Cartão Travel Money, veja como fazer e como funciona!

Cartão Travel Money, veja como fazer e como funciona!



Os cartões pré-pagos, como o Travel Money, são uma alternativa segura e prática de pagamento no exterior

Toda e qualquer viagem depende de um ponto crucial: dinheiro. E, ao viajar para o exterior, sempre surge a dúvida sobre qual a melhor forma de pagamento e transportar valores para outros países.

O mais importante para todo viajante, em primeiro lugar, é ser prudente: não desbrave o mundo com uma única opção de pagamento. Imprevistos acontecem e tenha sempre, pelo menos, duas alternativas para usar dinheiro no exterior.

Entre as possibilidades ao dinheiro em espécie e ao cartão de crédito internacional, estão os cartões do tipo travel money pré-pago para viagens. Talvez essa seja uma das maneiras mais práticas e seguras de “levar” dinheiro em viagens ao exterior atualmente, sem a preocupação com assaltos ou taxas exorbitantes de saque nos caixas internacionais.

Nos últimos anos, a modalidade se popularizou e pode ser encontrada facilmente em diversas casas de câmbio e de diferentes bandeiras. Um dos mais conhecidos é o Visa Travel Money . O mais antigo do setor, até 2011 o cartão era a única opção de pré-pago de viagem no mercado.

visatravelmoney

Confira a seguir as suas principais características:

Cartão Travel Money

Vantagem financeira

Financeiramente, além da segurança de não se carregar dinheiro vivo, um dos grandes benefícios do cartão é o maior controle dos gastos, especialmente em relação à taxa de câmbio. Comprando o cartão carregado de moeda estrangeira antes de viajar, o usuário garante o travamento das taxas de câmbio no momento da carga. Por outro lado, ao carregá-lo e recarregá-lo paga-se 6,38% de IOF mais o lucro cambial das operadoras e casas de câmbio.

Moeda – O cartão pode ser carregado em dólar americano, dólar canadense, euro ou libra esterlina e as compras e saques são realizados na moeda local do país em que o usuário estiver (com as devidas conversões).

Praticidade

O uso do cartão não tem segredo. Funciona como um celular pré-pago e é desvinculado de conta-corrente e do cartão de crédito. O usuário carrega o cartão e usa normalmente durante a viagem, em lojas, restaurantes, no comércio em geral ou sacando em caixas eletrônicos.

Os valores são debitados do saldo, sendo possível fazer recargas durante a viagem (online e por telefone, dependendo do emissor). De acordo com informações da Visa, o cartão é aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos credenciados e em 1,8 milhão de caixas eletrônicos filiados distribuídos por mais de 200 países.

CelularO Visa Travel Money ainda possui app para iPhone, Android ou Blackberry . Por meio do aplicativo é possível acessar o extrato, alterar senha, bloquear ou desbloquear o cartão quando necessário.

Tarifas

As tarifas dependerão do banco emissor. Mas, no geral, não há taxas para usar o cartão nas compras. São cobradas tarifas para sacar dinheiro em caixas eletrônicos, que giram em torno de US$/EUR/£ 2,50 (dependendo da moeda do cartão).

Outra taxa que merece atenção é a de inatividade. O cartão não tem custo de anuidade, mas caso fique mais de seis meses sem uso são cobradas taxas mensais de manutenção.

Onde fazer

Além de poder ser encontrado em casas de câmbio, o Travel Money pode ser feito diretamente com as instituições emissoras . Algumas delas são o Banco Confidence, o Banco do Brasil, o Banco Rendimento e o Bradesco. Vale lembrar que a escolha é importante, pois a central de atendimento será a mesma do emissor e o usuário só poderá recarregar seu cartão junto à instituição ao qual pertence.

Sobrou dinheiro?

Pra finalizar, outra vantagem é que o saldo do cartão nunca expira. Mas, caso na volta da viagem ainda haja saldo, pode-se solicitar a devolução em reais, guardar a quantia para uso futuro ou então realizar compras na rede Visa Electron.

Para onde viajar
Eu tenhoBudget
e quero viajar porDias
Para onde viajar

6 comentários

Comente
  1. 1
    Eliane Pacheco Rodrigues

    Minha filha esta no México, posso fazer o cartão aqui no Brasil e mandar pra ela lá. Ou ela pode fazer um lá?

  2. 3
    Keyce Viana

    Como faço para depositar uns dólares em especies no cartão travel money ???, pois fiz a troca em um banco e agora estou com o dinheiro em mãos.

+ Deixe um comentário