Estrasburgo é um destino de viagem moderno e cosmopolita, além ser uma das cidades mais bonitas e simpáticas da França. A antiga cidade medieval é jovem e dinâmica e possui a segunda maior população estudantil da França. Ruelas tortuosas e sua lindíssima catedral gótica contrastam com a arquitetura contemporânea. 
	A cidade situa-se a oeste da França, na fronteira do país com a Alemanha, na margem esquerda do Rio Reno. Considerada, ao lado de Bruxelas, capital do continente europeu a cidade também é a capital da região administrativa da Alsácia na França.
	Embora pertença hoje aos franceses, durante a Segunda Guerra Mundial, ela serviu de palco a diversas batalhas, tendo sido anexada à Alemanha, sendo depois reconquistada pela França na década de 40.
	Por essa razão, Estrasburgo, apesar de francesa, desenvolveu seu território notável influência alemã, muito visível em sua arquitetura e também na língua.  Isso significa, inclusive, uma gastronomia deliciosamente híbrida das iguarias da Alemanha e da França. Nos winstubs, pequenas tabernas tipicamente alsacianas, são preparados e apreciados em grande quantidade os pratos tradicionais com os vinhos de Alsácia.
	Essa influência também aparece na sua história.  Goethe foi aluno de uma das suas universidades e Gutenberg terá inventado a imprensa durante a sua permanência ali.
	Apesar das guerras, Estrasburgo mantém um patrimônio diversificado que representa a evolução da cidade desde a época romana até os dias atuais.  A cidade é tão rica que o centro histórico da cidade foi classificado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade em 1988 – sendo a primeira cidade francesa a receber este reconhecimento.
	Estrasburgo ainda acolhe várias instituições da União Europeia, entre as quais o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
	A cidade não é grande, sendo possível visitar grande parte a pé ou de transporte público: ônibus e tramway - uma espécie de bonde moderno. A cidade conta também com a maior pista para ciclistas de França. Os ciclistas podem descobrir a cidade e seus arredores de maneira original ao longo dos canais, atravessando parques e jardins, entrando no centro histórico. Há várias opções de aluguel de bicicletas e de patins.
	A região da Alsácia é boa para visitar em todas as estações do ano. Possui verões secos e quentes, com média de 25ºC. Os invernos são frios e os termômetros marcam temperaturas negativa. Entre os meses de maio e agosto, o clima é mais agradável.