Localizada na Riviera Italiana, Rimini possui um pouco mais de 15 quilômetros de praias banhadas pelo mar Adriático. A pequena cidade não é famosa como destino de verão entre os europeus, muito menos mundialmente, mas só os italianos são suficientes para encher e animar a cidade.
Com cerca de 150 mil habitantes, Rimini fica a apenas 1 hora de trem de Bologna, podendo até ser visitada em um bate e volta. Embora a cidade seja pequena e sem grandes atrativos, os habitantes são orgulhosos de suas praias, arquitetura e ruínas romanas.
Para conhecer a cidade, a Piazza Cavour fica bem no centro e é um ótimo local para iniciar um tour pelo centro histórico. Cercada por restaurantes, bares e cafeterias, a praça é um ponto animado e está sempre cheia de gente. A Piazza Tre Martiri é outra praça que também fica no coração de Rimini e que merece uma visita, é inclusive uma extensão da Piazza Cavour. Com uma bela arquitetura e diversos tipos de comércio ao redor, as duas praças podem ser combinadas em uma mesma visita.
O Arco de Augusto é um monumento da época romana e um dos arcos mais antigos da Itália, servia de entrada à cidade para quem vinha de Roma e foi construído em homenagem ao imperador romano. A Ponte de Augusto e Tibério, conhecida somente como Ponte de Tibério, atravessa o Rio Marecchia e resistiu à tentativa de destruição por parte do exército alemão durante o período da Segunda Guerra Mundial. E não poderia deixar de faltar no roteiro, conhecer as praias da região, que se comparar às praias do Brasil não são tão bonitas, mas para os italianos, durante os meses mais quentes do verão, funcionam como uma boa maneira de se refrescar do intenso calor. Ideal para vivenciar o clima de verão típico italiano, aliás é durante os meses de verão que a cidade tem sua alta temporada, fora desse período, Rimini é um local bem pacato.
Rimini pode ser combinada com uma viagem a Bologna ou então com uma viagem à República de San Marino, que fica a somente 20 quilômetros, mas seja qual for a opção escolhida, a cidade é fácil de ser visitada.