Quanto custa viajar para a Espanha?

Não só de touradas, danças flamencas e futebol vive a Espanha. Morada de diferentes povos ao longo dos tempos, caso dos romanos, celtas, godos e árabes, o que se pode ver no país é uma regionalidade muito forte que muda com o compasso de movimentação do turista. Isso garante uma experiência muito rica ao viajante, afinal o país é muitos em um só. Se isso já não fosse o suficiente, a pluralidade espanhola também é vista em suas atrações turísticas: se quiser ir para a praia, pode; se quiser comer bem, pode; se quiser esquiar, pode; se quiser fazer uma imersão cultural, pode; se quiser cair nas baladas, pode, e por aí vai. Com tantas alternativas, difícil mesmo é não encontrar uma região do país – ou muitas – que seja capaz de satisfazer os seus desejos turísticos mais obscuros.

Guia Espanha

Quanto custa viajar para a Espanha?

Não só de touradas, danças flamencas e futebol vive a Espanha. Morada de diferentes povos ao longo dos tempos, caso dos romanos, celtas, godos e árabes, o que se pode ver no país é uma regionalidade muito forte que muda com o compasso de movimentação do turista. Isso garante uma experiência muito rica ao viajante, afinal o país é muitos em um só. Se isso já não fosse o suficiente, a pluralidade espanhola também é vista em suas atrações turísticas: se quiser ir para a praia, pode; se quiser comer bem, pode; se quiser esquiar, pode; se quiser fazer uma imersão cultural, pode; se quiser cair nas baladas, pode, e por aí vai. Com tantas alternativas, difícil mesmo é não encontrar uma região do país – ou muitas – que seja capaz de satisfazer os seus desejos turísticos mais obscuros.

Obviamente, Madri e Barcelona são as duas cidades mais procuradas por quem visita o país, mas quem quiser conhecer os costumes e cada detalhe que a Espanha tem a oferecer deverá fazer uma visita mais estendida pelo local. Tente combinar mais de uma região para conseguir ver os contrastes e, assim, ter uma experiência mais completa por lá.

Vale lembrar que a Espanha é formada por diversas Comunidades Autônomas, sendo que cada uma delas possui a sua própria capital e províncias. Portanto, o Quanto Custa Viajar levará isso em consideração na hora de dar uma ajudinha para escolher o melhor itinerário de viagem pelo país.

 

Comunidade de Madri

O que você verá: Passado e presente mesclados em uma região bastante cosmopolita

Localizada na parte central da Espanha, essa região é bastante turística por acomodar nada mais nada menos do que a capital espanhola (sendo, por essa razão, o lugar com a maior quantidade de voos vindos do Brasil). Se esse for o seu ponto de partida, você começará muito bem, pois Madri consegue unir o charme europeu do passado às modernidades tão características das cidades grandes. Prepare-se para encontrar muitos bons restaurantes, bares, casas noturnas, lojas de grifes, além de – quando menos esperar – dar de frente com monumentos colossais pelas ruas da capital.

Por lá, o viajante poderá conhecer o Palácio Real, o Parque do Retiro, o Mercado de San Miguel e o Estádio de Santiago de Bernabéu, a casa oficial do poderoso time de futebol Real Madrid. Ainda nas imediações da urbe, o turista poderá fazer um bate e volta até Toledo (uma acolhedora cidadezinha medieval), Segóvia (uma urbe histórica muito bonita e cheia de atrativos), Aranjuez (um município conhecido pelo seu palácio real e jardins) e Alcalá de Henares (a cidade natal de Miguel de Cervantes).

 

Comunidade da Catalunha

O que você verá: História, cultura e arte misturadas a um litoral de tirar o fôlego

Duelando em procura turística com a Comunidade de Madri, a Catalunha traz como sua capital outra cidade bastante representativa, Barcelona. Com dialeto próprio e um desejo constante de independência, a região impressiona pela sua personalidade forte e hábitos singulares. Isso faz com que a regionalidade se sobreponha à própria cultura espanhola, sendo a atmosfera da Catalunha bastante única por esta razão. Localizada na parte leste da Espanha, Barcelona está a pouco mais de 600km da capital nacional, mas mesmo que geograficamente esteja perto o turista se sentirá quase em outro país (o que dá pano para a manga sobre o debate da emancipação da Comunidade Autônoma).

Rica em História, a capital da Catalunha tem atrativos para dar e vender. Quem for para lá não deve deixar de visitar a Catedral da Sagrada Família e o Parque Guell, ambas obras do artista catalão Gaudí. Além disso, as praias da região embalam o verão e a vida noturna local. Isso faz de Barcelona um dos destinos prediletos dos jovens na Europa!

Para quem gosta de praia e quer explorar um pouco mais, outras cidades da Catalunha que merecem atenção são Sitges e Lloret de Mar. Agora se você gosta do estilo medieval, não deixe de conhecer Girona, que inclusive foi palco das gravações de Game of Thrones, popular série da HBO.

 

Comunidade de Andaluzia

O que você verá: Cultura espanhola e árabe fundidas em uma só

Agora se você tem mais dias para fazer uma imersão espanhola, saia do eixo Madri-Barcelona e veja uma parte mais multicultural do país. Em Andaluzia, você dará de frente com as touradas e com as danças flamencas! Situada mais ao sul do país, essa região tem em Sevilha o seu principal atrativo. Por lá, o viajante poderá se perder entre as ruelas da cidade, mas não deixe para fazer isso durante o verão. Apresentando altíssimas temperaturas, a época mais quente do ano pode ser bem difícil de ser encarada para os turistas que pretendem desbravar a urbe.

Ainda na Andaluzia, outra cidade que encanta é Granada. Com influências árabes, a urbe garante uma experiência totalmente diferente da vivida nas demais regiões do país. A impressão é de ter saído da Europa diretamente para o Oriente Médio, sendo essa atmosfera criada pelas casas de chás e lojas de temperos e especiarias que se apinham pelas ruas locais. O principal atrativo da cidade é Alhambra, um complexo palaciano que foi casa do monarca da Dinastia Nacérida e da corte do Reino de Granada. Mas nada de deixar para comprar o ingresso de última hora, ok? Por ter um número restrito de visitantes ao dia e uma procura bastante alta, os tickets para a atração costumam acabar com meses de antecedência. Então, o melhor a se fazer é se programar!

 

Ilhas Baleares

O que você verá: Praias mediterrâneas paradisíacas e muita festa regada à música eletrônica

Esse conjunto de ilhas mediterrâneas constituem um destino incrível para a temporada do verão. Com belezas naturais incalculáveis e uma vida noturna para lá de animada, o local é um dos mais procurados pelos jovens europeus durante a época mais quente do ano. A capital da comunidade é Palma de Maiorca, mas vale lembrar que as Ilhas Baleares são cinco ao todo: Maiorca, Menorca, Cabrera, Ibiza e Formentera.

Como não poderia deixar de ser, Maiorca é a mais extensa delas, sendo inclusive o local onde fica a capital da Comunidade Autônoma. Além de mais avantajada em relação às demais, ela também é a mais populosa do arquipélago. É uma das mais procuradas pelos turistas, pois consegue unir boa infraestrutura, mas ainda garante a tranquilidade que não pode ser encontrada em Ibiza.

E por falar em agito, Ibiza é quase sinônimo de festa. Queridinha dentre as Ilhas Baleares, essa é a mais turística de todas, por unir em um mesmo pacote suas praias paradisíacas e, também, festas alucinantes. Por lá, o ritmo eletrônico toma conta, sendo ele que norteia muitas das tendências musicais que vão tocar nos meses seguintes em casas noturnas ao redor do mundo. Mas apesar disso, o local ainda reserva vilarejos rústicos para quem quer ter acesso ao “lado b” da ilha.

Menorca, apesar do nome, é a segunda maior ilha do arquipélago. Preferida pelas famílias e pessoas que querem paz e sossego, a região é paradisíaca e se mantém imune à agitação tão característica das Ilhas Baleares. Enquanto isso, Cabrera é a menor ilha do arquipélago e quase um apêndice de Maiorca. Para conhecer o local, um bate e volta já resolve, mesmo porque não é possível ficar muito tempo por lá devido às restrições de preservação feitas pelo Ministério Espanhol.

Para fechar com chave de ouro, Formentera é quase um pequeno paraíso perdido na Terra. Sendo acessada apenas por barco a partir de Ibiza, essa ilha une belezas paradisíacas à preservação ambiental. Por lá, espere encontrar uma paisagem de cair o queixo atrás da outra. Com certeza é a parte das Ilhas Baleares preferida por aqueles que gostam de um contato mais direto com a natureza.