Capri é um paraíso no Sul da Itália! Se você está de férias em Nápoles ou pela Costa Amalfitana, visitar a ilha deve fazer parte do seu roteiro de viagens. O melhor de tudo é que em apenas um dia você vê muita coisa linda e ainda retorna para o continente!

Se você gosta de belezas naturais, respirar ar puro, admirar o mar, fazer comprinhas em lojas luxuosas e provar comidas saborosas, vai se apaixonar por Capri. A ilha é um verdadeiro glamour e quem pisa pela primeira vez lá se encanta automaticamente.

Como chegar a Capri

capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda

As principais cidades do sul da Itália oferecem partidas até Capri. Quem está viajando por Nápoles ou pelas cidades da Costa Amalfitana encontra com facilidade empresas nos portos dessa cidade para chegar até o paraíso.

Em Nápoles, por exemplo, existem dois portos com saídas para Capri:

  • Molo Beverello, de onde partem os barcos rápidos e com passagens mais caras;
  • Calata di Massa, de onde partem as balsas, como os navi veloci e os traghetti, que são um pouquinho mais lentos e mais baratos.

Quanto mais cedo você chegar aos portos, mais opções de barcos e horários você vai encontrar. Por volta das 8 horas da manhã, por exemplo, é possível encontrar barcos saindo a cada 15 minutos. As empresas de transporte mais conhecidas são SNAV, Caremar e NLG.

Aproveite: excursão diurna em Capri e Gruta Azul saindo de Nápoles ou Sorrento

O valor das passagens varia de acordo com o tipo de embarcação escolhida (as mais rápidas são mais caras) e com o horário de partida (horários de maior movimento são mais caros). O tempo de viagem de Nápoles até Capri com as embarcações velozes é de 50 minutos, enquanto as lentas é de 1h25.

Importante: você pode comprar seus bilhetes com cartão de crédito, mas muitas empresas só vendem no crédito caso seu barco não parta nos próximos 5 minutos. Se o embarque estiver próximo, a compra é apenas em dinheiro.

No porto de Marina Grande, já em Capri, você pode comprar suas passagens de retorno, seja para Nápoles ou alguma cidade da Costa Amalfi.

Como se locomover em Capri

Tudo bem que existem embarcações que permitem que você leve um carro para Capri. Mas, definitivamente, esqueça isso! As formas mais práticas de se locomover pela ilha são: de ônibus, de funiculare (um trenzinho) e a pé.

Dica: faça a maior parte de ônibus. A passagem custa 2 Euros (preço de maio de 2018) e otimiza demais seu tempo, principalmente pensando na hora de subir para a parte mais badalada da cidade (é uma subida que judia qualquer panturrilha).

Os micro-ônibus partem a cada 15 ou 20 minutos da Marina Grande para a Piazzetta de Capri, Piazza Umberto, Marina Piccola, Anacapri e Farol de Punta Carena. Fique atenta à plaquinha que está na frente do ônibus que mostra o destino final da viagem.

Para retornar à Marina Grande, você pode usar uma escadaria que fica bem ao lado da Piazzeta. Até a região portuária, é uma caminhada de aproximadamente 15 minutos.

O que fazer em Capri em um dia

Um dia inteiro na ilha é suficiente para você conhecer os pontos mais importantes. Confira o que fazer para se divertir em Capri!

Passeio de barco em volta da ilha

capri
Foto: Reprodução / Pixabay

Você TEM QUE incluir esse passeio em seu roteiro (podemos dizer que é o mais legal de se fazer em Capri). Assim que sua embarcação chegar à ilha, na Marina Grande, você vai encontrar diversas empresas que oferecem passeios de barco e aluguel de lanchas particulares. Escolha a opção que melhor cabe no seu bolso – o aluguel de lanchas particulares custa, dependendo da empresa, 200 Euros + o gasto de combustível. Se você estiver entre vários amigos, pode valer a pena!

Se você não tiver tanta grana assim, fique tranquila: os passeios de barco são bem divertidos. O preço dos bilhetes varia de 18 euros a 25 euros por pessoa (valores de maio de 2018). O mais barato faz o giro em torno da ilha, um passeio com duração de 50 minutos. O outro faz o mesmo giro e mais uma pausa na Gruta Azul. Todo o percurso tem duração de 1 hora.

Durante o passeio de barco em volta de Capri, você vai observar muitas rochas e construções incrustadas na ilha.

capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda
Capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda
capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Se sua embarcação tiver um guia, ele provavelmente vai fazer aquelas brincadeiras de turistas como: “com o que essa rocha se parece?”. É hora de usar a imaginação!

Mas, sem dúvida, o momento mais importante é quando você passa pertinho do cartão postal de Capri: os Faraglioni, que são rochas no meio água esculpidas pelo vento e pelo mar. Os barcos passam bem lentamente perto dos Faraglioni, tornando o momento ainda mais mágico.

capri
Foto: Reprodução / Pixabay
capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda
capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Gruta Azul

Este é um dos pontos mais famosos de Capri e consiste em uma gruta apaixonante com águas cristalinas. Se você quiser conhecer o local, a dica é ir bem cedo, assim que você já chegar na ilha. A entrada na gruta custa 5 euros, independentemente de você já ter comprado o passeio em torno da ilha, e somente barcos pequenos a remo são autorizados a entrar.

