Existem poucas coisas tão legais dentro das cidades quanto as livrarias e sebos, que além de trazerem infinitas possibilidades para a imaginação voar longe, têm uma estrutura impressionante, seja moderna ou antiga. São muitas opções de livrarias incríveis pelo mundo!

Isso é o que as torna parte do roteiro turístico em diversos lugares do mundo, atraindo até mesmo quem não é muito fã de leitura, assim como as igrejas acabam recebendo pessoas de todos os tipos que se encantam com sua arquitetura.

O Quanto Custa Viajar já falou aqui sobre a encantadora Shakespeare & Company, uma livraria marcante em Paris, e por isso ela não está na lista dessa vez, embora valha o repeteco. Confira abaixo outras opções que vão encher seus olhos e turbinar suas ideias:

1. A livraria Lello & Irmão, em Porto, Portugal, é realmente de tirar o fôlego. Eleita como a terceira mais bela do mundo, está instalada num edifício de 1906, com fachada que mistura o neogótico e a art nouveau. Não é apenas uma loja, é um monumento, onde encontram-se livros preciosos.

livraria lello

2. A Cook & Book, em Bruxelas, na Bélgica, traz um conceito bem diferente. É uma livraria-restaurante com nove espaços temáticos e um local onde são servidas receitas veganas, italianas e francesas. A decoração dispensa comentários.

cook and book

3. Em Veneza, na Itália, se destaca a Libreria Alta Acqua, onde uma grande gôndola serve de estante para livros e uma pequena varanda para leitura fica de frente para o canal. É um local para ir com tempo suficiente para explorar os livros que o ambiente reserva.

alta acqua

4. A livraria Atlantis, em Santorini, na Grécia, disputa a atenção dos turistas com o belo visual do mar mediterrâneo. Embora o terraço do local tenha uma bela vista, são os livros que ganham destaque, que ganharam até produção própria, feita pelos donos.

atlantis

5. Quem diria que uma antiga igreja dominicana se tornaria uma livraria de sucesso. A Selexyz Bookstore, em Maastricht, na Holanda, é surreal! A estrutura da catedral foi preservada na hora de abrigar os livros, o que mantém o espaço ainda mais interessante.

selexyz

6. Um dos grandes tesouros de Buenos Aires, na Argentina, é a fascinante livraria El Ateneo. Entrar no edifício já é uma grande vantagem, já que a arquitetura é belíssima. Com mais de 120 mil títulos no estoque, dá para dizer que o ponto turístico também tem bastante conteúdo para os amantes da leitura.

el ateneo

7. No meio do canal de Londres, Reino Unido, a Word on the Water se destaca pela ideia genial. A livraria flutuante fica a bordo de um barco na Paddington Station e abriga livros de segundo mão ou doados por instituições. Todo esse charme atrai mais de 12 milhões de turistas no ano.

word on water

8. Se você ama moda, arte e design, encontra um verdadeiro paraíso na Corso Como Bookshop, em Milão, Itália. Além do visual carregado e um tanto quanto futurista, o local abriga livros e outros itens de nomes famosos como Andy Warhol e Keith Haring.

corsocomo

9. As crianças de divertem na Poplar Kid’s Republic, em Pequim, na China. É uma das primeiras livrarias para o público infantil, com acervo de 3 mil exemplares ilustrados. As instalações misturam brincadeiras com a prática da leitura, também incentivada através de outras atividades.

kidsrepublic

10. A Cafebreria El Pendulo, no México, faz uma bela junção entre plantas e cafés, instalados dentro da livraria. O local abriga, além de livros, dois bares, sendo que um deles leva o nome de Bukowski, e tem espaço para discos, filmes e acessórios.

el pendulo

Fotos: reprodução

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.