Pesquise e compre sua passagem para Natal

Aeroporto em Natal

Inaugurado em 2014, o Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves (NAT) foi uma das entregas prometidas aos potiguares para a Copa do Mundo que aconteceu naquele ano no Brasil. Ao todo, cerca de R$650 milhões foram investidos no complexo aeroportuário, transformando-o em um moderno e bem equipado hub aéreo que supre bem a demanda do Rio Grande do Norte.

Localizado na cidade de São Gonçalo do Amarante, a oeste da capital, o local fica a 25km do centro de Natal e 35km da Praia de Ponta Negra (onde está a maior concentração hoteleira da cidade). Este é o primeiro aeroporto brasileiro construído e gerido pela iniciativa privada (o contrato atual prevê 28 anos de concessão), sendo que o antigo hub aéreo de Natal foi desativado para voos comerciais após a construção deste novo complexo aeroportuário.

Com capacidade de movimentação de 6,2 milhões de passageiros anuais e 10 mil toneladas de carga, o local tem previsões ambiciosas. Para o ano de 2038 espera-se 11 milhões de viajantes e em 2020 a duplicação de volumes, com novo potencial para 20 mil toneladas. No ano de 2016, o NAT foi considerado o melhor aeroporto de médio porte do Brasil pela Secretaria de Aviação Civil. Em 2018, o hub aéreo repetiu o feito, porém na avaliação do Ministério dos Transportes.

O Aeroporto Governador Aluízio Alves conta ainda com uma pista de pouso de 3km de extensão, 42 balcões de check-in e 6 totens de autoatendimento. Com funcionamento 24 horas, o único terminal de passageiros opera voos nacionais, internacionais e de cargas pelas seguintes companhias aéreas: LATAM Airlines, Gol Linhas Aéreas, Avianca Brasil, Azul Linhas Aéreas, TAP Air Portugal e Lufthansa.

Para chegar lá de carro é fácil, uma vez que o local é conectado a duas rodovias federais. Ainda não foi inaugurado o VLT (Veículo Leve sob Trilhos) que fará a conexão entre o centro de Natal e o aeroporto, mas os passageiros podem esperar isso para os próximos anos – o que deve facilitar ainda mais o acesso ao complexo aeroportuário.

Por enquanto, quem pretende sair do Aeroporto Governador Aluízio Alves rumo à região central deve utilizar a empresa Trampolim de Vitória, que faz o transporte municipal de passageiros em ônibus, além de ir para Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Para quem pode pagar um pouco mais, os shuttles da Van Service e da Vip Pipa Transfer também são uma boa opção. Agora para aqueles que não se importam em pagar valores mais salgados, os táxis da COOPCON operam 24h por dia.

Como facilidades disponibilizadas aos viajantes, o hub aéreo conta ainda com agências de turismo, casa de câmbio, duty free, restaurantes e cafeterias.