Se você não perde uma boa oportunidade de torrar no sol e molhar os pezinhos na água, precisa incluir na sua lista de desejo as 12 melhores praias do Rio Grande do Norte. São 400 km de costa litorânea, incluindo praias premiadas por publicações gringas e nacionais.

A paisagem natural potiguar é muito diversa, passando por serras, lagoas e sertão. Essa é também a terra do maior cajueiro do mundo, chamado de Pirangi. Localizado em Parnamirim, chega a cobrir uma área de aproximadamente 8 500 m² e não por acaso é uma das maiores atrações do Estado e quiçá do Brasil.

De carro, é possível acessar diversas praias e montar roteiros que incluem até mesmo as vizinhas Paraíba e Pernambuco. Entre as mais conhecidas está a Rota do Sol, que começa em Natal rumo a Pium, Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta. Prontos para começar essa jornada?

Praia da Pipa

Conhecida internacionalmente, esta praia numa antiga vila de pescadores em Tibau do Sul é onde se concentram as mais variadas hospedagens, desde campings até resorts luxuosos. O pequeno paraíso com águas claras e mornas atrai milhares de turistas em busca de lazer, que inclui passagem pelo maior santuário ecológico do Rio Grande do Norte, dunas, falésias cobertas por um trecho da Mata Atlântica e um mirante com vista para a Baía dos Golfinhos. Confira as opções de hospedagem por lá!

Praia Barra do Cunhaú

A 80 km ao sul de Natal, a pequena vila de pescadores de Cunhaú está bem distante da urbanização. Entre mar, rios e vegetação, o lugar esbanja um típico cenário tropical de águas tranquilas. Por lá, é possível conhecer a única igreja brasileira beatificada pelo Papa João II, a Capela de Nossa Senhora. Além disso, é possível fazer passeios de barco pelos manguezais, conhecer fazendas de produção de sal marinho e, é claro, curtir a praia.

Baía dos Golfinhos

Como o nome já diz, é neste pedaço potiguar que os golfinhos mais gostam de nadar. Pelo menos é o que parece, pois os adoráveis mamíferos estão sempre nas águas cristalinas, se exibindo para o público pela manhã ou final da tarde, com suas acrobacias e saltos. Sossegada, a praia do Curral, como também é chamada, é ideal para a família ou grupos de amigos, reunindo muito lazer em seus encantos naturais, como aluguel de caiaques, frescobol e pranchas, contando ainda com uma escola de surf.

Foto: Isabel Pistelli/Beu Fotografias

Praia Ponta Negra

Não poderia ficar de fora da lista a praia mais famosa de Natal. Uma pequena baía no meio do bairro mais badalado da cidade, possui bastante infraestrutura e opções de lazer, incluindo a prática de vários esportes aquáticos. É nela onde também fica o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura, que é um dos grandes atrativos do Estado. Veja as opções de hospedagens em Ponta Negra.

Galinhos

Na rústica vila de pescadores, a 166 km de Natal, os visitantes encontram muita diversidade e zero carros, já que os mesmos não podem entrar lá. A península reúne dunas, salinas, mangues, rios, recifes e belas praias, que costumam ser bem desertas. A praia do Farol é uma das mais conhecidas da região, oferecendo um por do sol inesquecível nos finais de tarde. Encontre aqui, hospedagens em Galinhos.

Praia de Tabatinga

No belo município de Nísia Floresta, um dos lugares mais conhecidos de Rio Grande do Norte para desbravar lagoas, quem se destaca no litoral é a praia de Tabatinga. A longa faixa de areia é banhada pelo mar de águas cristalinas em tom esverdeado. É calmo em alguns trechos, enquanto em outros tem ondas propícias para os surfistas. No verão costuma ficar bem movimentada, especialmente por conta de famílias com crianças, que ali podem brincar com tranquilidade. Há infraestrutura, com quiosques e restaurantes a beira-mar. Confira as opções de hospedagens por lá!

Praia do Amor

Depois de passar pela Praia dos Afogados, em Pipa, que é uma das mais badaladas, concentrando pessoas jovens, artesãos e esportistas em busca de ondas alucinantes, se chega a Praia do Amor. Uma é extensão e complemento da outra. O nome vem das piscinas naturais que se formam entre as rochas, num desenho semelhante ao de um coração. Mais tranquila, costuma ser apreciada por famílias com crianças e casais que fogem da muvuca. Um lindo mirante oferece visão para o mar e a vegetação ao redor.

Genipabu

Com um cenário de tirar o fôlego, Genipabu é uma das melhores praias para curtir o Verão. Suas dunas são consideradas as mais altas do país e, num certo ponto, tem lagoas de água doce que formam um verdadeiro oásis. Passeios de buggy, dromedários e atividades como tirolesa e esquibunda são parte do lazer nesta bela praia.

Praia do Madeiro

A região de Tibau do Sul reserva outra praia deslumbrante logo ao lado da famosa Pipa. É a Praia do Mateiro, que vem caindo nas graças dos turistas, em especial os estrangeiros, que se encantam com a mistura de falésias, coqueiros e vegetação na areia. As águas esverdeadas, quentes e calmas tornaram o local um point de surfistas iniciantes, que desfilam por ali com suas pranchas. Além disso, os golfinhos também gostam de dar às caras por ali de vez em quando.

Ponta do Mel

É no município de Areia Branca que ficam algumas das paisagens mais interessantes do estado e, talvez, do Brasil. A região salineira conta com 40 km de praias, entre elas a Ponta do Mel, que com suas falésias avermelhadas e dunas rosadas infinitas oferece um cenário pra lá de cinematográfico. O pequeno vilarejo é o único em que o sertão se encontra com o mar, um fenômeno que só poderia resultar em beleza rara. Veja aqui as opções de hospedagens por Ponta do Mel.

Maracajaú

Quem curte mergulho e snorkel pode recorrer às águas cristalinas de Maracajaú. A 55 km de Natal, mais precisamente em Maxaranguape, o lugar é como um aquário natural mar adentro. Embarcações percorrem 7 km a partir da Costa pra chegar nos parrachos, piscinas naturais formadas em maré baixa. As crianças avistam diversos peixinhos enquanto os adultos podem fazer o chamado Batismo, um mergulho mais profundo, feito na companhia de um profissional e com uso de equipamentos próprios. Encontre aqui opções de hospedagem por lá.

Praia Baía Formosa

A antiga vila de pescadores oferece 26 km de praias tranquilas, águas translúcidas e paredões de falésias avermelhadas. Em sua área se preserva a maior reserva de mata atlântica sobre dunas do Estado, que proporciona passeios de buggy que cruzam da Praia do Sagi a Praia da Cotia. Trilhas na Mata Estrela, reserva de muitas espécies da fauna e da flora, podem ser feitas na companhia de uma guia. Aproveite para ver a Lagoa da Coca-Cola, que recebeu esse apelido por conta das águas naturalmente escuras. Confira hospedagens incríveis aqui!

Cada praia mais linda que a outra! E aí, PARTIU?!  Confira preços de passagem aérea para Natal, alugue um carro e corra por todas essas praias <3

Fotos: reprodução/Turismo RN

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *