Toulouse é a quarta maior cidade da França e possui uma localização estratégica: próxima da fronteira com a Espanha, bem no meio do caminho entre o mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico e próxima das montanhas dos Pirineus. E não acaba por aqui, Toulouse fica ainda às margens do rio Garonne e do Canal du Midi, ou seja, tem de tudo um pouco por perto.
Essa charmosa cidade é conhecida como “La Ville Rose” devido aos tijolos em tons rosados utilizados para construção de muitos de seus antigos edifícios e também pode ser considerada uma cidade intelectual pois possui 3 importantes universidades do país, isso faz com que Toulouse seja repleta de jovens estudantes universitários.
Como a cidade beira o rio Garonne, fazer um cruzeiro navegando ao longo do rio é uma boa maneira de conhecê-la de outro ângulo. Os passeios são uma espécie de city tour fluvial e duram aproximadamente 1 hora e 15 minutos, com comentários sobre em francês e não são operados durante os meses de inverno.
O coração de Toulouse é a Place du Capitole, uma praça que fica bem no centro, considerada ponto de encontro local, é um bom lugar para iniciar um passeio pela cidade que tem um ótimo sistema de transporte público, mas a melhor maneira de conhecê-la é caminhando. A Sede do Governo é um prédio cor de rosa, chamado Capitale du Toulouse e vale a visita. A Basilique St-Sernin é vista por muitos como a construção mais bonita da cidade. O Canal du Midi, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, é um dos canais mais antigos da Europa ainda em funcionamento.
Para compras de roupas, a Rue Cujas possui lojas de jovens estilistas franceses, o local é cheio de pessoas estilosas caminhando com suas roupas cults. Já para quem procura por algo único, a praça da igreja, ou Place St. Sernin torna-se um mercado de pulgas, ótimo para um passeio e difícil sair sem comprar algo. Para alimentos, o Marché Victor Hugo Toulouse é o mercado municipal, lá há especiarias, frutos do mar, queijos e outras especialidades francesas, não é barato, mas em geral a qualidade compensa.
Toulouse consegue ferver de calor mesmo estando tão próxima do Pirineus ainda nevados. São paisagens e sensações opostas, porém, ambas muito agradáveis.