Boca Chica: se você preferir ficar perto da praia com aquele mar azul caribenho, Boca Chica é uma ótima escolha, mas com mais pousadas do que grandes hotéis.

Que tal um pulo em Punta Cana? Descubra aqui quanto custa viajar para lá!

Alimentação

Em Santo Domingo o viajante precisa conhecer a culinária local e não ficar comendo apenas as comidas internacionais que são servidas em alguns hotéis e cafés da manhã! Aproveite para explorar a rica gastronomia e comer pratos típicos como o pescado com coco (parece uma moqueca), o pastel en hoja (parece uma pamonha feita de mandioca)  e também não deixe de provar a mamajuana, uma bebida alcoólica tradicional dominicana.

Se você é uma formiguinha e tá esperando só eu falar da sobremesa, em Santo Domingo o doce de leite é a sobremesa mais famosa e é servida de várias formas e com várias frutas.

Como chegar em Santo Domingo 

O Aeroporto Internacional de Santo Domingo (SDQ) é o principal aeroporto da cidade e um dos principais do país. Há voos diretos saindo de algumas capitais brasileiras e as cias aéreas que fazem o trecho são: companhia Arajet, Copa Airlines, Gol, Latam, Avianca e Delta.

Foto: Pixabay

Quando ir

Em Santo Domingo o sol aparece o ano todo e garante dias lindos com temperaturas altas, por isso pode ser visitado quase o ano todo sem grandes preocupações.

Isso, você leu certo: QUASE o ano todo, porque infelizmente o destino faz parte da rota de furacões, que acontecem principalmente entre agosto e setembro, que depois de passar na República Dominicana, vão subindo até chegar na Flórida.

Se você puder escolher quando vai tirar suas férias, saiba que o melhor momento para visitar a Santo Domingo é durante a estação seca, que vai de novembro a abril. Durante esse período, as temperaturas são mais amenas e há menos chuvas, além de bons valores fora do período de férias e feriados (dezembro e janeiro).

Quanto tempo ficar em Santo Domingo

Vale a pena ficar em Santo Domingo pelo menos três dias inteiros, assim será possível ver as principais atrações da cidade e ainda fazer algum passeio próximo, mas voltando para dormir e curtir a vida noturna da cidade.

Veja uma sugestão de roteiro de três dias em Santo Domingo, que você pode adaptar para mais ou menos dias, como preferir:

Dia 1:

  • Visite a Zona Colonial, incluindo o Alcazar de Colón, a Catedral de Santa María La Menor e o Panteão Nacional;
  • Almoce em um restaurante local na Calle El Conde;
  • Passe a tarde no Parque Nacional Los Tres Ojos.

Dia 2:

  • Visite o Malecón e o Mercado Modelo;
  • Almoce em um restaurante de frutos do mar na orla da praia;
  • Visite o Palácio Nacional e a Catedral de Santa María La Menor.

Dia 3:

  • Almoce em um restaurante na praia;
  • Relaxe na praia ou faça atividades aquáticas.

Documentação

Os turistas brasileiros devem possuir passaporte com vigência durante a sua estadia na República Dominicana, o que significa que, o documento não deverá vencer antes de sua saída do território dominicano e ainda deve conter seis meses de validade após o período da viagem!

Para entrar no país e em Santo Domingo o viajante também precisa, obrigatoriamente, apresentar a vacina internacional contra febre amarela.

Moeda

A moeda oficial de Santo Domingo é o peso dominicano (DOP), mas o dólar americano é bem aceito e até incentivado por lá, mas pode ser que não consiga boas conversões, por isso vale a pena já viajar com o peso mesmo daqui do Brasil.

Em setembro de 2023, R$ 1 compra 11,25 DOP.

Idioma

A língua oficial do país é o espanhol, assim como em toda a República Dominicana, mas na maioria dos pontos turísticos é possível falar em inglês e até desenrolar um portunhol. 

Para evitar falsos cognatos em suas viagens (especialmente em espanhol, que tem palavras com sonoridade e até escrita similar em idiomas diferentes mas que não significam a mesma coisa) preparamos um guia para te ajudar e evitar passar perrengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.