Com emoção ou sem emoção? A célebre frase perguntada por 10 em cada 10 bugueiros de Natal virou um bordão nacional. Os simpáticos bugues utilizados para fazer muitos passeios em Natal são uma espécie de patrimônio cultural. Mesmo para quem optar pelo passeio sem emoção, com certeza será emocionante. Os bugues estão por toda parte e representam a cidade, é comum pensar em Natal e logo vir à mente a imagem de um buguinho sobre as dunas.
Dunas de Natal, concorrente do bugue no quesito representação da cidade, mas os dois (dunas e bugue) se completam, pois a combinação andar de bugue sobre as dunas é a mais perfeita em Natal. Uma viagem à capital do Rio Grande do Norte sem um passeio de bugue pelas dunas não é completa. E as dunas também estão por toda parte da cidade, são uma espécie de montanhas-russas naturais.
Em uma cidade privilegiada por ter sol quase o ano inteiro (dizem ser a cidade com mais dias de sol no Brasil), não faltam lugares para conhecer e os mais requisitados são: ir à praia de Ponta Negra, badalada, com muitos hotéis e também uma grande quantidade de bares e restaurantes, aqui a dificuldade será escolher onde comer; ir à Praia dos Artistas que já foi o point da cidade, lugar hoje em dia ocupado por Ponta Negra; conhecer a Praia de Pipa, localizada a 90 km da capital potiguar é uma extensão de uma viagem à Natal, pequena e rústica vila que vale a visita, quem puder pernoitar, melhor ainda; fazer o tradicional e imperdível passeio de bugue pelas dunas de Genipabu, ao norte da cidade; fotografar o Morro do Careca na badalada praia de Ponta Negra, funciona como um cartão postal da praia e da cidade e hoje em dia é possível somente ver de longe e fotografar. Aproveite também a viagem para comer camarões que são encontrados em quase todos os restaurantes, das mais variadas formas, pois o estado do Rio Grande do Norte está entre os grandes produtores de camarão do Brasil.
Com tantas dunas na cidade, a criatividade vai longe e cada um inventa a melhor maneira de aproveitá-las. Esquibunda, aerobunda, seja qual for a forma de escorregar nas areias, o importante é se divertir e curtir a cidade de preferência com muita emoção!
O que fazer em Natal
Praias lindas, areia branquinha, mar azul, calmo e limpo – só isso já é suficiente para ocupar muitos dias no seu roteiro do que fazer em Natal, mas a cidade é bem completa e oferece mais atrativos imperdíveis aos viajantes.
Além de conhecer as praias mais famosas, como Ponta Negra e a Praia dos Artistas, no tempo livre vale visitar o Forte dos Reis Magos, conferir o aquário da cidade e ainda guardar energias para a vida noturna, que é muito agitada! A cidade possui vários barzinhos, restaurantes e casas de shows.
Veja o que mais fazer em Natal aqui e prepare seu roteiro de viagem!
Onde ficar em Natal
Natal é um destino muito democrático quando o assunto é hospedagem: tem opções de pousadas até hotéis de luxo na cidade. Assim, dá para escolher o que melhor cabe no seu orçamento da viagem!
O que vai influenciar diretamente no preço das diárias e também no tempo que você vai gastar se deslocando é a região da sua hospedagem. Em Natal existem vários bairros com hotéis e pousadas, mas são dois os mais recomendados para os viajantes.
Confira aqui quais os melhores bairros de Natal para os viajante e as opções de hotéis
Alimentação em Natal
Por ser uma cidade grande, Natal reúne o melhor dos mundos: tem a influência da comida típica da cidade, com muitos frutos do mar pela região litorânea e ainda oferece cozinhas internacionais e fast food. Ou seja, é impossível comer mal em Natal!
Mas claro, já que você vai viajar até lá, você precisa aproveitar para conhecer a comida local que é excelente.
Entre os pratos mais famosos e que você encontrará facilmente estão o Bobó de camarão, o Baião de dois, Paçoca (feita com carne de sol) e vários pratos utilizando camarão! Lá a qualidade é tão alta desses produtos que vale até trazer no avião!
Saiba em média quanto você vai gastar para comer essas e outras delícias em Natal
Passeios em Natal
Como já te contamos acima, Natal está “estrategicamente” posicionada – para a alegria dos viajantes – bem próxima a outros destinos imperdíveis e se você planeja visitar a cidade, não pode deixar de reservar um ou dois dias para conhecer a região ou já elaborar um roteiro mesmo antes de ir para também se hospedar em diferentes praias.
Um dos passeios mais imperdíveis é para a praia de Pirangi do Norte, outra opção bem legal é fazer um passeio de buggy nas dunas de Genipabu e conhecer a lagoa de Jacumã, onde é possível fazer os famosos “esquibunda e aerobunda”. Um passeio que não pode faltar é o bate e volta para Pipa, uma das praias mais famosas do estado.
Confira outros passeios incríveis em Natal e na região aqui!
Quando ir a Natal
Natal é um daqueles destinos que não importa a estação do ano, o viajante terá altas temperaturas e muito calor durante sua viagem, o que possibilita que o destino seja conhecido praticamente o ano todo.
