Se você não perde uma boa oportunidade de torrar no sol e molhar os pezinhos na água, precisa incluir na sua lista de desejo as melhores praias do Rio Grande do Norte. São 400 km de costa litorânea, incluindo praias premiadas por publicações gringas e nacionais.

A paisagem natural potiguar é muito diversa, passando por serras, lagoas e sertão. Essa é também a terra do maior cajueiro do mundo, chamado de Pirangi. Localizado em Parnamirim, chega a cobrir uma área de aproximadamente 8 500 m² e não por acaso é uma das maiores atrações do Estado e quiçá do Brasil.

De carro, é possível acessar diversas das melhores praias do Rio Grande do Norte e montar roteiros que incluem até mesmo as vizinhas Paraíba e Pernambuco. Entre as mais conhecidas está a Rota do Sol, que começa em Natal rumo a Pium, Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta. Prontos para começar essa jornada e conferir as melhores praias do Rio Grande do Norte? Bora!

Melhores praias do Rio Grande do Norte

Praia da Pipa

Foto: /flickr

Conhecida internacionalmente, esta praia numa antiga vila de pescadores em Tibau do Sul é onde se concentram as mais variadas hospedagens, desde campings até resorts luxuosos e essencial na sua lista de melhores praias do Rio Grande do Norte. O pequeno paraíso com águas claras e mornas atrai milhares de turistas em busca de lazer, que inclui passagem pelo maior santuário ecológico do Rio Grande do Norte, dunas, falésias cobertas por um trecho da Mata Atlântica e um mirante com vista para a Baía dos Golfinhos.

Onde ficar: em Pipa, o viajante tem várias opções de hospedagens para escolher entre. Se o seu negócio são as pousadas, confira algumas destas que recebem notas acima de 8,5/10: Pousada Mediterrânea e Pousada Tartaruga. Se você gosta de hotéis e até mesmo resorts com ótima infraestrutura, confira: Pipa Privilege Suítes, Oka Da Mata ou Beija Flor Exclusive Hotel & Spa.

Confira mais opções de hospedagem por lá!

Praia Barra do Cunhaú

A 80 km ao sul de Natal, a pequena vila de pescadores de Cunhaú está bem distante da urbanização. Entre mar, rios e vegetação, o lugar esbanja um típico cenário tropical de águas tranquilas. Por lá, é possível conhecer a única igreja brasileira beatificada pelo Papa João II, a Capela de Nossa Senhora. Além disso, é possível fazer passeios de barco pelos manguezais, conhecer fazendas de produção de sal marinho e, é claro, curtir a praia.

Onde ficar: pertinho da praia, os viajantes conferem poucas porém boas opções de hospedagem, como na Pousada do Forte.

Baía dos Golfinhos

Como o nome já diz, é neste pedaço potiguar que os golfinhos mais gostam de nadar e fora isso. Pelo menos é o que parece, pois os adoráveis mamíferos estão sempre nas águas cristalinas, se exibindo para o público pela manhã ou final da tarde, com suas acrobacias e saltos. Olha essa paisagem? Claro que entraria no nosso guia de melhores praias do Rio Grande do Norte. Sossegada, a praia do Curral, como também é chamada, é ideal para a família ou grupos de amigos, reunindo muito lazer em seus encantos naturais, como aluguel de caiaques, frescobol e pranchas, contando ainda com uma escola de surf.

Onde ficar: por ficar próxima a Praia da Pipa, os viajantes podem conferir os vários hotéis da região, além das dicas que demos acima, aqui.

Praia Ponta Negra

Não poderia ficar de fora da lista a praia mais famosa de Natal. Uma pequena baía no meio do bairro mais badalado da cidade, possui bastante infraestrutura e opções de lazer, incluindo a prática de vários esportes aquáticos. É nela onde também fica o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura, que é um dos grandes atrativos do Estado.

Onde ficar: os hotéis mais bem avaliados desta área são Golden Tulip Natal Ponta Negra, Aquaria Natal Hotel e o Manary Praia Hotel. A melhor parte? Além de notas acima de 9, todos tem bons valores nas diárias.

Veja outras opções de hospedagens em Ponta Negra.

