Viajar para Granada é sem dúvida um dos pontos altos para qualquer turista que deseja conhecer o sul da Espanha. Granada é famosa especialmente por ser a cidade espanhola onde a presença moura é mais forte. Foi nesse frutífero território, aos pés da Sierra Nevada que, em 1492, os reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão puseram fim aos 781 anos de domínio islâmico na Península Ibérica.
Depois da expulsão, os mouros deixaram para trás riqueza e esplendor, sabiamente preservados pelos espanhóis. Com isso, Granada tornou-se uma das mais belas cidades da Espanha e a sua história, arquitetura e posição geográfica se unem para torná-la singular, como nenhuma outra cidade no mundo. A riqueza é ainda mais completa quando se considera que a região foi ainda colônia grega e romana em tempos ainda mais antigos.
Seus diversos pontos turísticos, o sensacional centro histórico e a riqueza cultural fazem do destino uma ótima opção para quem está na Espanha. Onde mais o visitante se depararia um palácio árabe de proporções gregas tendo como cenário uma montanha coberta de neve? O rico palácio Alhambra, construído com a mais exuberante arte islâmica, a Generalife, uma vila com diversos jardins utilizada para descanso pelos muçulmanos, e o Bairro de Albaícin constituem um dos mais importantes núcleos turísticos de Granada.
A melhor forma de conhecer Granada é a pé, já que o centro histórico da cidade é consideravelmente compacto. O passeio se torna bem fácil já que a cidade tem um grande número de hotéis, todos eles concentrados em sua maioria no centro antigo da cidade ou nos seus arredores.
Se tiver tempo, na área próxima do rio que atravessa a cidade, na parte baixa da cidade, existem algumas belíssimas praças, igrejas e prédios históricos de importância. Em dias mais quentes, é possível ver os granadinos se bronzeando nos parques e também às margens do rio nos diversos bares da região.
A cidade também tem muitos estudantes, por isso há uma quantidade enorme quantidade de botequins, restaurantes e casas noturnas. Os espanhóis ainda têm o costume de se reunir em praças e aproveitar a presença dos amigos, prática chamada de botellón.
Em uma cidade com um passado árabe tão importante, pode ser uma ótima sugestão almoçar ou jantar comida árabe em qualquer um dos numerosos restaurantes que servem comida do norte da África. Também á a oportunidade de aproveitar para fazer o mesmo que os habitantes de Granada fazem há muitos séculos e tomar um chá árabe em uma das teterías (casas de chá) da Calle de las Teterías. Granada é ainda a capital espanhola das tapas, os tradicionais petiscos espanhóis, onde toda bebida vem acompanhada por uma tapa de cortesia.
Como chegar
Granada está localizada na região leste de Andaluzia, Espanha, a aproximadamente 420 quilômetros de Madri e a 160 quilômetros de Córdoba. Para quem já está na Espanha e deseja conhecer Granada, há voos diretos tanto de Madri como de Barcelona e o trajeto dura cerca de uma hora e meia. Já, para quem está no Brasil, as companhias aéreas que voam para Granada fazendo conexão na capital Madri são a Iberia e a Air Europa. A Latam também voa até Madri e depois faz uma parceria com a Iberia para operar o trecho Madri/Granada. Algumas outras companhias aéreas também chegam em Granada, porém seria necessário pegar três voos para chegar até lá.
O Aeroporto Federico García Lorca Granada fica a aproximados 17 quilômetros do centro da cidade, e para sair dele você pode pegar um ônibus que conecta o aeroporto direto ao centro em cerca de 45 minutos, um táxi, opção mais cara e mais confortável, ou então contratar um serviço de transfer que é parecido com o serviço de um táxi.
Granada também está conecta com outras cidades da Espanha através de ônibus ou trem. Os ônibus são mais baratos e a viagem demora um pouco mais, mas não deixa de ser uma maneira interessante de viajar pelo país, para quem não tem pressa ou está com o orçamento mais limitado. Tanto os ônibus quanto os trens partem de diversas cidades do país, há inúmeras rotas cruzando a Espanha seja de ônibus ou de trem. E alugar um carro também é outra ótima alternativa de viajar pelo país. Para conhecer Granada, um carro não é muito necessário, seria mais para chegar até lá. Se esse for o caso, verifique antes com o hotel escolhido se há estacionamento e se este incluído no valor da diária.
Vida noturna
Granada é uma cidade universitária, então a vida noturna normalmente é bem animada, devido aos muitos estudantes e jovens que vivem por ali, afinal uma das principais universidades da Andaluzia fica em Granada. E por isso a cidade tornou-se inclusive uma referência quando o assunto é vida noturna. Uma noite que inicia cedo nos bares onde as pessoas param para beber algum drinque que vem acompanhado das tapas espanholas que seriam como as nossas porções ou petiscos aqui. E falando em tapas, Granada é conhecida como a capital espanhola das tapas, onde toda bebida vem acompanhada por alguma tapa de cortesia.
A Calle Navas é uma pequena e estreita rua, com menos de 200 metros, porém repleta de restaurantes e bares, por isso está sempre cheia de gente. É frequentada tanto por moradores quanto por turistas, por gente de todas as idades, seja para um jantar ou apenas uns drinques, essa rua pode ser uma ótima opção de passeio noturno. Ao final da rua você vai encontrar a Câmara Municipal de Granada, onde há uma praça que de vez em quando ocorre algumas apresentações de músicas, mas isso vai depender da sorte de cada um, pois não é algo que ocorre todos os dias.
Para quem gosta de festas, em Granada há dois feriados onde a cidade fica repleta de gente. É durante o feriado da Páscoa e Corpus Christi, ambos com datas rotativas, assim como acontece aqui no Brasil. São festas religiosas, porém com muitas apresentações de danças, músicas e com comidas e bebidas típicas.
A Alhambra é a atração mais visitada de Granada, mas normalmente a maioria das visitas acontece durante o dia. Pra quem tiver tempo e oportunidade, tente também fazer o passeio durante a noite para ter uma outra perspectiva do local que fica com cores e luzes diferentes durante a noite.