O único ponto de atenção é escolher um período em que chova menos para você não ter que passar alguns dias dentro do hotel – o que não é difícil, já que a cidade ostenta 300 dias de sol por ano!
Quer saber qual a época de chuvas para agendar sua viagem fora dessas datas? Aqui te contamos tudo!
O que levar na mala
O viajante não precisa de muito para passar dias bem equipados em Natal e dá para organizar todos os itens essenciais na mala de mão! O foco do destino, embora tenha outras atividades, é a praia. Então sua mala precisa conter itens necessários para você ir todo dia na praia e não se queimar no sol.
Para isso, confira esse checklist e monte sua mala:
Roupas leves: o clima é quente e úmido, então roupas frescas são essenciais, lá menos é mais então não precisa de roupas muito arrumadas;
Roupas de banho: esse é o principal item da sua mala! Leve mais de um biquíni, maiô, sunga, canga e saídas de praia para ter sempre uma outra opção quando uma roupa de banho estiver molhada;
Protetor solar: com 300 dias de sol, o protetor solar é tão indispensável quanto sua roupa de banho!
Acessórios para praia: boné, chapéu e óculos de sol ajudam a proteger do sol;
Repelente de insetos: especialmente útil em áreas próximas à vegetação e lagoas.
Calçados confortáveis e chinelos;
Remédios de uso contínuo: apesar de ser uma cidade grande, pode ser difícil encontrar remédios controlados, por exemplo, e você precisaria da receita, então não esqueça de levar aqueles de uso contínuo e controlados;
Carregadores de celular, notebook, câmera e mais.
Serviços para a sua viagem
Quer conhecer Natal? O destino vira e mexe tem passagens promocionais de várias capitais. Quer garantir que sua viagem aconteça com os melhores preços?
Comece a programar sua viagem acompanhando os valores das passagens aéreas com o buscador do Turismocity
Como chegar
O principal aeroporto do Rio Grande do Norte está em novo endereço, fica no município de São Gonçalo do Amarante, ao norte de Natal. O aeroporto Augusto Severo recebe voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza, além de receber voos diretos de Lisboa e Buenos Aires, porém os voos internacionais não são diários. Vindo de qualquer outra cidade será necessário fazer no mínimo uma conexão para chegar à capital potiguar.
Do aeroporto até a principal praia, Ponta Negra, o trajeto hoje em dia dura cerca de 90 minutos (no aeroporto antigo demorava 30 minutos) e pode ser feito de táxi, carro alugado ou vans, sendo que há vans partindo a todo momento, para quem não vai alugar carro é uma boa opção.
Natal também recebe ônibus de diversas cidades do Brasil, mas principalmente das capitais do Nordeste como Fortaleza, Recife e João Pessoa, sendo que o trajeto mais curto é desde João Pessoa e dura 3 horas. O Terminal Rodoviário de Natal fica no bairro de Cidade Esperança e de lá sai tanto ônibus quanto táxi para ir até Ponta Negra ou outro local da cidade.
Para quem vem de carro de outras cidades, Natal conta com três estradas principais: a BR 101, com pistas duplicadas, que percorre o litoral leste do Nordeste, a BR 406, com pista simples, que liga Natal a Macau, cidade ao norte do estado, e a BR 304, com pista simples, que liga o Rio Grande do Norte com o estado do Ceará.
Para quem deseja alugar um carro em Natal, os principais locadores do país possuem agências tanto no aeroporto quanto na praia de Ponta Negra, ainda é possível combinar com os locadores a possibilidade de levarem o carro até o hotel.
Vida noturna
A noite da capital potiguar é bem diversificada e o foco do agito fica na Praia de Ponta Negra. Na Avenida Engenheiro Roberto Freire, nas quatro primeiras quadras da praia, ficam os restaurantes mais badalados e bares repletos de gente, principalmente aos finais de semana e períodos de alta temporada.
Para jantar, as opções gastronômicas são várias e como o Rio Grande do Norte é um dos principais produtores de camarão do Brasil, por que não aproveitar e provar pratos à base da iguaria? Após o jantar, é hora de aproveitar o restante da noite em algum local mais animado ainda e com muita música. Normalmente no Nordeste, as festas são regadas à músicas que divulgam a cultura local, mas em Natal o visitante não encontra apenas forró, há também opções de lugares que tocam rock, sertanejo, músicas dos anos 60 e 70, entre outras.
Para quem quer aproveitar já que está no Nordeste e dançar um forró, a Casa de Forró Rastapé é um dos melhores lugares ou então o Forró com Turista com seu nome que já diz um pouco sobre o que é o lugar, porém este somente nas noites de quinta. A Taverna Pub Medieval tem bandas de pop rock ao vivo e é muito frequentada. A Pink Elephant tem música eletrônica e sertaneja em um ambiente requintado, possui mais filiais em outras capitais do Nordeste. A Rua Chile, é para jovens mais alternativos, com antigos casarões e armazéns que servem de espaço para eventos e entretenimento. Ainda em Ponta Negra, entre as ruas Dr. Manoel Augusto Bezerra de Araújo e Senador Teotônio Vilela, há diversos bares que enchem ao anoitecer com opções de vida noturna para todos os gostos.