Galinhos

Na rústica vila de pescadores, a 166 km de Natal, os visitantes encontram muita diversidade nessa que é uma das melhores praias do Rio Grande do Norte e zero carros, já que os mesmos não podem entrar lá. A península reúne dunas, salinas, mangues, rios, recifes e belas praias, que costumam ser bem desertas. A praia do Farol é uma das mais conhecidas da região, oferecendo um por do sol inesquecível nos finais de tarde.

Onde ficar: em Galinhos os visitantes vão encontrar majoritariamente pousadas, mas a maioria como boas avalições e muito conforto para ninguém se preocupar. Por lá, vale conferir as avaliações e acomodações da Amagali PousadaPousada Peixe Galo!

Encontre aqui mais hospedagens em Galinhos.

Praia de Tabatinga

Foto: Rafael Vianna Croffi/Flickr

No belo município de Nísia Floresta, um dos lugares mais conhecidos de Rio Grande do Norte para desbravar lagoas, quem se destaca no litoral é a praia de Tabatinga. A longa faixa de areia é banhada pelo mar de águas cristalinas em tom esverdeado. É calmo em alguns trechos, enquanto em outros tem ondas propícias para os surfistas. No verão costuma ficar bem movimentada, especialmente por conta de famílias com crianças, que ali podem brincar com tranquilidade. Há infraestrutura, com quiosques e restaurantes a beira-mar.

Onde ficar: se quiser ficar pertinho dessa praia, já saiba que não existem muitas opções de pousadas e hotéis, então você deve conferir cedo onde quer ficar e já garantir sua reserva. Para te ajudar, comece olhando a Pousada Cabanas de Búzios e Praia Bonita Resort & Conventions – Praia de Camurupim.

Confira as opções de hospedagens por lá!

Praia do Amor

Depois de passar pela Praia dos Afogados, em Pipa, que é uma das mais badaladas e uma das melhores praias do Rio Grande do Norte, concentrando pessoas jovens, artesãos e esportistas em busca de ondas alucinantes, se chega a Praia do Amor. Uma é extensão e complemento da outra. O nome vem das piscinas naturais que se formam entre as rochas, num desenho semelhante ao de um coração. Mais tranquila, costuma ser apreciada por famílias com crianças e casais que fogem da muvuca. Um lindo mirante oferece visão para o mar e a vegetação ao redor.

Genipabu

Com um cenário de tirar o fôlego, Genipabu é uma das melhores praias para curtir o Verão. Suas dunas são consideradas as mais altas do país e, num certo ponto, tem lagoas de água doce que formam um verdadeiro oásis. Passeios de buggy, dromedários e atividades como tirolesa e esquibunda são parte do lazer nesta bela praia.

Onde ficar: o viajante que decidir se hospedar por aqui deve saber que não existem muitas pousadas na região e as melhores, como a Pousada Villa do Sol e a Pousada Rosa dos Ventos logo esgotam. Por isso, não perca tempo!

Praia do Madeiro

A região de Tibau do Sul reserva outra praia deslumbrante logo ao lado da famosa Pipa. É a Praia do Mateiro, que vem caindo nas graças dos turistas, em especial os estrangeiros, que se encantam com a mistura de falésias, coqueiros e vegetação na areia. As águas esverdeadas, quentes e calmas tornaram o local um point de surfistas iniciantes, que desfilam por ali com suas pranchas. Além disso, os golfinhos também gostam de dar às caras por ali de vez em quando.

Onde ficar: quase na frente desta praia você encontra a pousada Villa Maree e a Madeiro Beach Hotel

Ponta do Mel

É no município de Areia Branca que ficam algumas das paisagens mais interessantes do estado e, talvez, do Brasil. A região salineira conta com 40 km de praias, entre elas a Ponta do Mel, que com suas falésias avermelhadas e dunas rosadas infinitas oferece um cenário pra lá de cinematográfico. O pequeno vilarejo é o único em que o sertão se encontra com o mar, um fenômeno que só poderia resultar em beleza rara.

Onde ficar: o pequeno vilarejo conta com a Pousada Aymara

Veja aqui as opções de hospedagens por Ponta do Mel.

