Comece pela principal atração da cidade, o Castelo de Osaka. Estabelecido no século XVI e destruído na Segunda Guerra Mundial, foi reconstruído de maneira fiel à primeira versão, tendo beleza por fora e por dentro, o que o faz ser considerado um museu. As cerejeiras floridas no jardim só o tornam ainda mais bonito e agradável para um pique nique.
Ainda dentro das áreas verdes, visite o Jardim Keitakuen e o Parque Nakanoshima em meio ao centro administrativo e cultural da cidade. Para ver de perto pandas e coalas, não perca uma ida ao Jardim Zoológico de Tennoji, enquanto os animais marinhos se concentram no Aquário Kaiyukan, considerado o maior do mundo, incluindo até tubarões-baleia e peixe-lua.
Alguns edifícios se destacam em Osaka, como a torre Ts?tenkaku, inspirada na torre Eiffel, que é um importante símbolo pós-guerra na cidade. Mas é o Abeno Harukas o mais alto do Japão, com 300 metros de altura. Já a segunda mais alta do país é a torre Cosmo, com um observatório no 55º andar e vista deslumbrante do entorno. Ainda para ver tudo do alto, vá até o Umeda Sky Building, que abriga na sua cobertura um jardim flutuante.
Para um mergulho na vida cultural japonesa, visite o Museu Suntory, que surpreende por sua arquitetura, o Museu da Moeda, o Museu Nacional de Etnologia, que reúne artefatos do mundo todo, o Museu da Cerâmica Oriental, o Museu Nacional de Belas Artes e ainda o Museu Municipal, onde são expostas trabalhos decorativos de arte japonesa e esculturas.
Não dá para deixar de lado os santuários: Sumiyoshi Taiha, dedicado aos deuses do mar; Tenmangu onde se celebra o festival mais importante da cidade, o Tenjin; o templo budista mais antigo do país, Templo de Shitennoji; e Ohatsu Tenjin, que tem mais de 1.300 anos de história.
Reserve um tempo para conhecer o Intex, um parque de exposições que é o lar de inúmeras feiras. Osaka abriga ainda o parque temático da Universal Studios, que foi o primeiro do gênero construído fora do Estados Unidos e é o segundo maior do gênero no Japão. Termine os passeios relaxando no Spa World, espaço dedicado a casas de banhos típicos, os selecionando de 11 países diferentes.
Para as compras, visite o Asia Pacific Trade Centre, que reúne diversas lojas e restaurantes, além do Tempozan Market Square, de onde se avista o mar. Um local curioso é o Whity Umeda, considerado o maior centro comercial subterrâneo do país, além do Hep Five, shopping com uma chamativa roda gigante de 106 metros.
Ao cair da noite, a vida noturna pulsa entre os bares e neons cintilantes de D?tonbori, à beira do canal de mesmo nome. Em H?zenji-yokoch? e Soemon-cho se espalham os mais diversos restaurantes, que também ficam movimentados ao longo do dia.