Cada barco pode permanecer apenas 5 minutinhos na gruta (não dá para descer e nadar). Se você está com grana sobrando, faça! Mas, se o seu orçamento estiver apertado, avalie: porque é muito rápido e sempre lotado.

Visitar o Giardini Augusto

capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Para chegar ao jardim, vá até a Piazza Umberto, perto do ponto final de ônibus de Capri, e trace o jardim em seu GPS. Você vai andar por volta de 10 minutos até chegar ao jardim. Você precisa pagar 2 Euros para entrar lá, mas vale cada centavinho!

O Giardini Augusto é uma área muito arborizada na ilha e um local estratégico para fazer fotos de Capri. A vista lá de cima é realmente muito linda, você consegue observar os Faraglioni sob uma nova perspectiva e ver a Baía de Marina Piccola.

capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda
capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Admire também todas as curvas alucinantes da Via Krupp — é uma pena que essa estrada esteja fechada para reformas, impossibilitando uma caminhada por lá

Essa via foi construída século XX e o engenheiro Emilio Mayer conseguiu superar todas as adversidades das rochas de Capri para criar um caminho com 100 metros de distância que liga a Marina Piccola ao edifício histórico Certosa di San Giacomo. O resultado gerou uma das ruas mais incríveis do mundo, com curvas estreitas que fazem um verdadeiro zig-zag.

capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda
capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda
capri
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Monte Solaro

Quem chega até o Monte Solaro tem uma das vistas mais lindas de Capri! Este é o ponto mais alto da ilha, que está a 589 metros do nível do mar.

capri
Foto: Reprodução / Wikimedia Commons
capri
Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

Quem está na Marina Grande deve pegar um ônibus até Anacapri e ir para a praça Vittoria. Para subir até o Monte Solaro, você pode pegar um teleférico. Também é possível subir a pé, mas adicione pelo menos 1h30 nessa brincadeira!

Marina Piccola, se sobrar tempo

Se você quiser nadar em Capri, uma das melhores opções é ir até a Marina Piccola para fazer esse mergulho. O local é perfeito para banho porque fica na parte sul da ilha com muitas costas íngremes ao seu redor. Assim, a água fica sempre mais quentinha e bate pouco vento.

capri
Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

Quem consegue alugar uma lancha particular pode pedir para que o piloto faça uma pausa estratégica ali. Mas, se você está se locomovendo de ônibus ou a pé, também é possível! Basta ir até o terminal de ônibus, próximo à igreja de Sant’Andrea, que foi construída em 1900. Chegando por lá, é só descer as escadas para chegar à praia e ao Scoglio delle Sirene.

Onde comer em Capri

capri
Foto: Reprodução / Pixabay

Capri é uma cidade cara! A maioria dos restaurantes, principalmente próximos à Piazetta, oferecem pratos que ficam em torno de 30 Euros por pessoa. O valor é mais elevado porque este é o point mais badalado da ilha.

As pizzas, que são individuais, ficam na faixa de 15 Euros por pessoa (já com uma bebida inclusa). Para não estourar o orçamento, procure uma rosticceria ou uma salumeria, que são locais que comercializam sanduíches. Esses lanches custam em média 5 Euros.

Agora que você já sabe tudo o que pode fazer em Capri em apenas um dia inteiro, comece a pesquisar quanto custa viajar para a Itália. Para economizar, use nosso buscador de passagens baratas.

3 comentários

  1. Olá Andressa.
    Ficarei em Napoles alguns dias e pretendo visitar Capri em 1 dia. Quanto à passagem de barco para a ilha, eu posso já comprar o ticket de volta ainda em Napoles? E nesse caso, a viagem de volta seria com horário marcado ou ficaria em aberto (ou seja, poderia voltar em qualquer horário atendido pela empresa)?
    Muito obrigado e parabéns pelo blog!
    Abraços,

    1. Oi, Carlos Eduardo!

      Os bilhetes são sempre com hora marcada (acredito que seja uma maneira de controlar a quantidade de pessoas/embarcação para evitar superlotação). Então, se ainda em Nápoles ou até pela internet você comprar seu bilhete de retorno de Capri, será com horário marcado – o que não é muito legal, porque você se limita na ilha, vai que deseja andar mais por lá etc.

      Eu recomendo comprar em Capri mesmo. Tem muita embarcação que volta para Nápoles a cada 30 ou 45 minutos, as filas são pequenas também: é bem tranquilo comprar lá e você tem mais liberdade para fazer seus horários, para fazer o passeio de barco em volta da ilha na hora que quiser!

      Só os bilhetes de Nápoles mesmo (de metrô ou ônibus) que você já deve ter a mais no bolso, principalmente se for final de semana, quando as bancas ficam fechadas e você pode se bater mais para encontrar onde comprar 🙂

      No mais, aproveite muito e divirta-se nessa ilha maravilhosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.