Por ter uma média de 300 dias de sol por ano, Natal pode ser visitada em quase qualquer época, mas quem faz questão de evitar períodos mais chuvosos, entre os meses de abril até julho a probabilidade de pegar dias nublados ou com chuva é maior, sendo que o mês de julho diminui um pouco e coincide com período de férias escolares, quando a cidade recebe muitos turistas. Mesmo sendo considerados meses mais chuvosos, não quer dizer que chova todos os dias, aliás pode nem chover, para ter certeza mesmo só consultando a previsão do tempo uns dias antes da viagem (lembrando que nem assim é garantido saber com 100% de precisão).
No verão, como acontece em quase todas as cidades litorâneas do país, é o período de alta temporada, com sol bombando o dia todo, festas, muita gente e preços mais elevados. Feriados prolongados também é motivo para encher os hotéis.
Independente da estação do ano a média anual de temperatura não muda muito, pois no inverno a média fica nos 25 graus e no verão por volta de 28 graus.
No final de novembro e início de dezembro acontece o Carnatal, uma micareta fora de época que costuma lotar todos os anos, e em dezembro a cidade fica toda enfeitada com as decorações de Natal. No início de janeiro, acontece a Folia dos Santos Reis, uma festa religiosa, de tradição portuguesa, celebrada na cidade com uma grande procissão.