Amalfi é uma comuna italiana na região da Campânia. A história da cidade é marcada pelas trocas comerciais em todo o Mediterrâneo e pelos progressos tecnológicos no setor naval e científico. Ao longo do golfo de Salerno e em privilegiada posição panorâmica, Amalfi é rica em história e monumentos. Dotada de uma estrutura arquitetônica peculiar, predominantemente branca e amarela, a cidade contrasta com o verde da vegetação e os tons de azul do mar.
Amalfi é famosa por ter sido uma das quatro repúblicas marítimas da Itália, partilhando o posto com Veneza, Pisa e Gênova. Durante a Idade Média, a cidade desenvolveu intenso comércio com o Império Bizantino e com o Egito. Os mercadores amalfitanos conquistaram o monopólio do comércio mediterrâneo, fundando, no século X, a base mercantil da Itália meridional no Oriente Médio.
Entre as provas mais marcantes da grandeza de Amalfi, estão as Tábuas Amalfitanas (Tavole Amalfitane), um código que reunia as normas do direito marítimo e que permaneceu válido por toda a Idade Média.
Hoje, a beleza do lugar, o eletrizante cenário à beira-mar e a temperatura agradável fazem do local um dos balneários mais concorridos da Itália. A paisagem é formada por um pouco mais de três quilômetros quadrados de beleza, logo na saída do Vale dos Moinhos. De um lado, as rochas dos Montes Lattari e, do outro, o belo mar do Mediterrâneo.
A arquitetura mediterrânea está nas suas casas brancas grudadas umas nas outras, nas ruelas e nas torres de vigilância como a Torre Sarracena próxima ao Convento de San Francesco. Alguns restos arqueológicos indicam sua origem romana do período imperial: é o caso dos resquícios de uma casa do período do imperador Tibério.
O orgulho local é a catedral Duomo di Sant’Andrea, do século 9, que combina elementos romanescos, bizantinos, góticos, barrocos e árabe-normandos. Assim como o Museo della Carta, que era uma fábrica de papel durante a Idade Média e mostra a história da fabricação do material.
A cidade ainda possui muitas belezas naturais, como grutas que podem ser visitadas em passeios de barco. Ao longo da orla de Amalfi há diversas agências que fazem excursões pela costa Amalfitana e Sorrentina e para a ilha de Capri, assim como dispõem do serviço de aluguel de barco.
Tomar um delicioso limoncello faz parte do roteiro pela cidade. Os limões de Amalfi são certificados com indicação geográfica protegida pela União Europeia desde 2005, que atesta a origem do produto e as características particulares em função da região geográfica. Por causa desse limão único, o limoncello de Amalfi é considerado um dos melhores da Campânia.