Não há dúvidas de que Florença pede por longos passeios a pé, para que cada canto seja admirado da devida maneira. O aluguel de bicicletas é uma boa opção, mas também há ônibus, bonde elétrico e táxis, que não são baratos.
A cidade sedia um dos museus mais importantes de toda a Europa, a Galeria degli Uffizi, que carrega consigo obras de arte dos séculos XIII a XVIII, de grandes nomes como Leonardo Da Vinci, Michelângelo e Caravaggio, além de algumas esculturas romanas. A Casa Buonarotti, onde Michelângelo viveu com sua família, também está aberta para visitas.
Além deste, outras manifestações artísticas merecem atenção, como as fotografias da For Gallery e do Museo Nazionale Alinari della Fotografia, as peças contemporâneas de novos artistas na Biagiotti Arte Contemporanea.
A catedral Duomo, em meio a Piazza di Santa Maria Novella, chama a atenção por conta de sua imensa e magnífica cúpula. Se for fã do estilo gótico, não deixe de ir até a impressionante Basilica di Santa Croce. Outro edifício imponente da cidade é o Palazzo Pitti, um belo palácio que sedia diversas galerias, esculturas e um jardim com vista privilegiada para o entorno.
Vale a pena caminhar até o Jardins da Villa Bardini e percorrer parte de seus 4 hectares floridos, de onde também há uma visão bacana para a cidade. Ainda falando sobre belezas naturais, admirar o rio Arno é uma das atividades a serem feitas nos finais de tarde, sob a Ponte Vecchio, construção do século XIV.
A produção artesanal com acabamento perfeito e bom custo-benefício é um dos grandes talentos e destaques de Florença, seja em jóias, roupas, perfumes, peças de cerâmica e demais acessórios. Em Oltrarno fica fácil encontrar artesãos e suas criações, assim como cruzar a Ponte Trinità a partir do centro.