Maracajaú

Foto: Otávio Nogueira/Flickr

Quem curte mergulho e snorkel pode recorrer às águas cristalinas de Maracajaú, outra opção entre as melhores praias do Rio Grande do Norte. A 55 km de Natal, mais precisamente em Maxaranguape, o lugar é como um aquário natural mar adentro. Embarcações percorrem 7 km a partir da Costa pra chegar nos parrachos, piscinas naturais formadas em maré baixa. As crianças avistam diversos peixinhos enquanto os adultos podem fazer o chamado Batismo, um mergulho mais profundo, feito na companhia de um profissional e com uso de equipamentos próprios.

Onde ficar: você vai encontrar várias boas opções com notas acima de 8 e bem localizados, pertinho da praia, entre as melhores opções está o Hotel Enseada Maracajaú e a Pousada Ponta dos Anéis.

Encontre aqui opções de hospedagem por lá.

Praia Baía Formosa

A antiga vila de pescadores oferece 26 km de praias tranquilas, águas translúcidas e paredões de falésias avermelhadas. Em sua área se preserva a maior reserva de mata atlântica sobre dunas do Estado, que proporciona passeios de buggy que cruzam da Praia do Sagi a Praia da Cotia. Trilhas na Mata Estrela, reserva de muitas espécies da fauna e da flora, podem ser feitas na companhia de uma guia. Aproveite para ver a Lagoa da Coca-Cola, que recebeu esse apelido por conta das águas naturalmente escuras.

Onde ficar: aqui você encontra várias hospedagens super charmosas e pertinho da praia, entre as melhores estão o Chalemar Hotel Pousada e Casa de Mar de Sagi.

Confira hospedagens incríveis aqui!

Praia de Tourinhos 

Vista do Hara Pousada!/ Foto: Booking

São Miguel do Gostoso é uma vila de pescadores transformada em um destino de kitesurf e windsurf, com ventos constantes e uma paisagem de cair o queixo a apenas 110 km de Natal. Compondo essa vista linda está a Praia de Tourinhos, com águas claras e areia branca. É uma praia tranquila, ideal para relaxar e apreciar a natureza.

Onde ficar: São Miguel tem algumas excelentes pousadas e até opções com spa para ninguém colocar defeito! Aproveite sua viagem para conhecer a Hara Pousada e SPA e a Pousada Spa dos Amores.

Praia de Perobas

Foto: Booking

A 77 km de Natal os viajantes podem pegar a estrada para conhecer a belíssima Praia de Perobas, conhecida por seu mar transparente e areia branca. É uma praia tranquila, ideal para relaxar e apreciar a natureza. Quem quiser fazer snorkel durante a viagem, ali é o local! Inclusive várias agências fazem passeios diariamente de bate e volta para lá apenas para isso, vale conferir.

Onde ficar: se você gostou tanto deste paraíso e não quer voltar para Natal, existem hospedagens na região, como a Siri Paraiso Hotel!

Praia de Cacimbinhas

Mais uma praia que o viajante precisa cair na estrada para conhecer, a Praia de Cacimbinhas fica a 85 km de Natal e guarda uma praia de águas claras em nível caribenho para você se apaixonar. Devido aos bons ventos, os kitesurfistas se encontram em grande número nesta praia!

Onde ficar: essa praia fica a 7 km de Pipa, assim vale a pena ficar hospedado nesta região que tem melhor infraestrutura!

Praia do Cotovelo

Foto: Vive Pipa

Cadê os aventureiros de plantão? Próxima a Natal fica uma das melhores praias do Rio Grande do Norte, a Praia de Cotovelo, conhecida por suas falésias e é um local popular para a prática de parapente! E quem quiser fazer aulas de surf, pode encontrar professores na areia!

Praia Ponta do Santo Cristo

A Praia Ponta do Santo Cristo em São Miguel do Gostoso é uma das melhores praias do Rio Grande do Norte para quem quer ver aquele pôr do sol sensacional e fazer várias fotos, além de ser bom para surf, mas infelizmente o mar agitado não dá muita trégua para quem quer nadar.

Cada praia mais linda que a outra! E aí, PARTIU?!