Assim como acontece em boa parte do leste europeu, os preços praticados na Áustria são mais baratos do que se vê pela Europa Ocidental (e tradicional). Mesmo que Viena seja uma das cidades mais caras desse circuito, os valores ainda assim compensam para o turista. Portanto, alugar um carro em Viena pode ser bastante interessante e deve estar no radar do viajante. As tarifas aplicadas pelas locadoras são convidativas na maioria dos casos, ainda mais se o turista utilizar o veículo por um período de 7 dias (as empresas costumam fazer preços interessantes para quem reserva um automóvel para a semana inteira). Os valores cobrados pela gasolina e pelos estacionamentos também não assustam, fatos que contribuem ainda mais para essa decisão.
Grande parte dos viajantes já saem do Aeroporto Internacional de Viena com o seu carro alugado. Isso porque no próprio local há grande disponibilidade de locadoras, além de ser feita uma economia já no transporte de lá até o centro da cidade. Nesse caso, mesmo que o aluguel seja feito no hub aéreo, vale sair do Brasil com a reserva já realizada. Isso porque os preços aplicados “na boca do caixa” podem ser até mesmo o dobro dos cobrados pelas reservas feitas com antecedência.
Junto à Grécia e à Itália, a Áustria é um dos três países da Europa que solicita a PID (Permissão para Dirigir) para quem pretende alugar carros por lá. Nesse caso, já saia do Brasil com o documento em mãos. Para fazer a solicitação, basta ir pessoalmente ao Detran mais próximo ou, então, fazer o procedimento via internet. Dentro de alguns dias a sua PID deverá chegar em sua residência sem grandes dificuldades. Para completar a reserva, o viajante ainda deverá apresentar o seu passaporte e o cartão de crédito em nome do motorista principal da reserva.
O aluguel de um carro em Viena também permite uma viagem bastante planejada por brasileiros: uma road trip pelo leste europeu. Como os países estão separados por pequenas distâncias, o turista poderá conhecer diversas nações em um punhado de dias. Vale dizer que esse circuito também pode ser feito por trens e ônibus, mas dependendo do número de pessoas que viaja com você, o carro se torna mais econômico (além de garantir mais flexibilidade de passeios e de horários).